terça-feira, 17 de agosto de 2010

GENTE COMUM.


QUANDO É CHEGADA A HORA DE NARRAR UM FATO, FICAMOS SEMPRE EM DÚVIDA SOBRE O MOMENTO EXATO EM QUE DEVEMOS COMEÇAR O RELATO. NA VERDADE, QUALQUER ACONTECIMENTO TEM RAÍZES QUE SÃO QUASE SEMPRE OCULTAS. HÁ EM TODOS OS FATOS, MUITOS ANTECEDENTES E NASCEDOUROS, QUE NOS SÃO, VIA DE REGRA, DESCONHECIDOS NUMA PRIMEIRA VISTA. SUPONHAMOS QUE UM CASAL ESTEJA SE AMANDO ADULTERAMENTE E QUE, POR DEVER DE OFICIO, TENHAMOS DE FALAR SOBRE AQUELE AMOR. POR ONDE COMEÇARÍAMOS? PELA PRIMEIRA VEZ EM QUE OS DOIS SE VIRAM E SE SENTIRAM IRREMEDIAVELMENTE ATRAÍDOS UM PELO OUTRO OU GENERICAMENTE, PELOS FRACASSOS COTIDIANOS POR QUE PASSA UM CASAMENTO, LEVANDO HOMENS E MULHERES A, COM TODA RAZÃO, BUSCAR A FELICIDADE FORA DE CASA? MAS NÃO HÁ SOMENTE ESTAS DUAS POSSIBILIDADES. ELAS SÃO INCONTÁVEIS, SENDO A MAIS CORRIQUEIRA, UMA COISA QUE CHAMAREMOS AQUI DE VOCAÇÃO PARA O QUE DÁ PRAZER. SIM, PORQUE O ADULTÉRIO, MOTIVADO POR ESTA VOCAÇÃO É O QUE HÁ DE MAIS PRAZEROSO NO MUNDO: O PRAZER DA CULPA; A AFLIÇÃO FELIZ DO PROIBIDO. OS ADÚLTEROS (homens e mulheres) VOCACIONADOS, NUNCA ACEITARIAM VIVER ONDE FOSSE PERMITIDO TRAIR, POIS É NA TRANSGREÇÃO DA ORDEM, QUE SE FUNDA O SEU PRAZER. QUANTO MAIS PROIBIDA E CONDENADA FOR A AÇÃO, MAIOR SERÁ A ALEGRIA DA AVENTURA AMOROSA.
DITO ISTO, PODEMOS IMAGINAR A FELICIDADE DO AGENOR SAMPAIO, QUANDO AOS QUARENTA ANOS, CASADO COM MULHER BONITA E INTELIGENTE, TRÊS FILHOS ADOLESCENTES, BOA CONDIÇÃO FINANCEIRA, BEM ESTABELECIDO PROFISSIONALMENTE, ENCONTROU O SEU AMOR PROIBIDO NA FIGURA DE UM BELO SURFISTA, QUE ELE CONHECERA NUM BAR, TOMANDO CHOPE, DIANTE DO MAR E DE UMA VIDA CHEIA DE SURPRESAS BOAS E OS ENCANTOS DO ESTILO BLASÉ DO BELO JOVEM. VEJAM VOCÊS A SITUAÇÃO: O AGENOR, ASSIM QUE BATEU OS SEUS OLHOS NEGROS NOS OLHOS AZUIS CLAROS E LIMPOS DE PERÍ (nome celestial do surfista), PERCEBEU QUE A SUA VIDA SÓ TERIA SENTIDO DALI PRA FRENTE, SE O JOVEM SURFISTA ACEITASSE O SEU AMOR. DIRIGIU-SE À MESA EM QUE O RAPAZ ESTAVA ACOMPANHADO DE AMIGOS E DISSE:
- POR FAVOR, EU PRECISO FALAR UMA COISA IMPORTANTE COM VOCÊ.
O PERÍ, PEGO DE SURPRESA, ATENDEU AO CHAMADO E ANDOU COM ELE UNS DOIS METROS, ATÉ OUTRA MESA. SENTARAM-SE E O SURFISTA PERGUNTOU:
- O QUE É?
- OLHA, EU VOU DIRETO AO ASSUNTO QUE NÃO GOSTO DE RODEIOS.
- É MELHOR.
- NUNCA TIVE RELACIONAMENTO GAY NA VIDA, MAS AGORA QUE TE VI, ESTOU TRANSTORNADO E TE PEÇO QUE, PELO AMOR DE DEUS, CONSIDERE A POSSIBILIDADE DE SER MEU NAMORADO. TENHO A CERTEZA DE QUE POSSO TE FAZER MUITO FELIZ...
- MAS O SENHOR NEM PARECE GAY...
- NÃO ME CHAME DE SENHOR. SE NÃO PAREÇO É PORQUE, NA VERDADE, ESTOU COMEÇANDO AGORA MESMO. AINDA NÃO TIVE TEMPO DE DAR PINTA. MAS O QUE É QUE VOCÊ ACHA DA IDEIA?
O PERÍ, TAMBÉM NUNCA PENSARA EM TER UM CASO HOMOSSEXUAL, MAS DIANTE DAQUELA DECLARAÇÃO SINCERA E DETERMINADA, QUE FEZ NASCER EM SEU ROSTO UMA COR A MAIS, DISSE:
- EU VOU PEGAR A MINHA PRANCHA QUE ESTÁ GUARDADA ALI NAQUELE QUIOSQUE EM FRENTE E PODEMOS COMEÇAR AGORA MESMO. NÃO TENHO A MENOR PRÁTICA, MAS GOSTEI DE VOCÊ.
BEM, NÃO QUERO ENTRAR EM DETALHES SOBRE A IMPREVISTA LUA DE MEL QUE TEVE INICIO EM VINTE MINUTOS NO HOTEL ARPOADOR INN, ALI MESMO NO ARPOADOR. OS AMIGOS DO PERÍ, PERCEBERAM A JOGADA, DERAM AS SUAS OPINIÕES SURPRESAS, MAS SEM EXAGERAR EM REAÇÕES CONTRA OU A FAVOR. HOUVE APENAS ALGUNS "EPA!" "UPA!" OPA!", ALGUNS ASSOBIOS E MAIS NADA, QUANDO O AMIGO DAS ONDAS, CHEGOU PARA ELES ANTES DA SAIR E DISSE:
- AÍ GALERA: ARRUMEI UM NAMORADO E VOU SAIR COM ELE. ATÉ MAIS.
MAS QUE NAMORADO QUAL NADA... FOI MUITO MAIS DO QUE ISSO. O AGENOR LEVOU O PERÍ PARA CONHECER A MULHER E SEUS FILHOS. APRESENTOU-O ASSIM:
- MEUS AMORES, ESTE AQUI É O PERI, MEU NAMORADO.
E A MULHER:
- MAS AGENOR, ELE NÃO TROUXE MALA, NEM MOCHILA, NEM NADA... EU TENHO DE MANDAR ARRUMAR O QUARTO DE HOSPEDES PARA MIM, POIS ACREDITO QUE O QUARTO DE CASAL VOCÊS VÃO PRECISAR, PELO MENOS ENQUANTO DURAR ESTE PERÍODO INICIAL...
- NÃO SERÁ PRECISO SILVANA, VOU COLOCAR O PERÍ NUM HOTEL...
- NEM ME FALE NISSO! SE É TEU NAMORADO O LUGAR DELE É AQUI. DAREMOS UM JEITO E TUDO VAI FICAR BEM.
OS TRÊS FILHOS DO AGENOR(dois meninos e uma garota, estando o mais novo com 12 e o mais velho com 16), GOSTARAM MUITO DO PERI E O RAPAZINHO DE 16 ANOS VENDO A PRANCHA DO RAPAZ, SE ENTUSIASMOU E DISSE:
- TAMBÉM GOSTO DE PEGAR ONDA. EU TE CONHEÇO DE VISTA DO ARPOADOR... VOCÊ SURFA BEM. PODEMOS IR AMANHÃ PEGAR ONDA JUNTOS.
- TÁ CERTO. AMANHÃ A GENTE VAI.
TUDO ISSO ACONTECEU NUMA QUARTA FEIRA E A VIDA DE TODOS CORREU TRANQUILA, COM A SILVANA DORMINDO NO QUARTO DE HÓSPEDES, O AGENOR E O PERÍ NO DO CASAL E OS FILHOS NOS SEUS PRÓPRIOS APOSENTOS RESPECTIVOS. NO SÁBADO A DONA HELENA, MÃE DA SILVANA, APARECEU PARA ALMOÇAR ACOMPANHADA DE UM JOVEM MUITO ATRAENTE. ELA ESTAVA COM 73 ANOS, MAS ERA BONITA A CHEIA DE VIDA. JÁ FOI ENTRANDO E CUMPRIMENTANDO O PERÍ DE QUEM OUVIRA FALAR PELO NETO MENOR.
- VOCÊ É O PERÍ, MEU BEM?
- SOU...
- MUITO PRAZER. E VOCÊ SILVANA, JÁ CONHECE O LUIZ? - PERGUNTOU A HELENA INDICANDO O COMPANHEIRO.
- NÃO MAMÃE, EU AINDA NÃO...
- ESTAMOS JUNTOS HÁ DUAS SEMANAS. SOMOS MUITO FELIZES. - E DIRIGINDO-SE AO PERÍ - QUERIDO, SEI QUE NÃO É MUITO COMUM DIZER ESTE TIPO DE COISA, MAS SOU BISSEXUAL E NOS ÚLTIMOS ANOS TENHO TIDO PREFERÊNCIA SÓ POR MULHERES. COM O LUIZ ESTOU TENTANDO VOLTAR A GOSTAR DE HOMENS, MAS TEMO QUE SEJA INÚTIL, POIS A TERESA, UMA VIZINHA, NÃO ME SAI DA CABEÇA. MAS VOCÊS NÃO ACHAM O LUIZ UMA GRAÇA?
- É, SIM SENHORA... - RESPONDEU O PERÍ MEIO SEM GRAÇA.
O UNIVERSO SOCIAL DO SURFISTA FORA ATÉ ALI, EXCLUSIVAMENTE HETEROSSEXUAL E AQUILO TUDO LHE ERA NOVO.
O AGENOR APARECEU NA SALA E A DONA HELENA FOI AO SEU ENCONTRO EFUSIVA:
- QUERIDO, QUE LINDO É O PERÍ... MESMO EU, EM OUTROS TEMPOS, NÃO PODERIA RESISTIR. - E VOLTANDO-SE PARA O LUIZ - ESTE É O MEU GENRO, QUE ACABOU DE SAIR DO ARMÁRIO COM LOUVOR, POIS VEJA O QUE LHE MOTIVOU: UM EFEBO GREGO. NADA PODERIA TER SIDO MELHOR.
- TAMBÉM ACHO - DISSE A SILVANA, SEGURANDO A MÃO DO PERÍ COM CARINHO - REALMENTE É LINDO!
O PERÍ, AINDA DESACOSTUMADO COM A LIBERDADE COM QUE AQUELA FAMÍLIA VIVIA, PERGUNTOU:
- E VOCÊ NÃO TEM NENHUM CIUME DO AGENOR, SILVANA?
- DO AGENOR? É CLARO QUE NÃO...
- VOCÊS DEVEM DESCULPAR O PERÍ... ELE É AINDA MEIO SIMPLES E OS SEUS PENSAMENTOS SÃO LINEARES... JUSTIFICOU A HELENA.
O ALMOÇO CORREU BEM E JÁ À SOBREMESA O CELULAR DO PERI TOCOU. ERA UM AMIGO DELE.
- ALÔ? WALTINHO? TUDO BEM... É, É VERDADE SIM... ESTOU ALMOÇANDO COM A FAMÍLIA DELE... GOSTEI... DÓI UM POUCO NO INICIO, MAS DEPOIS É BOM... SE EU SOUBESSE JÁ TERIA COMEÇADO HÁ MAIS TEMPO. COM VOCÊ? É CLARO QUE NÃO, WALTINHO... É UM NAMORO SÉRIO... SE ELE TEM UM AMIGO? NÃO SEI... - E PERGUNTANDO AO AGENOR DO OUTRO LADO DA MESA: "ESTE MEU AMIGO ESTÁ QUERENDO SABER SE VOCÊ TEM UM AMIGO PARA ELE."
- É CLARO QUE NÃO...
-OLHA ELE ESTÁ DIZENDO QUE NÃO CONHECE NINGUÉM... NÃO SEI WALTINHO... COMIGO FOI TUDO TÃO EXPONTÂNEO... EU NÃO TINHA PROGRAMADO NADA... EU ACHO QUE VOCÊ DEVE ESPERAR QUE A COISA ACONTEÇA NATURALMENTE... OLHA, EU VOU DESLIGAR PORQUE TEMOS VISITAS EM CASA E ESTAMOS À MESA DO ALMOÇO. OK, TCHAU.
A DONA HELENA PERGUNTOU COMO ERA O WALTINHO. O PERÍ DISSE QUE ELE ERA MUITO BONITO E MÁSCULO... QUE FAZIA UM SUCESSO ENORME COM AS MULHERES. A DONA HELENA ENTÃO PEDIU QUE ELE TELEFONASSE PARA O WALTINHO E O CONVIDASSE PARA IR ATÉ LÁ, QUE ELA GOSTARIA DE VÊ-LO. O SURFISTA LIGOU PARA O AMIGO, SUSSURROU UMAS PALAVRAS E DEPOIS DE DESLIGAR O TELEFONE, DISSE:
- ELE AGRADECEU MUITO, MAS NO MOMENTO SÓ QUER SABER DE MACHO. SABE O QUE ELE ME DISSE TAMBÉM? QUE A RAPAZIADA DO ARPOADOR ESTÁ TODA INFLUENCIADA POR MIM E ANDA À PROCURA DE HOMENS.
A SILVANA, ENTRETANTO, ARGUMENTOU SABIAMENTE QUE NÃO BASTAVA SEGUIR UMA ONDA... SABIA QUE A ATITUDE DO PERÍ TINHA IMPRESSIONADO MUITO OUTROS RAPAZES, MAS QUE SEXO NÃO É UMA QUESTÃO DE MODA. A DONA HELENA E TODOS OS PRESENTE CONCORDARAM QUE PARA SE TER FELICIDADE NO SEXO É PRECISO RECEBER UM CHAMADO INTERIOR. FORA DISSO NÃO DÁ CERTO.
ESTA FAMÍLIA, EVIDENTEMENTE NÃO É MUITO BEM QUISTA PELA CLASSE MEDIA BRASILEIRA, MAS NÃO SE IMPORTA COM ISSO E É, À SUA MANEIRA, MUITO FELIZ. QUANDO ÀS VEZES ELES SAEM PARA ALMOÇAR OU MESMO SÓ PARA TOMAR UM DRINK, OS RESTAURANTES FERVEM.
UMA FAMÍLIA VERDADEIRAMENTE FELIZ, SEMPRE ASSUSTA UM POUCO.
AGORA UM RECADO PESSOAL: O MAIOR ERRO QUE ALGUÉM PODE COMETER É FORMAR OPINIÃO. TER OPINIÃO FECHA A OPORTUNIDADE DE VER CHEGAR ACONTECIMENTOS NOVOS EM SUA VIDA, APENAS, PORQUE VOCÊ É DE OPINIÃO QUE JÁ CHEGOU A UMA VERDADE FINAL. POR FAVOR MINHA GENTE, TENHAMOS UMA POSIÇÃO MAIS FILOSÓFICA EM RELAÇÃO À VIDA. UM FILOSOFO NUNCA TEM OPINIÃO. O FILÓSOFO MAIOR, NÃO SE OCUPA DE TER OPINIÃO. ELE SOMENTE INDAGA. PERGUNTA. QUANDO APARECE A RESPOSTA, JOGA-A FORA E FAZ OUTRA INDAGAÇÃO, PARA ESCAPAR DO PERIGO DE FORMAR UMA OPINIÃO, ESTE GRAVE DEFEITO QUE CONTAMINA TODA GENTE.
É PRECISO NUNCA PERDER DE VISTA QUE TODOS OS ERROS COMETIDOS PELA HUMANIDADE, SÓ ACONTECERAM PORQUE HAVIAM OPINIÕES RÍGIDAS, SOBRE CIRCUNSTANCIAS FLEXÍVEIS.

CLÁUDIO GONZAGA



terça-feira, 10 de agosto de 2010

BUCANEIRAS EM BANDOS.


As bucaneiras hidrófobas, numa visão antecipada de Di Cavalcanti.


ESTA SUA COLUNA, TRABALHA SEMPRE COM ALGO SEMELHANTE À FICÇÃO. HOJE POREM, VOU ME REFERIR A FATOS REAIS. VAI PARECER USO EXCESSIVO DE IMAGINAÇÃO, MAS GARANTO QUE É A MAIS PURA VERDADE.
IMAGINE VOCÊ, QUE JOVENS MULHERES, ALGUMAS ATÉ BONITAS, GOSTOSAS, BEM FALANTES, ANTENADAS (seja isso o que for), COM EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA ETC, TODAS AS NOITES SAEM EM GRUPO, COM O ÚNICO INTUITO DE ESTUPRAR SURFISTAS E OUTROS BONITOS DA ORLA MARÍTIMA. A COISA ACONTECE SEGUNDO O QUE VI DA JANELA DE UM APARTAMENTO NA AVENIDA ATLÂNTICA, ESQUINA DE JOAQUIM NABUCO.
AO LADO DO PORTÃO DE ENTRADA DO CLUBE MARIMBÁS, FICAM NA AREIA, OS BARCOS DOS PESCADORES DO POSTO SEIS. PASSAM A NOITE INTEIRA ALI OU PARTE DELA. POIS BEM: ELAS, AS ESTUPRADORAS, ATRAEM OS JOVENS ATÉ OS BARCOS E QUANDO CHEGAM LÁ, ARRANCAM A ROUPA DO JOVEM E DEPOIS DE DEIXÁ-LO NU, O BANDO TODO CURRA O RAPAZ QUE NÃO CONSEGUE GRITAR, POIS A SUA BOCA FOI AMORDAÇADA. AQUILO PODE DURAR HORAS E HORAS, PORQUE ANTES, ELAS OS LEVARAM AO RESTAURANTE IMPERATOR E LHES OFERECERAM UM SUCO DE ALGUMA FRUTA, TENDO O CUIDADO DE COLOCAR, ÀS ESCONDIDAS, DENTRO DO COPO, UMA QUANTIDADE CAVALAR DE VIAGRA. DEPOIS PINTAM E BORDAM COM O BONITÃO, QUE SAI DE LÁ EM ESTADO DE CHOQUE, SEM QUERER MAIS SABER DE MULHERES. ELE PASSA EM CASA, TOMA UM BANHO DE UMA HORA E EM SEGUIDA, SE DIRIGE À FARME DE AMOEDO (gay point, como se sabe) E COMEÇA IMEDIATAMENTE UMA INTENSA VIDA DE VIADO.
O FURIOSO GRUPO DE MULHERES SEXUALMENTE ESFAIMADAS, É CONHECIDO COMO "HIDRÓFOBAS DA JULIO DE CASTILHOS", PORQUE DEPOIS DAS CURRAS, ELAS SE REÚNEM NO BAR "ECLIPSE" E CONTAM COM DETALHES SÓRDIDOS AS SUAS VIOLENTAÇÕES. E NÃO SE PENSE QUE APENAS AS SOLTEIRAS FAZEM PARTE DAS HIDRÓFOBAS. HÁ TAMBÉM MULHERES CASADAS E ATÉ CIRCULA QUE ESTAS, SÃO AS MAIS ENTUSIASMADAS E ÁVIDAS. POR TANTO, VOU LOGO AVISANDO: SE O SEU FILHO FOR UM BELO SURFISTA HETEROSSEXUAL E DE REPENTE APARECER EM CASA DANDO PINTA, USANDO BATOM, ELOGIANDO O SALTO DO SEU SAPATO E PEDINDO A SUA BOLSA EMPRESTADA, PODE CONTAR QUE AS HIDRÓFOBAS JÁ ANDARAM COMENDO ELE. MAS O PIOR, O MAIS GRAVE É QUE ME CONTARAM QUE ESTÃO SE FORMANDO AS "HIDRÓFOBAS DO ARPOADOR" QUE, DIZEM, VÃO TER MILITÂNCIA MAIS ATUANTE E PUNGENTE DO QUE A SUA "CO-IRMÃ" DE COPACABANA.
O MEU AMIGO SÉRGIO ELEUTÉRIO PESSOA, ANDA MUITO PERTURBADO PORQUE O SEU FILHO, UM JOVEM SURFISTA MUITO LINDO, BEM PARAFINADO, MÁSCULO E HETEROSSEXUAL, SAIA TODAS AS MANHÃS COM A SUA PRANCHA E IA SOLITÁRIO PEGAR ONDA. SUBITAMENTE, ENTRETANTO, DEIXOU AQUELE HÁBITO DE ANOS E AGORA VIVE ÀS VOLTAS COM A MÃE, QUE LHE TRAZ ENDEREÇOS DE LOJAS QUE VENDEM ARTIGOS COMO LAMÊ, BIJUTERIAS, PERUCAS, PULSEIRAS, COLARES, BLUSH, ESMALTES DE UNHA, PURPURINA (quando começam a usar purpurina, é que o bicho já pegou e foi na veia), PLUMAS, "SAPATARIA PÉ DE ANJO" (especializada em sapatos femininos até o número 52) ETC.
POIS NÃO É QUE UMA SENHORA CASADA, CATÓLICA FERVOROSA, FREQUENTADORA DE UM CONHECIDO GRUPO DE ORAÇÃO NUMA IGREJA EM COPACABANA, ENTROU PARA O BANDO E DEPOIS DE DAR FEROZES AMASSOS NUM BELO E BEM DOTADO RAPAZ, AMEAÇOU ARRANCAR-LHE A PICA E LEVÁ-LA PARA CASA? A CHEFE DA GANG, ENTRETANTO, SE OPÔS E CORREU COM ELA DO GRUPO, GRITANDO: "NÓS AQUI APENAS ESTUPRAMOS E GOZAMOS; NUNCA MUTILAMOS OU MATAMOS! ESTA É UMA INSTITUIÇÃO DE RESPEITO SUA VACA!!!."
A QUE DESEJAVA CORTAR O PAU DO INOCENTE JOVEM, NO DIA SEGUINTE, FOI SE CONFESSAR E CONTOU TUDO AO PADRE, QUE O TEMPO TODO A OLHOU DE VIÉS. E ASSIM OLHANDO-A DE SOSLAIO, COM ESGARES E SORRISOS PÉRFIDOS, QUANDO ELA LHE DISSE QUE OS RAPAZES DEPOIS DE CURRADOS IAM PEGAR HOMENS NA FARME, PERGUNTOU:
- DIGA-ME FILHA, A COISA DELE ERA BOA?
- BOA, PADRE!?! ERA BOA E DESCARAMELADA!!!
- COMO? O QUE É ISSO? QUE PALAVRA É ESSA?
- É QUANDO UMA COISA ESTÁ ACIMA DE BOA. SÓ TEM SENTIDO QUANDO SE REFERE A UM PÊNIS.
- ENTÃO ERA DESCARAMELADA, NÃO?
- SE ERA... - DISSE A MULHER SONHADORAMENTE.
- A SUA PENITENCIA É A SEGUINTE, MEU BEM: VÁ À MERDA!!! VÁ SE FODER!!! VÁ PRA PUTA QUE PARIU!!!
ENQUANTO A MULHER SE DIRIGIA À NAVE DA IGREJA PARA ORAR, O PADRE DEIXOU O CONFISSIONÁRIO E FOI DIRETO PARA A FARME DE AMOEDO. CHAGANDO LÁ, PERGUNTOU MEIO ESBAFORIDO A UMA BICHA QUE PASSAVA DISTRAÍDA:
- VOCÊ POR ACASO CONHECE UM GAROTÃO QUE TEM UMA CACETA BOA E DESCARAMELADA? ME DISSERAM QUE ELE ANDA POR AQUI...
- O QUE?!!! VOCÊ NÃO É PADRE NAQUELA IGREJA EM COPACABANA? EU TE CONHEÇO DE VISTA...
- É, EU SOU PADRE MAS ISSO NÃO INTERESSA... VOCÊ CONHECE OU NÃO O TAL RAPAZ? O DA CACETA BOA E DESCARAMELADA?
- OLHA AQUI: TOME JUÍZO, SANTINHO. ISSO LÁ É MANEIRA DE PEGAR HOMEM!?!
- É QUE EU NÃO TENHO PRÁTICA "MINHA FILHA"... ESTOU COMEÇANDO HOJE...
- AH, CONTA OUTRA "MONA" - E RIU COMO SÓ UMA BICHA CONSEGUE.
- É VERDADE... UMA PENITENTE DA IGREJA ME CONTOU QUE ESTUPROU ESTE JOVEM DA COISA DESCARAMELADA E EU DURANTE A CONFISSÃO DELA, CHEGUEI A CONCLUSÃO DE QUE SOU UMA "BIBA" DESCABELADA!!! LOUCA!!! PERDIDA!!! VIREI PUTA!!! VIREI VACA!!! VIREI CABRITA!!! VIREI MACACA!!!
- CALMA, SEU PADRE. NÃO É ASSIM QUE FUNCIONA A COISA. NÃO ADIANTA DAR ESCÂNDALO! NÃO ADIANTA PERGUNTAR, QUE NINGUÉM VAI INFORMAR UMA COISA DESSAS. O SENHOR TEM DE AGUARDAR, QUE UM DIA O CARA APARECE.
DA MANEIRA COMO AS COISAS ESTÃO ACONTECENDO, EM BREVE TEMPO A VIDA VAI SE TORNAR IMPRATICÁVEL. ENQUANTO EU ESCREVIA ESTA CRONICA-VERDADE, UMA AMIGA ME TELEFONOU E ME DISSE QUE ENTROU PARA AS HIDRÓFOBAS DO ARPOADOR E QUE ELAS VÃO COMEÇAR AS SUAS ATIVIDADES NO SÁBADO QUE VEM, EXATAMENTE ÀS VINTE E TRÊS HORAS.
SEM PALAVRAS, MEIO EMBARAÇADO, EU SÓ PUDE DIZER QUE ACHAVA ONZE HORAS MUITO CEDO PARA A ESTREIA DAQUELE GRUPO DE MULHERES BUCANEIRAS. É QUE MUITAS DAS PIRATAS ASSOCIADAS AO GRUPO DO ARPOADOR, SÃO ANTIGAS AMIGAS DESTE CRONISTA, QUE JÁ NÃO SABE MAIS O QUE FAZER DA VIDA, DIANTE DE TANTOS FATOS CURIOSOS A REVELAR. TODOS OS DIAS ME CHEGAM INFORMAÇÕES ESTARRECEDORAS SOBRE OS DECADENTES COSTUMES CARIOCAS.


CLÁUDIO GONZAGA.

sábado, 7 de agosto de 2010

"É PRECISO ESTAR ATENTO E FORTE".

Se a amiga convidar para uma pescaria em mar assim, pense duas vezes. O final nem sempre é feliz.


SÓ HÁ UMA COISA QUE UM ZÉ NINGUÉM NÃO PODE SUPORTAR: É QUE UMA PESSOA SEJA ALGUÉM. ISSO PODE LEVÁ-LO À LOUCURA, POIS É ENTÃO, QUE A INVEJA NELE, TOMA CONTA DE TUDO.
O PENSADOR ALEMÃO WILHELM REICH, EM SUA OBRA, FAZ UMA BOA REFLEXÃO SOBRE ESTE ASSUNTO, MAS PESSOALMENTE, CONSIDERO O TRABALHO DELE INCOMPLETO E PENSO TER IDO MAIS LONGE, COM AS MINHAS OBSERVAÇÕES CRUÉIS, POREM REALISTAS. POR UM PROCESSO DE AUTO-PERCEPÇÃO, UM AUTENTICO ZÉ NINGUÉM (seja homem; seja mulher), SABE PERFEITAMENTE QUEM É E ESCOLHE ALGUÉM PARA SER O OBJETO DE SUA VINGANÇA EM RELAÇÃO À SUA EXISTÊNCIA MEDÍOCRE, EM VEZ DE PROCURAR SUPERAR A CONDIÇÃO INFERIOR EM QUE VIVE MERGULHADO. VOU LHES CONTAR UMA HISTÓRINHA MÁ, QUE EXEMPLIFICA A TESE:
A TERÊ (apelido de Terezinha) CERTA MANHÃ CHEGOU DIANTE DO ESPELHO E CONCLUIU: "PUTA QUE PARIU! SOU FEIA! SOU POBRE! NÃO CONSERVO HOMEM POR MAIS DE TRÊS DIAS! SOU BURRA! TENHO UM MAL GOSTO DANADO PARA VESTIR! MEU CABELO É UM COCÔ! TENHO MAU HÁLITO! MINHA PELE É UMA MERDA! DENTES AMARELOS! OLHOS SEM BRILHO! SOU TAMPINHA! SÓ PENSO EM SEXO! PUTA MERDA, QUE FAÇO?"
SEM RESPOSTA PARA O SEU PROBLEMA, DECIDIU QUE A HELENA, UMA VIZINHA MUITO LINDA, UMA GRAÇA DE MENINA, QUE ERA A PAIXÃO DE TODOS POR SEU CARATER LEAL, TÍPICO DAS BONITAS, SERIA A SUA VÍTIMA A PARTIR DAQUELE MOMENTO. CHEGADA A ESSA CONCLUSÃO, TELEFONOU PARA A HELENA E PERGUNTOU:
- OI HELENA, VOCÊ QUE IR PESCAR COMIGO NA PISTA DE PESCA DO LEME? DIZEM QUE É UMA TERAPIA MARAVILHOSA...
- MAS EU NÃO ESTOU PRECISANDO DE TERAPIA...
- AH, DEVE ESTAR SIM... TODO MUNDO ESTÁ.
A HELENA FICOU INTRIGADA COM O CONVITE, MAS COMO TINHA SEMPRE MUITA PENA DA TERÊ, DISSE QUE SIM. SÓ HAVIA UM PROBLEMA, ELA NÃO POSSUÍA O EQUIPAMENTO NECESSÁRIO, POIS NUNCA PESCARA. A TERÊ, JÁ CONTANDO COM ISSO DISSE:
- AH, ISSO NÃO É PROBLEMA. O MARQUINHOS MEU IRMÃO TEM TUDO. OLHA, EU VOU ENCONTRAR COM VOCÊ ÀS NOVE, TÁ BEM?
- OK, MEU BEM... MAS ÀS NOVE NÃO É MUITO CEDO?
- QUE NADA, É A MELHOR HORA.
ÀS NOVE HORAS EM PONTO A HELENA ESTAVA NA PISTA DE PESCARIA DO LEME, ESPERANDO A TERÊ. ESTA, QUANDO VIU A AMIGA COM O BIQUÍNI AZUL, NO TOM DOS SEUS OLHOS, AQUELES CABELOS COR DE MEL, A DELICADEZA DE SUA CINTURA, AS BELAS COXAS DA VIZINHA, A BUNDINHA DA VIZINHA, AS MÃOS MARAVILHOSAS DA VIZINHA E DEUS! O UMBIGUINHO DA VIZINHA, SENTIU UM ÓDIO TÃO GRANDE QUE SORRIU. AQUELE SORRISO, SEM QUE ALGUÉM PERCEBESSE, MATOU UM BEIJA FLOR QUE ESTAVA NAMORANDO UMA ROSA BALDIA, MUITO VERMELHA E BELA, QUE NASCERA NA FENDA DE UMA PEDRA. O BICHINHO CAIU MORTO, DE OLHOS ABERTOS, NO CHÃO. PASSARINHOS SÃO MUITO SUSCETÍVEIS A GENTE RUIM. MORREM QUASE SEMPRE AO FITÁ-LAS.
QUANDO AS DUAS CHEGARAM AO PONTO MAIS DISTANTE E VAZIO DA PISTA, A MARÉ COMEÇOU A SUBIR E AS ONDAS LÁ EM BAIXO FICARAM PERIGOSAS, COMO SE A NATUREZA ESTIVESSE REVOLTADA PELA PRESENÇA DA TERÊ. DE REPENTE, ENQUANTO OS LINDOS OLHOS AZUIS DA HELENA FIXAVAM UM PONTO INFINITO NO AZUL DO CÉU, A ORDINÁRIA DA TERÊ VEIO POR TRÁS E LHE DEU UM EMPURRÃO COM TANTA FORÇA (a força do ódio), QUE A BELA HELENA DOS CABELOS COR DE MEL, ROLOU PELAS PEDRAS, INDO PARAR EM MEIO AS ONDAS FURIOSAS QUE ESTOURAVAM ENLOUQUECIDAS CONTRA AS PEDRAS. A VIL TERÊ, RETIROU SE DEPRESSA DALI, DANDO A HELENA COMO MORTA. SÓ QUE AS ONDAS PRESERVARAM A BELEZA E LEVARAM A BELA DO UMBIGO MARAVILHOSO DE VOLTA À PRAIA, ONDE UM JOVEM MUITO FORTE, BRONZEADO E ATLÉTICO, A ACOLHEU DIZENDO-LHE, COM CARINHO, QUE ERA UM PERIGO UMA MENINA TÃO LINDA NADAR EM ÁGUAS DE MAR REVOLTO.
AGORA VEJAM: AQUELE RAPAZ, NA VÉSPERA, AO SAIR DE UMA FESTA, DEPOIS DE TRÊS WHISKYS, ENCONTRARA A TERÊ VAGANDO PELAS RUAS À PROCURA DE HOMEM. A FILHA DA PUTA VIVIA COM UM TESÃO DOENTIO. COMO JÁ ERA TARDE E AS RUAS ESTAVAM DESERTAS E ESCURAS, ELE COMEU A TERÊ, SEM NEM PRESTAR ATENÇÃO NO QUE FAZIA. MUITAS VEZES, UMA JUVENTUDE MUITO SADIA, PERMITE QUE ESTE TIPO DE COISA ACONTEÇA. POREM, PARA A FEIA TERÊ, AQUELA BIMBADA DE OCASIÃO, ENCOSTADA NUM POSTE NO ARPOADOR, SOOU COMO O INICIO DE UM NAMORO.
QUANDO ELA CHEGOU DO CAMINHO EM QUE EMPURRARA A HELENA, JÁ ENCONTROU A MESMA ENLAÇADA PELO JOVEM APOLO. NASCERA ENTRE OS DOIS UMA INSTANTÂNEA PAIXÃO. ERA A ALIANÇA DE BELEZA DE UMA MENINA DOCE, COM A SAÚDE DE UM JOVEM ATLÉTICO E BELO. A FEIA FICOU MUDA DE ÓDIO E VOLTOU PARA CASA MALDIZENDO A VIDA, OS POETAS, O CINEMA, O TEATRO, OS ESCRITORES, OS SANTOS, IEMANJÁ, OS PEIXES DO MAR, O PÃO DE AÇÚCAR, O CORCOVADO COM CRISTO E TUDO, O THEATRO MUNICIPAL RECEM REFORMADO, OS MUSEUS, A MÃE, O PAI E DEUS.
AO CHEGAR EM CASA, CORREU PARA O ESPELHO E VIU REFLETIDO ALI, O ROSTO DE UMA ASSASSINA.
PRONTO, A HISTÓRIA É ESTA COM FINAL FELIZ PARA O BELO E JOVEM CASAL. O PROBLEMA É QUE ISSO NÃO ACONTECE APENAS ENTRE MULHERES. O QUE HÁ DE HOMENS INVEJOSOS POR AÍ, NÃO SE PODE CONTAR. NESTE CASO, SE DEVE SEGUIR O CAETANO VELOSO QUANDO AFIRMA QUE "É PRECISO ESTAR ATENTO E FORTE". QUEM TEM OLHOS DE VER E OUVIDOS DE OUVIR, QUE VEJA E OUÇA.
TENHAMOS CUIDADO COM ESTES PORCARIAS, POIS COMO ELES NÃO SÃO NADA, ODEIAM TUDO.

CLÁUDIO GONZAGA.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

DESEJO SOB AS AMENDOEIRAS.


Esta não é uma cena passada no Jardim de Alah do Rio. Trata-se de uma tela de Ticiano, chamada "Bacanal dos Adrianos" e está no Louvre. O tema entretanto...


AMIGOS, TENHO ESTADO MEIO AUSENTE, POIS A MINHA COLUNA DE CRITICA TEATRAL ME TEM CONSUMIDO MUITO TEMPO (Google: claudio gonzaga critica teatral).


HOJE VAMOS CONVERSAR SOBRE A FELIPA CARNAEIRO, UMA FIGURAÇA QUE VIVE NAS IMEDIAÇÕES DO JARDIM DE ALAH, UM PARQUE FEIO E MAL TRATADO, SITUADO ENTRE IPANEMA E LEBLON, NO RIO DE JANEIRO. MAS PRIMEIRO LEMBREMOS UM TRECHO PINÇADO DE CAMÕES, EM QUE O VELHO E GLORIOSO BARDO DIZ, CANSADO DA INSENSIBILIDADE DOS QUE O CERCAVAM:
"Não musa; não mais,
Que a lira trago destemperada
E a voz enrouquecida
Não do canto
Mas de saber que vou cantar
Para gente surda e endurecida."
SEMPRE LAMENTO OS QUE CLAMAM NO DESERTO. ESTE POREM, NÃO É O PROBLEMA DE FELIPA CARNAEIRO, UMA BELA ESPANHOLA, PUTA SELENITA DELIRANTE, QUE EM MÁ HORA DECIDIU VIVER NO BRASIL, TERRA DA HIPOCRISIA E DAS FALSAS VIRTUDES. SE BEM QUE SOMENTE EU LAMENTO A SORTE DA FELIPA, POIS ELA PRÓPRIA, EMBORA RIA SEMPRE DO BRASIL, GOSTA DE VIVER AQUI, MAIS DO QUE NA ESPANHA. DIZ COM FREQUÊNCIA QUE O BRASIL É O LUGAR IDEAL PARA PUTAS, POIS A SUA DESORDEM, FAVORECE IMENSAMENTE QUALQUER TRANSGRESSÃO. COMO EXEMPLO, ELA CITA AS SESSÕES PLENÁRIAS DO TSE.
HÁ COISA DE TRÊS DIAS, MESMO EU, QUE ADMIRO TANTO A FELIPA CARNAEIRO, ME VI NA OBRIGAÇÃO DE REPREENDÊ-LA, AO OUVÍ-LA, ESTRANGEIRA, REFERIR-SE DESAIROSAMENTE À NOBRE INSTITUIÇÃO. POIS SABEM QUE ELA ME DESACATOU? DISSE QUE SE EU CHAMAVA "AQUILO" NOBRE INSTITUIÇÃO, ERA PORQUE OU NÃO ACOMPANHAVA AS TRANSMISSÕES PELA TELEVISÃO OU ERA UM PATRIOTA FANÁTICO, INCAPAZ DE VER A REALIDADE. DIANTE DESTE ATREVIMENTO PROFERIDO COM VEEMÊNCIA, CALEI-ME, POIS A DONA FELIPA NÃO É DE BRINCADEIRA QUANDO SE EXALTA. CERTA VEZ, ELA TEVE UM DESENTENDIMENTO COM O DONO DE UM BOTEQUIM E FALOU TÃO ALTO, BERROU TANTO, QUE A SUA VOZ, LANÇADA DA ESQUINA DE HENRIQUE DUMOND COM VISCONDE DE PIRAJÁ, FOI OUVIDA NA PRAÇA GENERAL OSÓRIO. AINDA BEM QUE A TERMINOLOGIA USADA POR ELA DURANTE O DESCOMPASSO, A FALTA DE COMPOSTURA, FOI TODA EM ESPANHOL. NINGUÉM, PORTANTO, FICOU SABENDO QUE ADMIRÁVEIS PÉROLAS FORAM LANÇADAS AO VENTO POR AQUELA BOCA PINTADA DE UM VERMELHO INSULTUOSO. A FELIPA, EM RECENTE OCASIÃO, ME DISSE QUE PALAVRÕES E DESAFOROS DEVEM SER DITOS SEMPRE EM ESPANHOL PORQUE, EM OUTRO IDIOMA, ELES PERDEM A FORÇA. EU ACEITEI, PORQUE NUNCA DISCORDO DE UM PERITO. AINDA MAIS DELA, A QUEM AMO, EM SUA PUREZA DE PUTA DESCARADA, ESPECIALIZADA.
ELA NÃO CHEGA A SER UM EXEMPLO DE BELEZA FEMININA HUMANA, MAS TEM A FORMOSURA DE UMA FERA SELVAGEM. UMA PANTERA TALVEZ, EMBORA ESTA SEJA COMPARAÇÃO ÓBVIA. POREM, COMO TIGRESA E ONÇA, SERIAM TAMBÉM ÓBVIAS, FICO COM A PANTERA, QUE FOI A PRIMEIRA IMAGEM QUE ME OCORREU.
O POVO QUE MORA NA CRUZADA SÃO SEBASTIÃO NO LEBLON, TEM NELA UM ÍDOLO, VISTO QUE A FELIPA FORNECE ROUPAS E ALIMENTOS A UM GRANDE NÚMERO DE FAMÍLIAS DO LUGAR. MAIS DO QUE 50% DO QUE FATURA AQUELA NOBRE PUTA, É DESTINADO À AJUDA HUMANITÁRIA. AINDA BEM QUE ELA TEM ÓTIMO FATURAMENTO, POIS SEGUNDO DIZEM, AS SUAS TÉCNICAS SEXUAIS SÃO FANTÁSTICAS E FAZEM PARTE DE SEU ARSENAL DE TRUQUES ERÓTICOS APRENDIDOS NOS BORDEIS ESPANHÓIS, QUE COMO SE SABE, SÃO OS MELHORES DO MUNDO.
POIS BEM, ESTA MULHER PERDIDA, TOMOU-SE DE AMORES POR UM SURFISTA DO ARPOADOR E POR RAZÕES VARIAS, ENTRE ELAS A OPOSIÇÃO DA MÃE DO RAPAZ, FOI À SUA CASA, DAR UM ESCÂNDALO, MAS NÃO ENCONTRANDO A "SOGRA", RESOLVEU ENTENDER-SE COM O PAI DO JOVEM. O HOMEM ASSIM QUE A VIU, FICOU EXCITADO DE MODO LÚBRICO, ABRIU A BRAGUILHA E TIRANDO PRA FORA O SEU "MALHO" ENORME, COMEÇOU A SE MASTURBAR NA FRENTE DELA E DO FILHO. A DONA FELIPA, MUITO ATIRADA, MUITO LIVRE, SEMPRE DECIDIDA E OFERECIDA, AJOELHOU-SE NO MEIO DA SALA DE ESTAR, DIANTE DO SUJEITO E PAGOU O MAIOR BOQUETE, SE DIZER UMA COISA DESTAS É PERMITIDO. O FATO É QUE O CAMARADA FICOU MALUCO! NUNCA ALGUÉM TINHA-LHE FEITO AQUILO TÃO BEM. QUANDO AQUELA IMORALIDADE ACABOU, ELA FICOU ESPERANDO SENTADA, EM SILENCIO, NUMA POLTRONA MACIA, À ESPERA DA DONA DA CASA. MAS O PAI DO SURFISTA TEVE UMA IDEIA:
- SABE DE UMA COISA, FELIPA? EM VEZ DE VOCÊ BRIGAR COM A MINHA MULHER, PODERIA VIR MORAR AQUI EM CASA, SE PASSANDO POR EMPREGADA. SERIA UM MODO DE FICAR PERTO DO RAPAZ E DE MIM.
- MAS EU NÃO SEI FAZER SERVIÇO DOMESTICO. COMECEI A SER PUTA COM ONZE ANOS E POR ISSO NÃO TIVE TEMPO PARA APRENDER ESSAS COISAS. O MEU NEGÓCIO É SEXO. NISSO EU SOU MESTRA. MAS NÃO PENSE QUE SOU PROMISCUA. SÓ DESEMPENHO O MEU PAPEL DE PUTA, COM FREGUESES. NÃO SOU DE TREPAR COM AMIGOS. TENHO CLASSE. ALÉM DISSO A SUA MULHER JÁ ME VIU NA PRAIA COM O BEBÊ (era assim que ela chamava o surfista).
E O JOVEM, COMPRANDO A IDEIA DO PAI:
- MINHA MÃE É MUITO AVOADA, NÃO PRESTA ATENÇÃO A NADA. VOCÊ NÃO VAI PRECISAR FAZER NADA... QUANDO A MAMÃE SAIR PARA TRABALHAR, ENTRA OUTRA EMPREGADA. ESSA É QUE VAI TRABALHAR. QUANDO A MINHA MÃE CHEGAR DO TRABALHO, A OUTRA JÁ TERÁ SAÍDO.
- BOA MEU FILHO! ISSO VAI SER UM ESCULACHO! - DISSE O PAI ANIMADO.
A FELIPA GOSTOU DA IDEIA TAMBÉM E NO DIA SEGUINTE, DE MANHÃ CEDO, ANTES DA MÃE DO SURFISTA SAIR A TRABALHAR, CHEGOU COM A SUA MALETA. COMO O PAI DO SURFISTA JÁ HAVIA "PREPARADO O TERRENO", A SUA ESPOSA, MÃE DO BELO ROMEU, APESAR DE TER ACHADO A NOVA EMPREGADA MEIO "PINTA BRABA", SE MOSTROU SIMPÁTICA E SE DESPEDIU. FOI TRABALHAR.
O SEU EDGARD (pai do surfista) TELEFONOU PARA ALGUNS AMIGOS MAIS SEM VERGONHA NA CARA E AQUELE FOI UM DIA DE PURA SACANAGEM SEXUAL. O FILHO TAMBÉM CHAMOU AMIGOS E ENTROU NA DANÇA, SE TEM CABIMENTO ME EXPRESSAR DESTA FORMA.
QUANDO A DONA DA CASA CHEGOU, ERAM OITO DA NOITE. ENCONTROU A CASA CHEIA DE HOMENS NUS E A FELIPA, IGUALMENTE NUA, DEITADA NUM DIVÃ, EXATAMENTE COMO A MULHER DO PRIMEIRO PLANO DA TELA DE TICIANO QUE ILUSTRA ESTA COLUNA. TODOS FICARAM MUITO EMBARAÇADOS COM O FLAGRANTE, E QUISERAM FUGIR, MAS A MÃE OS IMPEDIU, DIZENDO:
- "PÉRAÍ", MINHA GENTE! TÁ FALTANDO PUTA AQUI DENTRO! - E ARRANCOU A ROUPA NUM PISCAR DE OLHOS, FICANDO COMPLETAMENTE NUA. O MARIDO DISSE QUE AQUILO ERA UMA FALTA DE RESPEITO, MAS ELA RESPONDEU DESCARADA:
- FALTA DE RESPEITO É ISSO AQUI - E COMEÇOU A EMPURRAR A BUNDA NO MEMBRO RIJO DE UM HOMEM QUE ESTAVA PARADO MEIO DA SALA, MUITO SEM GRAÇA, MAS NU E DE PAI DURO.
- MAS MAMÃE...
- MAMÃE É O CARALHO! VÁ TE FODER!
MAIS TARDE, FORAM CHAMADAS ALGUMAS AMIGAS DA MÃE E A BACANAL DUROU ATÉ O SOL RAIAR.
ESTA HISTÓRIA ME FOI NARRADA PELA PRÓPRIA FELIPA CARNAEIRO, QUE AO ME RELATAR O FATO, ESTAVA CORADA DE VERGONHA E ATÉ AFIRMOU MUITO SÉRIA:
- PUTA QUE PARIU! E EU QUE PENSAVA QUE NO BRASIL NÃO HOUVESSEM PUTAS! QUANDO FOI DE MANHÃ, ACREDITE CLÁUDIO, AQUELAS MULHERES AINDA BÊBADAS, FORAM PARA UM BOTEQUIM BEBER MAIS CERVEJA E PEGAR HOMENS. NUNCA FUI TÃO HUMILHADA. DAQUELE DIA EM DIANTE NUNCA MAIS TIVE CORAGEM DE DIZER QUE SOU PUTA! AQUILO FOI UMA LIÇÃO DE HUMILDADE QUE EU RECEBI. FOI BOM, PORQUE EU ANDAVA MUITO ORGULHOSA, ARROGANTE E SOBERBA, ME ACHANDO A MAIOR PUTA DO MUNDO.
-------------------------------------------------------------------------------------
AGORA DIGAM-ME: O QUE É QUE AQUELE TRECHO DO POEMA DE CAMÕES TEM A VER COM ESTA HISTÓRIA? É SIMPLES: A DONA FELIPA GOSTAVA MUITO DA OBRA DE LUIS DE CAMÕES E DURANTE UMA FELAÇÃO, COSTUMAVA DIZER SONETOS DO GRANDE POETA, COM A COISA METIDA EM SUA BOCA. O CURIOSO É QUE ISSO NÃO ATRAPALHAVA NEM UM POUCO A SUA DICÇÃO. É UMA GRAÇA OUVIR E VÊ-LA DECLAMANDO COM CLAREZA:
Deixai a aljava logo e as águas frias,
E vinde, ninfas minhas, se quereis
Saber como de uns olhos nascem mágoas.
ESTÁ VISTO QUE HÁ CERTA LOUCURA NESTE HÁBITO DA DONA FELIPA, MAS NÃO PODEMOS NUNCA SABER ATÉ QUE PONTO PODE IR A LOUCURA HUMANA. POR FALAR EM PONTO, OFEREÇO-LHES, UM ATRASADO PONTO FINAL.


CLÁUDIO GONZAGA.