QUANDO É CHEGADA A HORA DE NARRAR UM FATO, FICAMOS SEMPRE EM DÚVIDA SOBRE O MOMENTO EXATO EM QUE DEVEMOS COMEÇAR O RELATO. NA VERDADE, QUALQUER ACONTECIMENTO TEM RAÍZES QUE SÃO QUASE SEMPRE OCULTAS. HÁ EM TODOS OS FATOS, MUITOS ANTECEDENTES E NASCEDOUROS, QUE NOS SÃO, VIA DE REGRA, DESCONHECIDOS NUMA PRIMEIRA VISTA. SUPONHAMOS QUE UM CASAL ESTEJA SE AMANDO ADULTERAMENTE E QUE, POR DEVER DE OFICIO, TENHAMOS DE FALAR SOBRE AQUELE AMOR. POR ONDE COMEÇARÍAMOS? PELA PRIMEIRA VEZ EM QUE OS DOIS SE VIRAM E SE SENTIRAM IRREMEDIAVELMENTE ATRAÍDOS UM PELO OUTRO OU GENERICAMENTE, PELOS FRACASSOS COTIDIANOS POR QUE PASSA UM CASAMENTO, LEVANDO HOMENS E MULHERES A, COM TODA RAZÃO, BUSCAR A FELICIDADE FORA DE CASA? MAS NÃO HÁ SOMENTE ESTAS DUAS POSSIBILIDADES. ELAS SÃO INCONTÁVEIS, SENDO A MAIS CORRIQUEIRA, UMA COISA QUE CHAMAREMOS AQUI DE VOCAÇÃO PARA O QUE DÁ PRAZER. SIM, PORQUE O ADULTÉRIO, MOTIVADO POR ESTA VOCAÇÃO É O QUE HÁ DE MAIS PRAZEROSO NO MUNDO: O PRAZER DA CULPA; A AFLIÇÃO FELIZ DO PROIBIDO. OS ADÚLTEROS (homens e mulheres) VOCACIONADOS, NUNCA ACEITARIAM VIVER ONDE FOSSE PERMITIDO TRAIR, POIS É NA TRANSGREÇÃO DA ORDEM, QUE SE FUNDA O SEU PRAZER. QUANTO MAIS PROIBIDA E CONDENADA FOR A AÇÃO, MAIOR SERÁ A ALEGRIA DA AVENTURA AMOROSA.
DITO ISTO, PODEMOS IMAGINAR A FELICIDADE DO AGENOR SAMPAIO, QUANDO AOS QUARENTA ANOS, CASADO COM MULHER BONITA E INTELIGENTE, TRÊS FILHOS ADOLESCENTES, BOA CONDIÇÃO FINANCEIRA, BEM ESTABELECIDO PROFISSIONALMENTE, ENCONTROU O SEU AMOR PROIBIDO NA FIGURA DE UM BELO SURFISTA, QUE ELE CONHECERA NUM BAR, TOMANDO CHOPE, DIANTE DO MAR E DE UMA VIDA CHEIA DE SURPRESAS BOAS E OS ENCANTOS DO ESTILO BLASÉ DO BELO JOVEM. VEJAM VOCÊS A SITUAÇÃO: O AGENOR, ASSIM QUE BATEU OS SEUS OLHOS NEGROS NOS OLHOS AZUIS CLAROS E LIMPOS DE PERÍ (nome celestial do surfista), PERCEBEU QUE A SUA VIDA SÓ TERIA SENTIDO DALI PRA FRENTE, SE O JOVEM SURFISTA ACEITASSE O SEU AMOR. DIRIGIU-SE À MESA EM QUE O RAPAZ ESTAVA ACOMPANHADO DE AMIGOS E DISSE:
- POR FAVOR, EU PRECISO FALAR UMA COISA IMPORTANTE COM VOCÊ.
O PERÍ, PEGO DE SURPRESA, ATENDEU AO CHAMADO E ANDOU COM ELE UNS DOIS METROS, ATÉ OUTRA MESA. SENTARAM-SE E O SURFISTA PERGUNTOU:
- O QUE É?
- OLHA, EU VOU DIRETO AO ASSUNTO QUE NÃO GOSTO DE RODEIOS.
- É MELHOR.
- NUNCA TIVE RELACIONAMENTO GAY NA VIDA, MAS AGORA QUE TE VI, ESTOU TRANSTORNADO E TE PEÇO QUE, PELO AMOR DE DEUS, CONSIDERE A POSSIBILIDADE DE SER MEU NAMORADO. TENHO A CERTEZA DE QUE POSSO TE FAZER MUITO FELIZ...
- MAS O SENHOR NEM PARECE GAY...
- NÃO ME CHAME DE SENHOR. SE NÃO PAREÇO É PORQUE, NA VERDADE, ESTOU COMEÇANDO AGORA MESMO. AINDA NÃO TIVE TEMPO DE DAR PINTA. MAS O QUE É QUE VOCÊ ACHA DA IDEIA?
O PERÍ, TAMBÉM NUNCA PENSARA EM TER UM CASO HOMOSSEXUAL, MAS DIANTE DAQUELA DECLARAÇÃO SINCERA E DETERMINADA, QUE FEZ NASCER EM SEU ROSTO UMA COR A MAIS, DISSE:
- EU VOU PEGAR A MINHA PRANCHA QUE ESTÁ GUARDADA ALI NAQUELE QUIOSQUE EM FRENTE E PODEMOS COMEÇAR AGORA MESMO. NÃO TENHO A MENOR PRÁTICA, MAS GOSTEI DE VOCÊ.
BEM, NÃO QUERO ENTRAR EM DETALHES SOBRE A IMPREVISTA LUA DE MEL QUE TEVE INICIO EM VINTE MINUTOS NO HOTEL ARPOADOR INN, ALI MESMO NO ARPOADOR. OS AMIGOS DO PERÍ, PERCEBERAM A JOGADA, DERAM AS SUAS OPINIÕES SURPRESAS, MAS SEM EXAGERAR EM REAÇÕES CONTRA OU A FAVOR. HOUVE APENAS ALGUNS "EPA!" "UPA!" OPA!", ALGUNS ASSOBIOS E MAIS NADA, QUANDO O AMIGO DAS ONDAS, CHEGOU PARA ELES ANTES DA SAIR E DISSE:
- AÍ GALERA: ARRUMEI UM NAMORADO E VOU SAIR COM ELE. ATÉ MAIS.
MAS QUE NAMORADO QUAL NADA... FOI MUITO MAIS DO QUE ISSO. O AGENOR LEVOU O PERÍ PARA CONHECER A MULHER E SEUS FILHOS. APRESENTOU-O ASSIM:
- MEUS AMORES, ESTE AQUI É O PERI, MEU NAMORADO.
E A MULHER:
- MAS AGENOR, ELE NÃO TROUXE MALA, NEM MOCHILA, NEM NADA... EU TENHO DE MANDAR ARRUMAR O QUARTO DE HOSPEDES PARA MIM, POIS ACREDITO QUE O QUARTO DE CASAL VOCÊS VÃO PRECISAR, PELO MENOS ENQUANTO DURAR ESTE PERÍODO INICIAL...
- NÃO SERÁ PRECISO SILVANA, VOU COLOCAR O PERÍ NUM HOTEL...
- NEM ME FALE NISSO! SE É TEU NAMORADO O LUGAR DELE É AQUI. DAREMOS UM JEITO E TUDO VAI FICAR BEM.
- NEM ME FALE NISSO! SE É TEU NAMORADO O LUGAR DELE É AQUI. DAREMOS UM JEITO E TUDO VAI FICAR BEM.
OS TRÊS FILHOS DO AGENOR(dois meninos e uma garota, estando o mais novo com 12 e o mais velho com 16), GOSTARAM MUITO DO PERI E O RAPAZINHO DE 16 ANOS VENDO A PRANCHA DO RAPAZ, SE ENTUSIASMOU E DISSE:
- TAMBÉM GOSTO DE PEGAR ONDA. EU TE CONHEÇO DE VISTA DO ARPOADOR... VOCÊ SURFA BEM. PODEMOS IR AMANHÃ PEGAR ONDA JUNTOS.
- TÁ CERTO. AMANHÃ A GENTE VAI.
TUDO ISSO ACONTECEU NUMA QUARTA FEIRA E A VIDA DE TODOS CORREU TRANQUILA, COM A SILVANA DORMINDO NO QUARTO DE HÓSPEDES, O AGENOR E O PERÍ NO DO CASAL E OS FILHOS NOS SEUS PRÓPRIOS APOSENTOS RESPECTIVOS. NO SÁBADO A DONA HELENA, MÃE DA SILVANA, APARECEU PARA ALMOÇAR ACOMPANHADA DE UM JOVEM MUITO ATRAENTE. ELA ESTAVA COM 73 ANOS, MAS ERA BONITA A CHEIA DE VIDA. JÁ FOI ENTRANDO E CUMPRIMENTANDO O PERÍ DE QUEM OUVIRA FALAR PELO NETO MENOR.
- TAMBÉM GOSTO DE PEGAR ONDA. EU TE CONHEÇO DE VISTA DO ARPOADOR... VOCÊ SURFA BEM. PODEMOS IR AMANHÃ PEGAR ONDA JUNTOS.
- TÁ CERTO. AMANHÃ A GENTE VAI.
TUDO ISSO ACONTECEU NUMA QUARTA FEIRA E A VIDA DE TODOS CORREU TRANQUILA, COM A SILVANA DORMINDO NO QUARTO DE HÓSPEDES, O AGENOR E O PERÍ NO DO CASAL E OS FILHOS NOS SEUS PRÓPRIOS APOSENTOS RESPECTIVOS. NO SÁBADO A DONA HELENA, MÃE DA SILVANA, APARECEU PARA ALMOÇAR ACOMPANHADA DE UM JOVEM MUITO ATRAENTE. ELA ESTAVA COM 73 ANOS, MAS ERA BONITA A CHEIA DE VIDA. JÁ FOI ENTRANDO E CUMPRIMENTANDO O PERÍ DE QUEM OUVIRA FALAR PELO NETO MENOR.
- VOCÊ É O PERÍ, MEU BEM?
- SOU...
- MUITO PRAZER. E VOCÊ SILVANA, JÁ CONHECE O LUIZ? - PERGUNTOU A HELENA INDICANDO O COMPANHEIRO.
- NÃO MAMÃE, EU AINDA NÃO...
- ESTAMOS JUNTOS HÁ DUAS SEMANAS. SOMOS MUITO FELIZES. - E DIRIGINDO-SE AO PERÍ - QUERIDO, SEI QUE NÃO É MUITO COMUM DIZER ESTE TIPO DE COISA, MAS SOU BISSEXUAL E NOS ÚLTIMOS ANOS TENHO TIDO PREFERÊNCIA SÓ POR MULHERES. COM O LUIZ ESTOU TENTANDO VOLTAR A GOSTAR DE HOMENS, MAS TEMO QUE SEJA INÚTIL, POIS A TERESA, UMA VIZINHA, NÃO ME SAI DA CABEÇA. MAS VOCÊS NÃO ACHAM O LUIZ UMA GRAÇA?
- É, SIM SENHORA... - RESPONDEU O PERÍ MEIO SEM GRAÇA.
O UNIVERSO SOCIAL DO SURFISTA FORA ATÉ ALI, EXCLUSIVAMENTE HETEROSSEXUAL E AQUILO TUDO LHE ERA NOVO.
O UNIVERSO SOCIAL DO SURFISTA FORA ATÉ ALI, EXCLUSIVAMENTE HETEROSSEXUAL E AQUILO TUDO LHE ERA NOVO.
O AGENOR APARECEU NA SALA E A DONA HELENA FOI AO SEU ENCONTRO EFUSIVA:
- QUERIDO, QUE LINDO É O PERÍ... MESMO EU, EM OUTROS TEMPOS, NÃO PODERIA RESISTIR. - E VOLTANDO-SE PARA O LUIZ - ESTE É O MEU GENRO, QUE ACABOU DE SAIR DO ARMÁRIO COM LOUVOR, POIS VEJA O QUE LHE MOTIVOU: UM EFEBO GREGO. NADA PODERIA TER SIDO MELHOR.
- TAMBÉM ACHO - DISSE A SILVANA, SEGURANDO A MÃO DO PERÍ COM CARINHO - REALMENTE É LINDO!
O PERÍ, AINDA DESACOSTUMADO COM A LIBERDADE COM QUE AQUELA FAMÍLIA VIVIA, PERGUNTOU:
- E VOCÊ NÃO TEM NENHUM CIUME DO AGENOR, SILVANA?
- DO AGENOR? É CLARO QUE NÃO...
- VOCÊS DEVEM DESCULPAR O PERÍ... ELE É AINDA MEIO SIMPLES E OS SEUS PENSAMENTOS SÃO LINEARES... JUSTIFICOU A HELENA.
O ALMOÇO CORREU BEM E JÁ À SOBREMESA O CELULAR DO PERI TOCOU. ERA UM AMIGO DELE.
- ALÔ? WALTINHO? TUDO BEM... É, É VERDADE SIM... ESTOU ALMOÇANDO COM A FAMÍLIA DELE... GOSTEI... DÓI UM POUCO NO INICIO, MAS DEPOIS É BOM... SE EU SOUBESSE JÁ TERIA COMEÇADO HÁ MAIS TEMPO. COM VOCÊ? É CLARO QUE NÃO, WALTINHO... É UM NAMORO SÉRIO... SE ELE TEM UM AMIGO? NÃO SEI... - E PERGUNTANDO AO AGENOR DO OUTRO LADO DA MESA: "ESTE MEU AMIGO ESTÁ QUERENDO SABER SE VOCÊ TEM UM AMIGO PARA ELE."
- É CLARO QUE NÃO...
-OLHA ELE ESTÁ DIZENDO QUE NÃO CONHECE NINGUÉM... NÃO SEI WALTINHO... COMIGO FOI TUDO TÃO EXPONTÂNEO... EU NÃO TINHA PROGRAMADO NADA... EU ACHO QUE VOCÊ DEVE ESPERAR QUE A COISA ACONTEÇA NATURALMENTE... OLHA, EU VOU DESLIGAR PORQUE TEMOS VISITAS EM CASA E ESTAMOS À MESA DO ALMOÇO. OK, TCHAU.
A DONA HELENA PERGUNTOU COMO ERA O WALTINHO. O PERÍ DISSE QUE ELE ERA MUITO BONITO E MÁSCULO... QUE FAZIA UM SUCESSO ENORME COM AS MULHERES. A DONA HELENA ENTÃO PEDIU QUE ELE TELEFONASSE PARA O WALTINHO E O CONVIDASSE PARA IR ATÉ LÁ, QUE ELA GOSTARIA DE VÊ-LO. O SURFISTA LIGOU PARA O AMIGO, SUSSURROU UMAS PALAVRAS E DEPOIS DE DESLIGAR O TELEFONE, DISSE:
- ELE AGRADECEU MUITO, MAS NO MOMENTO SÓ QUER SABER DE MACHO. SABE O QUE ELE ME DISSE TAMBÉM? QUE A RAPAZIADA DO ARPOADOR ESTÁ TODA INFLUENCIADA POR MIM E ANDA À PROCURA DE HOMENS.
A SILVANA, ENTRETANTO, ARGUMENTOU SABIAMENTE QUE NÃO BASTAVA SEGUIR UMA ONDA... SABIA QUE A ATITUDE DO PERÍ TINHA IMPRESSIONADO MUITO OUTROS RAPAZES, MAS QUE SEXO NÃO É UMA QUESTÃO DE MODA. A DONA HELENA E TODOS OS PRESENTE CONCORDARAM QUE PARA SE TER FELICIDADE NO SEXO É PRECISO RECEBER UM CHAMADO INTERIOR. FORA DISSO NÃO DÁ CERTO.
ESTA FAMÍLIA, EVIDENTEMENTE NÃO É MUITO BEM QUISTA PELA CLASSE MEDIA BRASILEIRA, MAS NÃO SE IMPORTA COM ISSO E É, À SUA MANEIRA, MUITO FELIZ. QUANDO ÀS VEZES ELES SAEM PARA ALMOÇAR OU MESMO SÓ PARA TOMAR UM DRINK, OS RESTAURANTES FERVEM.
UMA FAMÍLIA VERDADEIRAMENTE FELIZ, SEMPRE ASSUSTA UM POUCO.
AGORA UM RECADO PESSOAL: O MAIOR ERRO QUE ALGUÉM PODE COMETER É FORMAR OPINIÃO. TER OPINIÃO FECHA A OPORTUNIDADE DE VER CHEGAR ACONTECIMENTOS NOVOS EM SUA VIDA, APENAS, PORQUE VOCÊ É DE OPINIÃO QUE JÁ CHEGOU A UMA VERDADE FINAL. POR FAVOR MINHA GENTE, TENHAMOS UMA POSIÇÃO MAIS FILOSÓFICA EM RELAÇÃO À VIDA. UM FILOSOFO NUNCA TEM OPINIÃO. O FILÓSOFO MAIOR, NÃO SE OCUPA DE TER OPINIÃO. ELE SOMENTE INDAGA. PERGUNTA. QUANDO APARECE A RESPOSTA, JOGA-A FORA E FAZ OUTRA INDAGAÇÃO, PARA ESCAPAR DO PERIGO DE FORMAR UMA OPINIÃO, ESTE GRAVE DEFEITO QUE CONTAMINA TODA GENTE.
É PRECISO NUNCA PERDER DE VISTA QUE TODOS OS ERROS COMETIDOS PELA HUMANIDADE, SÓ ACONTECERAM PORQUE HAVIAM OPINIÕES RÍGIDAS, SOBRE CIRCUNSTANCIAS FLEXÍVEIS.
CLÁUDIO GONZAGA