Esta não é uma cena passada no Jardim de Alah do Rio. Trata-se de uma tela de Ticiano, chamada "Bacanal dos Adrianos" e está no Louvre. O tema entretanto...
AMIGOS, TENHO ESTADO MEIO AUSENTE, POIS A MINHA COLUNA DE CRITICA TEATRAL ME TEM CONSUMIDO MUITO TEMPO (Google: claudio gonzaga critica teatral).
HOJE VAMOS CONVERSAR SOBRE A FELIPA CARNAEIRO, UMA FIGURAÇA QUE VIVE NAS IMEDIAÇÕES DO JARDIM DE ALAH, UM PARQUE FEIO E MAL TRATADO, SITUADO ENTRE IPANEMA E LEBLON, NO RIO DE JANEIRO. MAS PRIMEIRO LEMBREMOS UM TRECHO PINÇADO DE CAMÕES, EM QUE O VELHO E GLORIOSO BARDO DIZ, CANSADO DA INSENSIBILIDADE DOS QUE O CERCAVAM:
"Não musa; não mais,
Que a lira trago destemperada
E a voz enrouquecida
Não do canto
Mas de saber que vou cantar
Para gente surda e endurecida."
SEMPRE LAMENTO OS QUE CLAMAM NO DESERTO. ESTE POREM, NÃO É O PROBLEMA DE FELIPA CARNAEIRO, UMA BELA ESPANHOLA, PUTA SELENITA DELIRANTE, QUE EM MÁ HORA DECIDIU VIVER NO BRASIL, TERRA DA HIPOCRISIA E DAS FALSAS VIRTUDES. SE BEM QUE SOMENTE EU LAMENTO A SORTE DA FELIPA, POIS ELA PRÓPRIA, EMBORA RIA SEMPRE DO BRASIL, GOSTA DE VIVER AQUI, MAIS DO QUE NA ESPANHA. DIZ COM FREQUÊNCIA QUE O BRASIL É O LUGAR IDEAL PARA PUTAS, POIS A SUA DESORDEM, FAVORECE IMENSAMENTE QUALQUER TRANSGRESSÃO. COMO EXEMPLO, ELA CITA AS SESSÕES PLENÁRIAS DO TSE.
HÁ COISA DE TRÊS DIAS, MESMO EU, QUE ADMIRO TANTO A FELIPA CARNAEIRO, ME VI NA OBRIGAÇÃO DE REPREENDÊ-LA, AO OUVÍ-LA, ESTRANGEIRA, REFERIR-SE DESAIROSAMENTE À NOBRE INSTITUIÇÃO. POIS SABEM QUE ELA ME DESACATOU? DISSE QUE SE EU CHAMAVA "AQUILO" NOBRE INSTITUIÇÃO, ERA PORQUE OU NÃO ACOMPANHAVA AS TRANSMISSÕES PELA TELEVISÃO OU ERA UM PATRIOTA FANÁTICO, INCAPAZ DE VER A REALIDADE. DIANTE DESTE ATREVIMENTO PROFERIDO COM VEEMÊNCIA, CALEI-ME, POIS A DONA FELIPA NÃO É DE BRINCADEIRA QUANDO SE EXALTA. CERTA VEZ, ELA TEVE UM DESENTENDIMENTO COM O DONO DE UM BOTEQUIM E FALOU TÃO ALTO, BERROU TANTO, QUE A SUA VOZ, LANÇADA DA ESQUINA DE HENRIQUE DUMOND COM VISCONDE DE PIRAJÁ, FOI OUVIDA NA PRAÇA GENERAL OSÓRIO. AINDA BEM QUE A TERMINOLOGIA USADA POR ELA DURANTE O DESCOMPASSO, A FALTA DE COMPOSTURA, FOI TODA EM ESPANHOL. NINGUÉM, PORTANTO, FICOU SABENDO QUE ADMIRÁVEIS PÉROLAS FORAM LANÇADAS AO VENTO POR AQUELA BOCA PINTADA DE UM VERMELHO INSULTUOSO. A FELIPA, EM RECENTE OCASIÃO, ME DISSE QUE PALAVRÕES E DESAFOROS DEVEM SER DITOS SEMPRE EM ESPANHOL PORQUE, EM OUTRO IDIOMA, ELES PERDEM A FORÇA. EU ACEITEI, PORQUE NUNCA DISCORDO DE UM PERITO. AINDA MAIS DELA, A QUEM AMO, EM SUA PUREZA DE PUTA DESCARADA, ESPECIALIZADA.
ELA NÃO CHEGA A SER UM EXEMPLO DE BELEZA FEMININA HUMANA, MAS TEM A FORMOSURA DE UMA FERA SELVAGEM. UMA PANTERA TALVEZ, EMBORA ESTA SEJA COMPARAÇÃO ÓBVIA. POREM, COMO TIGRESA E ONÇA, SERIAM TAMBÉM ÓBVIAS, FICO COM A PANTERA, QUE FOI A PRIMEIRA IMAGEM QUE ME OCORREU.
O POVO QUE MORA NA CRUZADA SÃO SEBASTIÃO NO LEBLON, TEM NELA UM ÍDOLO, VISTO QUE A FELIPA FORNECE ROUPAS E ALIMENTOS A UM GRANDE NÚMERO DE FAMÍLIAS DO LUGAR. MAIS DO QUE 50% DO QUE FATURA AQUELA NOBRE PUTA, É DESTINADO À AJUDA HUMANITÁRIA. AINDA BEM QUE ELA TEM ÓTIMO FATURAMENTO, POIS SEGUNDO DIZEM, AS SUAS TÉCNICAS SEXUAIS SÃO FANTÁSTICAS E FAZEM PARTE DE SEU ARSENAL DE TRUQUES ERÓTICOS APRENDIDOS NOS BORDEIS ESPANHÓIS, QUE COMO SE SABE, SÃO OS MELHORES DO MUNDO.
POIS BEM, ESTA MULHER PERDIDA, TOMOU-SE DE AMORES POR UM SURFISTA DO ARPOADOR E POR RAZÕES VARIAS, ENTRE ELAS A OPOSIÇÃO DA MÃE DO RAPAZ, FOI À SUA CASA, DAR UM ESCÂNDALO, MAS NÃO ENCONTRANDO A "SOGRA", RESOLVEU ENTENDER-SE COM O PAI DO JOVEM. O HOMEM ASSIM QUE A VIU, FICOU EXCITADO DE MODO LÚBRICO, ABRIU A BRAGUILHA E TIRANDO PRA FORA O SEU "MALHO" ENORME, COMEÇOU A SE MASTURBAR NA FRENTE DELA E DO FILHO. A DONA FELIPA, MUITO ATIRADA, MUITO LIVRE, SEMPRE DECIDIDA E OFERECIDA, AJOELHOU-SE NO MEIO DA SALA DE ESTAR, DIANTE DO SUJEITO E PAGOU O MAIOR BOQUETE, SE DIZER UMA COISA DESTAS É PERMITIDO. O FATO É QUE O CAMARADA FICOU MALUCO! NUNCA ALGUÉM TINHA-LHE FEITO AQUILO TÃO BEM. QUANDO AQUELA IMORALIDADE ACABOU, ELA FICOU ESPERANDO SENTADA, EM SILENCIO, NUMA POLTRONA MACIA, À ESPERA DA DONA DA CASA. MAS O PAI DO SURFISTA TEVE UMA IDEIA:
- SABE DE UMA COISA, FELIPA? EM VEZ DE VOCÊ BRIGAR COM A MINHA MULHER, PODERIA VIR MORAR AQUI EM CASA, SE PASSANDO POR EMPREGADA. SERIA UM MODO DE FICAR PERTO DO RAPAZ E DE MIM.
- MAS EU NÃO SEI FAZER SERVIÇO DOMESTICO. COMECEI A SER PUTA COM ONZE ANOS E POR ISSO NÃO TIVE TEMPO PARA APRENDER ESSAS COISAS. O MEU NEGÓCIO É SEXO. NISSO EU SOU MESTRA. MAS NÃO PENSE QUE SOU PROMISCUA. SÓ DESEMPENHO O MEU PAPEL DE PUTA, COM FREGUESES. NÃO SOU DE TREPAR COM AMIGOS. TENHO CLASSE. ALÉM DISSO A SUA MULHER JÁ ME VIU NA PRAIA COM O BEBÊ (era assim que ela chamava o surfista).
E O JOVEM, COMPRANDO A IDEIA DO PAI:
- MINHA MÃE É MUITO AVOADA, NÃO PRESTA ATENÇÃO A NADA. VOCÊ NÃO VAI PRECISAR FAZER NADA... QUANDO A MAMÃE SAIR PARA TRABALHAR, ENTRA OUTRA EMPREGADA. ESSA É QUE VAI TRABALHAR. QUANDO A MINHA MÃE CHEGAR DO TRABALHO, A OUTRA JÁ TERÁ SAÍDO.
- BOA MEU FILHO! ISSO VAI SER UM ESCULACHO! - DISSE O PAI ANIMADO.
A FELIPA GOSTOU DA IDEIA TAMBÉM E NO DIA SEGUINTE, DE MANHÃ CEDO, ANTES DA MÃE DO SURFISTA SAIR A TRABALHAR, CHEGOU COM A SUA MALETA. COMO O PAI DO SURFISTA JÁ HAVIA "PREPARADO O TERRENO", A SUA ESPOSA, MÃE DO BELO ROMEU, APESAR DE TER ACHADO A NOVA EMPREGADA MEIO "PINTA BRABA", SE MOSTROU SIMPÁTICA E SE DESPEDIU. FOI TRABALHAR.
O SEU EDGARD (pai do surfista) TELEFONOU PARA ALGUNS AMIGOS MAIS SEM VERGONHA NA CARA E AQUELE FOI UM DIA DE PURA SACANAGEM SEXUAL. O FILHO TAMBÉM CHAMOU AMIGOS E ENTROU NA DANÇA, SE TEM CABIMENTO ME EXPRESSAR DESTA FORMA.
QUANDO A DONA DA CASA CHEGOU, ERAM OITO DA NOITE. ENCONTROU A CASA CHEIA DE HOMENS NUS E A FELIPA, IGUALMENTE NUA, DEITADA NUM DIVÃ, EXATAMENTE COMO A MULHER DO PRIMEIRO PLANO DA TELA DE TICIANO QUE ILUSTRA ESTA COLUNA. TODOS FICARAM MUITO EMBARAÇADOS COM O FLAGRANTE, E QUISERAM FUGIR, MAS A MÃE OS IMPEDIU, DIZENDO:
- "PÉRAÍ", MINHA GENTE! TÁ FALTANDO PUTA AQUI DENTRO! - E ARRANCOU A ROUPA NUM PISCAR DE OLHOS, FICANDO COMPLETAMENTE NUA. O MARIDO DISSE QUE AQUILO ERA UMA FALTA DE RESPEITO, MAS ELA RESPONDEU DESCARADA:
- FALTA DE RESPEITO É ISSO AQUI - E COMEÇOU A EMPURRAR A BUNDA NO MEMBRO RIJO DE UM HOMEM QUE ESTAVA PARADO MEIO DA SALA, MUITO SEM GRAÇA, MAS NU E DE PAI DURO.
- MAS MAMÃE...
- MAMÃE É O CARALHO! VÁ TE FODER!
MAIS TARDE, FORAM CHAMADAS ALGUMAS AMIGAS DA MÃE E A BACANAL DUROU ATÉ O SOL RAIAR.
ESTA HISTÓRIA ME FOI NARRADA PELA PRÓPRIA FELIPA CARNAEIRO, QUE AO ME RELATAR O FATO, ESTAVA CORADA DE VERGONHA E ATÉ AFIRMOU MUITO SÉRIA:
- PUTA QUE PARIU! E EU QUE PENSAVA QUE NO BRASIL NÃO HOUVESSEM PUTAS! QUANDO FOI DE MANHÃ, ACREDITE CLÁUDIO, AQUELAS MULHERES AINDA BÊBADAS, FORAM PARA UM BOTEQUIM BEBER MAIS CERVEJA E PEGAR HOMENS. NUNCA FUI TÃO HUMILHADA. DAQUELE DIA EM DIANTE NUNCA MAIS TIVE CORAGEM DE DIZER QUE SOU PUTA! AQUILO FOI UMA LIÇÃO DE HUMILDADE QUE EU RECEBI. FOI BOM, PORQUE EU ANDAVA MUITO ORGULHOSA, ARROGANTE E SOBERBA, ME ACHANDO A MAIOR PUTA DO MUNDO.
-------------------------------------------------------------------------------------
AGORA DIGAM-ME: O QUE É QUE AQUELE TRECHO DO POEMA DE CAMÕES TEM A VER COM ESTA HISTÓRIA? É SIMPLES: A DONA FELIPA GOSTAVA MUITO DA OBRA DE LUIS DE CAMÕES E DURANTE UMA FELAÇÃO, COSTUMAVA DIZER SONETOS DO GRANDE POETA, COM A COISA METIDA EM SUA BOCA. O CURIOSO É QUE ISSO NÃO ATRAPALHAVA NEM UM POUCO A SUA DICÇÃO. É UMA GRAÇA OUVIR E VÊ-LA DECLAMANDO COM CLAREZA:
Deixai a aljava logo e as águas frias,
E vinde, ninfas minhas, se quereis
Saber como de uns olhos nascem mágoas.
ESTÁ VISTO QUE HÁ CERTA LOUCURA NESTE HÁBITO DA DONA FELIPA, MAS NÃO PODEMOS NUNCA SABER ATÉ QUE PONTO PODE IR A LOUCURA HUMANA. POR FALAR EM PONTO, OFEREÇO-LHES, UM ATRASADO PONTO FINAL.
CLÁUDIO GONZAGA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário