O JOVEM ANTONIO PEDRO ZUZARTE, FILHO DE PORTUGUESES COMERCIANTES EM COPACABANA, NÃO ERA NEM BONITO NEM FEIO E VIVIA SEM PROBLEMAS FINANCEIROS IMEDIATOS. NÃO TINHA EDUCAÇÃO, NEM FORÇA ESPIRITUAL, NEM QUALQUER AUTORIDADE MORAL, NEM INTELIGENCIA NOTÁVEL, MAS POSSUÍA MUITA FORÇA FÍSICA, MUITA SENSUALIDADE, MUITO CHARME ORDINÁRIO, MUITAS NAMORADAS SOLTEIRAS E MUITAS AMANTES CASADAS. VIVIA METIDO EM REBOLIÇOS CHEIOS DE UM ESPÍRITO DE AVENTURA TOLA. ERAM ACONTECIMENTOS CHINFRINS, MAS QUE AGRADAVAM AO GOSTO DE SUAS ADMIRADORAS, SEMPRE DISPOSTAS A ADMIRAR OS SEUS OLHOS PESTANUDOS E QUEDOS. AQUELES SEUS OLHOS, DIZIA A MÃE PORTUGUESA, ERAM A PERDIÇÃO DAS GAROTAS DAQUELE TEMPO. SE BEM QUE NÃO FOSSEM EXATAMENTE DOS SEUS OLHOS QUE ELAS GOSTASSEM. DIZ A LENDA QUE O PULHA DO ANTONIO PEDRO ERA SERVIDO DE UM CACETE BEM SEMELHANTE A UMA PEÇA INTEIRA DE SALAMINHO TIPO ITALIANO (sim, esta imagem já foi usada por mim em outro escrito, mas achei melhor repetí-la). QUANDO DEIXAVA GRAVIDA UMA JOVEM QUE NÃO LHE RESISTIRA A ATRAÇÃO ANIMAL, DIZIA EM SUA DEFESA: "NÃO OBRIGUEI NINGUÉM A ABRIR AS PERNAS". ESTA FRASE PÍFIA, ERA O RESULTADO DA EDUCAÇÃO RECEBIDA POR ELE EM SUA CASA, ONDE O ÚNICO VALOR ERA LEVAR VANTAGENS A QUALQUER PREÇO. OS ZUZARTE, IMIGRANTES PORTUGUESES, VIERAM PARA O BRASIL NA MAIS TRISTE POBREZA NO INICIO DO SÉCULO VINTE E COM O SACRIFÍCIO DE SUAS ALMAS GANHARAM ALGUM DINHEIRO, DEPOIS QUE SE FIZERAM SÓCIOS DE UM BOTEQUIM NA RUA MIGUEL LEMOS. PARA CHEGAR ÀQUELA "BOA POSIÇÃO NA VIDA", FORA PRECISO REALIZAR TODA ESPÉCIE DE LUDIBRIOS E TORPEZAS EM QUE ALGUÉM SEMPRE SAIA PREJUDICADO. COM O TEMPO, CRIARAM AS CONDIÇÕES ADEQUADAS PARA ENGANAR O SÓCIO NA BODEGA E FINALMENTE LEVA-LO À MORTE POR ENVENENAMENTO, EM AÇÃO DE TODO VIL, INFAME E RELES. O POBRE HOMEM QUE CONFIARA EM SUA AMIZADE E HONESTIDADE, ENGANADO POR PALAVRAS DE SANTIDADE CATÓLICA AO ESTILO LUSITANO, CHEGADA A HORA, COMEU A FATIA ENVENENADA DE BOLO DE FUBÁ E CAIU MORTO EM SEGUNDOS, NO CHÃO DA COZINHA, SEM TEMPO PARA UM AI. OS PAIS DO ANTONIO PEDRO, ERAM REALMENTE O QUE HAVIA DE "MELHOR" EM FALTA DE ESCRÚPULOS. QUANDO ASSUMIRAM SOZINHOS A DIREÇÃO DO BOTEQUIM, A FALTA DE ÉTICA PROFISSIONAL SE INSTALOU NAQUELE "NEGOCIO" DE FORMA INTENSA E AVILTANTE. ERAM ÍMPIOS AO COMPRAR OS PIORES PRODUTOS PARA A FEITURA DOS SALGADOS E DOCES OFERECIDOS PELO ESTABELECIMENTO. MUITAS VEZES ARREMATAVAM QUILOS DE CARNE ESTRAGADA PARA A CONFECÇÃO DE PASTEIS E CROQUETES. APROVEITAVAM RESTOS DEIXADOS NOS PRATOS. QUANDO UMA BARATA CAIA NUMA PANELA DE COZIMENTO OU DE FRITURA, ELES A RETIRAVAM E DAVAM PROSSEGUIMENTO AO SERVIÇO. ENFIM, PRATICAVAM DIANTE DO FILHO TODA SORTE DE INDIGNIDADES. EM SUA FALAS COM OS FREGUESES ENTRETANTO SE MOSTRAVAM MORALMENTE RETOS, CHEIOS DE UMA SUPOSTA HONRA COMUM AOS POBRES, QUE ERA COMO SE DECLARAVAM.
O ANTONIO PEDRO CRESCEU PENSANDO JUSTAMENTE COMO OS SEUS PAIS: "O IMPORTANTE É QUE NINGUÉM SAIBA QUE ESTÁ SENDO ENGANADO, MAS SE POR ACASO O ENGANO FOR DESCOBERTO, DEVE-SE AGIR COM RAPIDEZ MATANDO OU COMETENDO ALGUMA OUTRA VILEZA QUE ENCOBRISSE A AÇÃO TORPE".
BEM, COM EXEMPLOS ASSIM, O JOVEM FORMOU O MAIS ABJETO CARATER ENTRE OS INTEGRANTES DE UMA GANGUE FAMOSA NOS ANOS CINQUENTA DO SÉCULO VINTE, QUE FOI A LENDÁRIA TURMA DA MIGUEL LEMOS, FORMADA POR GAROTOS DA CLASSE MEDIA.
MAS ERA CURIOSO COMO OS "BROTINHOS", COMO ERAM CHAMADAS AS ADOLESCENTES DAQUELE TEMPO, OS ACHAVAM LINDOS E POR ELES FAZIAM QUALQUER NEGÓCIO. ORA, A IMBECILIDADE DELAS E A DELES, MESCLADAS AOS VIGORES HORMONAIS DA JUVENTUDE, PRODUZIAM UM FABULOSO TESÃO, QUE ACABAVA PELAS ESCADAS INTERNAS DOS PRÉDIOS, ONDE AS "GALINHAS", COM MEDO DE ENGRAVIDAR, DAVAM O CU. DESTAS GALINHAGENS SURGIAM AQUI E ALI, UMA GRAVIDEZ INESPERADA. AINDA NÃO FORA DESCOBERTA A "PÍLULA ANTICONCEPCIONAL", PANACEIA INDISCUTIVEL DE UMA GERAÇÃO, QUE SÓ IRIA APARECER NA DÉCADA SEGUINTE. AQUELES FABULOSOS ANOS DOURADOS, FORAM RECHEADOS DE ABORTOS, CORAÇÕES DESTROÇADOS, SUICÍDIOS, ASSASSINATOS, BARRIGÕES ENVERGONHADOS E MOLECAGENS GLORIOSAS QUE SEMPRE ENFEITAVAM AQUELAS VIDAS SEM RUMO E SEM SENTIDO. NUMA VISÃO DE SUPERFÍCIE SE SUPÕE QUE OS ANOS CINQUENTA FORAM SÓ DELICIAS EM UM MUNDO SAÍDO DE GUERRA DEVASTADORA, DITADURA RECENTE, CUJA VERDADEIRA FACE APARECE NO LIVRO DE GRACILIANO RAMOS "MEMÓRIAS DO CÁRCERE", A FARRA CORRUPTA QUE FOI A CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA, O ABOMINÁVEL TABU DA VIRGINDADE, O CHATÍSSIMO TEATRO DE REVISTA, O UFANISMO DO PAÍS "CONTINENTE A CAMINHAR" SOB UM "CÉU DE ANIL", A INTRAGÁVEL ORATÓRIA BACHARELESCA DE CARLOS LACERDA, A COVARDIA DOS COSTUMES PRECONCEITUOSOS E ASSIM POR DIANTE. É CLARO, NO ENTANTO, QUE FOI MUITO DIVERTIDO PARA OS JOVENS, QUE NÃO COSTUMAM SER EXIGENTES E ALÉM DISSO, DE MODO GERAL, SÃO APENAS MONTES DE HORMONIOS SEXUAIS QUE CAMINHAM.
POIS BEM, O NOSSO ANTONIO PEDRO ZUZARTE, DE REPENTE, VIU-SE EM UMA SITUAÇÃO INTEIRAMENTE NOVA QUE FEZ TODAS AS PREVISÕES DE FRACASSO EM RELAÇÃO A ELE, CAÍREM POR TERRA. VEJAM QUE O FILHO DOS PORTUGUESES DA ESQUINA, TEVE UM NAMORO RÁPIDO COM UMA MOCINHA QUE DEU PRA ELE E DEPOIS, GRÁVIDA, FOI EXPULSA DE CASA PELO PAI RETRÓGRADO. AQUELE FORA ENTRE OS NAMOROS DO ANTONIO PEDRO, O MENOS SIGNIFICATIVO. ELA NÃO ERA NEM BONITA NEM GOSTOSA. E O ANTONIO PEDRO NÃO SABIA DE OUTROS VALORES PARA SE CONSIDERAR SOBRE UMA GAROTA. ELE APENAS "COMEU E LARGOU", COMO SE DIZ. ELA, CONTUDO, NUM ÚLTIMO RECURSO, O PROCUROU PEDINDO UMA AJUDA PARA SE MANTER DURANTE A GRAVIDEZ. POR UMA DESTAS RAZÕES MISTERIOSAS DA VIDA, O RAPAZ PRONTIFICOU-SE E ELA FOI MORAR NUMA PENSÃO NO BAIRRO PEIXOTO PAGA POR ELE. DURANTE TODOS OS NOVE MESES DE GESTAÇÃO, ELES NÃO SE VIRAM UMA SÓ VEZ. ELE, OUTROSSIM, PAGAVA REGULARMENTE A PENSÃO.
AO FINAL DA GRAVIDEZ DIFÍCIL PARA A JOVEM, NASCEU A CRIANÇA NA MATERNIDADE CLARA BASBAUM NA RUA DA PASSAGEM. O NOME DELE FORA MENCIONADO PELA GRAVIDA POR OCASIÃO DA INTERNAÇÃO, JUNTO AO DIRETOR DO HOSPITAL. O PARTO SE COMPLICOU E A MOÇA FALECEU SEM VER O MENINO QUE NASCERA ÀS CINCO HORAS DE UMA LINDA MANHÃ DE OUTONO. CHAMADO EM CASA PARA COMPARECER À MATERNIDADE, LEVOU UM SUSTO, DISSE QUE NÃO IA, MAS ACABOU, OUTRA VEZ POR MISTERIOSA RAZÃO, ATENDENDO AO CHAMADO. FOI LEVADO AO BERÇÁRIO E VIU O MENINO QUE JÁ TRAZIA OS OLHOS ABERTOS E CHEIOS DE UM BRILHO QUE DERRETERAM O SEU CORAÇÃO SUBITAMENTE EMOCIONADO. ELE, QUE NUNCA EM SUA VIDA SENTIRA QUALQUER EMOÇÃO, DIANTE DAQUELA CRIANÇA, SENTIU BATER FORTE O CORAÇÃO E TEVE DE SE ESFORÇAR PARA ESCONDER O BRILHO DE UMA LÁGRIMA QUE SURGIU A LHE ESCORRER PELA FACE. DAQUELE DIA EM DIANTE, SAIU DA CASA DOS ZUZARTE E FOI VIVER COM A SUA MADRINHA, UMA MULHER COMUM, MAS CAPAZ DO AMOR.
AGORA SURPREENDAM-SE: O ANTONIO PEDRO, RESOLVEU-SE POR UM PAI AMOROSO AO EXTREMO E FEZ DO SEU FILHO A CRIANÇA MAIS FELIZ DO MUNDO.
HOJE, PASSADOS TANTOS ANOS, VIVE EM COPACABANA NUM APARTAMENTO COMPRADO COM A HERANÇA DE SEUS PAIS, QUE MORRERAM NUM INCÊNDIO EM 1964 QUE LAMBEU O BOTEQUIM, BANINDO-O DO MAPA E DA LEMBRANÇA DOS QUE TIVERAM O DESPRAZER DE CONHECÊ-LO. EU PODERIA DAR MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE O JOVEM CRIADO POR AQUELE PAI DESPREPARADO, MAS VOU ME LIMITAR A DIZER QUE ELE É UM HOMEM FELIZ E QUE ENSINA AOS FILHOS A AMAR O AVÔ QUE É CONSIDERADO UM SANTO.
FICO ESPANTADO DE VER COMO É INCRIVEL ESTA CAIXA DE SURPRESAS QUE É A VIDA. ME ESPANTO TAMBÉM AO CONSTATAR QUE TRAGO PERFEITA A MINHA COMPLETA CARA DE PAU.
CLÁUDIO GONZAGA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário