O MEU AMIGO AFRANIO, MÉDICO E PSICANALISTA, HOMEM CULTO E SENSÍVEL, TEM UMA FILHA ÚNICA QUE NÃO TEVE A SORTE DE NASCER BELA E ISSO PODE DEFINIR A VIDA DE UMA MULHER. QUANDO ELAS JÁ VÊEM AO MUNDO GUARNECIDAS DE BELOS CORPOS E ROSTOS BONITOS, É QUASE CERTO QUE A SUA VIDA SERÁ FÁCIL, NO BOM SENTIDO. POUCA GENTE DEIXA DE ADMIRAR A BELEZA NUMA JOVEM E A TENDÊNCIA DOMINANTE É QUE ELAS SEJAM SEMPRE VISTAS COM BONS OLHOS. ATÉ MESMO NAS QUESTÕES PROFISSIONAIS, UMA GAROTA BONITA LEVA VANTAGEM SOBRE AS OUTRAS. HOUVE POREM UM TEMPO EM QUE AS COISAS ERAM DIFERENTES. POR EXEMPLO, NA CARREIRA DE UMA ATRIZ A BELEZA ATRAPALHAVA, POIS HAVIA O CONCEITO DE QUE MULHER BONITA NÃO TINHA TALENTO. COMO SE A NATUREZA AO OFERECER O DOM DA BELEZA, ESGOTASSE A SUA FABULOSA GENEROSIDADE. UMA ATRIZ, NO PASSADO, PARA SER CONSIDERADA BOA, TINHA DE SER MEDONHA. ACONTECIA O MESMO COM AS CANTORAS, COM AS SECRETÁRIAS, COM AS BAILARINAS (sempre pavorosas), COM AS ADVOGADAS, MEDICAS, COZINHEIRAS (uma amiga da minha mãe dizia que cozinheira feia era falta de higiene), ENFERMEIRAS, ESCRITORAS E QUALQUER MULHER QUE PRECISASSE TRABALHAR PARA VIVER OU PARA SE SENTIR BEM. SE FOSSE BONITA, NINGUÉM LEVAVA A SÉRIO. ERA SÓ UMA MULHER BONITA PROCURAR UM EMPREGO QUE, IMEDIATAMENTE AO SER ADMITIDA, RECEBIA A INDEFECTÍVEL CANTADA. QUASE SEMPRE, SEM OPÇÃO, ACABAVA CASADA COM O PATRÃO. HENRIETTE MORINEAU, GRANDE ATRIZ FRANCESA DO TEATRO BRASILEIRO, CHEGOU MESMO A MONTAR EM SUA COMPANHIA UMA PEÇA CHAMADA "MULHERES FEIAS". HOJE, TEMPO EM QUE SE CULTUA PRINCIPALMENTE A BELEZA FÍSICA DE UMA MULHER, O PUBLICO NÃO PASSARIA NEM NA PORTA DE UM TEATRO COM ESTE TÍTULO NO CARTAZ. À ÉPOCA, ENTRETANTO, FOI UM GRANDE SUCESSO, POIS O PUBLICO PENSOU QUE SÓ HAVENDO BAGULHOS NO ELENCO, A QUALIDADE ARTÍSTICA ESTIVESSE GARANTIDA. "FULANA DE TAL É UMA EXCELENTE MÉDICA E UMA DAS MULHERES MAIS FEIAS DO MUNDO"- COMENTAVAM OS CHEFES DE FAMÍLIA CONVENCIDOS DE QUE O VALOR PROFISSIONAL DE UMA MULHER ESTAVA DIRETAMENTE LIGADO À SUBSTANCIA DE SUA FEALDADE. SE FOSSE POR EXEMPLO UMA ESCRITORA BONITA, ATÉ MESMO OS SEUS COLEGAS RIAM DELA E LHE DAVAM PISCADELAS DE TODA FORMA OFENSIVAS. ME LEMBRO DE UM FAMOSO ESCRITOR BRASILEIRO, BEBENDO COMIGO NO VILLARINO, QUANDO CHEGOU UMA JOVEM ESCRITORA, MUITO SÉRIA E DISCRETA. O MEU COMPANHEIRO DAS BELAS LETRAS, QUANDO SOUBE POR MIM QUE A MULHER ERA UM ESCRITORA, LEVANTOU-SE E A CONVIDOU PARA SENTAR-SE. A MOÇA ACEITOU, TALVEZ PELA IMPORTÂNCIA QUE DAVA À OBRA DE MEU AMIGO. MEIA HORA DEPOIS, EM MEIO A UNS WHISKYS E ÀS SUAS GENTILEZAS EXCESSIVAS, VEIO A BOMBA: O VELHO ESCRITOR DISSE BAIXINHO À JOVEM:
- VAMOS ATÉ O MEU APARTAMENTO ALI NA AVENIDA BEIRA MAR... É CLARO QUE MORO NA RAINHA ELIZABETH EM COPACABANA COM A FAMÍLIA. ALI É MUITO TRANQUILO E DISCRETO, USADO SOMENTE PARA BRINCADEIRAS COM MENINAS BONITAS COMO VOCÊ. NÃO TENHA MEDO...
ESTAIS A VER QUE A JOVEM ESCRITORA SE RETIROU DA MESA E ME INCLUINDO NA CAFAJESTADA, NUNCA MAIS ME DIRIGIU A PALAVRA. UNS DOIS ANOS DEPOIS, SE TORNOU A ESCRITORA DA MODA E ATÉ HOJE OS SEUS LIVROS VENDEM BEM E SÃO CONSIDERADOS PERFEITAS OBRAS DE ARTE.
EM OUTRA OCASIÃO, NO LAMAS ANTIGO, UM CÉLEBRE MEDICO AMIGO, FOI APRESENTADO POR MIM A UMA ATRIZ MUITO LINDA, DE BASTANTE SUCESSO NO MOMENTO. POUCO TEMPO DEPOIS DE ESTARMOS À MESA JANTANDO, OUVI O MÉDICO DIZER BAIXINHO À ATRIZ:
- O CLÁUDIO ME DISSE QUE VOCÊ É UMA ATRIZ... ISTO É VERDADE, MINHA FILHA?
- AH, SIM CLARO...
- E HÁ QUANTO TEMPO VOCÊ ESTA CAÍDA NESSA VIDA?
- COMO ASSIM?
- HÁ QUANTO TEMPO É PROSTITUTA?
- QUE ABSURDO, CLÁUDIO! ESTE SUJEITO ESTÁ ME CHAMANDO DE PROSTITUTA SEM MAIS NEM MENOS...
- NÃO SE OFENDA MINHA FILHA... EU GOSTO MUITO DAS PUTAS... ATÉ NEM COBRO A CONSULTA QUANDO ELAS ME APARECEM, COM ALGUMA DOENÇA VENÉREA. QUANDO PRECISAR DISPONHA. A GONORREIA...
TIVE DE CORTAR INTERVINDO:
- POR FAVOR FULANO, O QUE É ISSO? VOCÊ ESTÁ MALUCO?
- QUAL MALUCO!? EU GOSTEI DELA E JÁ QUE É DE TEATRO, NÃO VEJO MAL ALGUM EM FALAR FRANCAMENTE...
- OLHA AQUI "DOUTOR COISA": O SENHOR É MÉDICO, NÃO?
- SOU MINHA FILHA... NA SUA PROFISSÃO UM MÉDICO NUNCA É DEMAIS...
- POIS PEGUE O SEU DIPLOMA DE MÉDICO E ENFIE NO CU, SEU FILHO DA PUTA! - E RETIROU-SE DA MESA.
AGORA OUTRA:
ESTAVA EU NA FESTA DE ANIVERSÁRIO DE UM DONO DE JORNAL, QUANDO CHEGOU UMA JOVEM MUITO BONITA ACOMPANHADA DE UM CRONISTA MUITO FAMOSO. ESTE, SE APROXIMOU DO ANIVERSARIANTE E APRESENTOU:
- ESTA AQUI É UMA JORNALISTA QUE ACABA DE CHEGAR DE PERNAMBUCO...
- MUITO PRAZER MINHA FILHA... PODE IR ALI PRO QUARTO E TIRAR A ROUPA, QUE EU JÁ VOU.
- MAS O QUE É ISSO? - PERGUNTOU ESCANDALIZADA A JOVEM, ESCARLATE DE VERGONHA.
- VÁ... VÁ... DEPOIS A GENTE CONVERSA.
A JORNALISTA PERNAMBUCANA RETIROU-SE CHORANDO.
ERA SEMPRE ASSIM. QUALQUER QUE FOSSE A PROFISSÃO, A MULHER SENDO BONITA, ERA LOGO CONSIDERADA PUTA. SÓ AS MULHERES DO LAR ERAM RESPEITADAS.
CONHECI DUAS IRMÃS QUE ERAM, UMA FEIA E A OUTRA BONITA. O PRÓPRIO PAI DELAS UM DIA COMENTOU COMIGO QUE A BONITA ELE SÓ ESTAVA ESPERANDO FAZER QUINZE ANOS PARA LHE ARRANJAR UM MARIDO; A FEIA ESTAVA ESTUDANDO PARA ENTRAR EM UMA FACULDADE QUALQUER. AQUELA ERA UMA SITUAÇÃO COMUM E NATURAL.
VOLTEMOS POREM À FILHA FEIA DO MEU AMIGO PSICANALISTA. CHAMAVA-SE LILIANE E ALÉM DE FEIA ERA CONSIDERADA PELO PAI COMO UMA ACABADA PARANOICA. DIZIA ELE:
- A LILI É BOA MENINA MAS TEM UMA PARANÓIA DANADA. VIVE ACHANDO QUE TODO MUNDO A CONSIDERA FEIA E POR ISSO QUASE NÃO SAI DE CASA... ONTEM ME DISSE QUE QUER FAZER UMA OPERAÇÃO PLÁSTICA E REDUZIR O NARIZ. VOCÊ NÃO ACHA UM ABSURDO? ELA TEM O NARIZ DO MEU PAI... AQUELE É UM NARIZ DE FAMÍLIA. O NARIZ REALMENTE É GRANDE, MAS É UMA HERANÇA FAMILIAR.
- SERÁ QUE O SEU PAI NÃO TINHA UMA HERANÇA MELHORZINHA PRA DEIXAR, NÃO? ACHO QUE SENDO ELA UMA MULHER, NÃO DEVE FICAR COM AQUELE NARIZ , PORQUE REALMENTE O NARIZ DA SUA FAMÍLIA É GROTESCO.
- SIM, NÃO É BONITO, MAS É UMA MARCA... É UMA ASSINATURA... ELE PRECISA DEIXAR DE SER CISMADA... O QUE ELA TEM DE FAZER, É PROCURAR UM BOM ANALISTA...
- MAS, ESPERE AÍ: A LILI NÃO É PARANOICA ABSOLUTAMENTE... O QUE ACONTECE É QUE ELA É FEIA DE DOER. E NÃO PRECISA SÓ MUDAR O NARIZ! TEM DE MEXER EM TUDO! TENHA DÓ... A LILI É UM CANHÃO, MEU AMIGO!
PARA ENCURTAR O ASSUNTO, A MOÇA ACABOU FAZENDO A OPERAÇÃO, POIS O PITANGUI JÁ COMEÇARA A FAZER MILAGRES.
O PROBLEMA É QUE ELA, MESMO DEPOIS DE SEIS CIRURGIAS, CONTINUAVA MEDONHA. NÃO TEVE OUTRO JEITO SE NÃO ENTRAR PARA UMA FACULDADE, POIS NEM COMO ATRIZ DRAMÁTICA FUNCIONOU. QUANDO ELA ENTRAVA EM CENA O PÚBLICO VOMITAVA. PARA FACILITAR AS COISAS, ELA CONSIDEROU QUE DEVIA ESTUDAR ALGUMA COISA QUE A AJUDASSE A ACEITAR A SUA CONDIÇÃO DE FEIA E BAIXO ASTRAL. DIANTE DISSO, DECIDIU ESTUDAR PSICOLOGIA E ENTROU PARA A FACULDADE. DEPOIS DE FORMADA, PERCEBEU QUE OS SEUS CONHECIMENTOS NA ÁREA PSICOLÓGICA, NÃO RESOLVIAM O SEU CASO. ACABOU SENDO AFASTADA DA CARREIRA, POIS UM PROCESSO MOVIDO POR UMA PACIENTE, A PROIBIA DE EXERCER SEU OFICIO. VEJAM QUE CERTA MULHER, MUITO BELA E CHARMOSA, ENTROU EM SEU CONSULTÓRIO E CHORANDO LHE DISSE:
- DOUTORA, O MEU MARIDO ESTÁ ME TRAINDO COM UMA MULHER QUE NÃO TEM A METADE DA MINHA BELEZA... EU NÃO SEI O QUE POSSO FAZER...
ORA, AQUELE PROBLEMA PARA A LILI NÃO ERA NADA... ELA PASSARA A VIDA TODA SENDO A FEIA DO BAIRRO, DA RUA, DAS FESTAS, DA ESCOLA, DA FACULDADE. O SEU PENÚLTIMO NAMORADO, CONSEGUIDO DEPOIS DE PROMETER DAR UM CARRO A ELE, A CHAMAVA O TEMPO TODO DE "FEINHA", EMBORA ELA FOSSE MUITO GRANDE PARA CIMA E PARA OS LADOS. ERA ASSIM: "VIRA DE COSTAS, FEINHA". "BOTA UM SACO NA CABEÇA, FEINHA". "VÁ BUSCAR CERVEJA PRA RAPAZIADA, FEINHA". "ME DÁ UM CAFÉ, FEINHA". "SAI DE PERTO, FEINHA" "VÁ VER SE EU ESTOU NA ESQUINA, FEINHA". ESTE SUJEITO QUANDO RECEBEU A CHAVE DO CARRO, SUMIU.
A LILI FICOU UM TEMPÃO SOZINHA, MAS AFINAL, ENCONTROU UM NAMORADO MUITO POBRE, QUE LHE PARECEU GENTIL, POIS ELE A CHAMAVA DE "PASTELZINHO". ERA SÓ: "PASTELZINHO PEGA A MINHA ROUPA NA LAVANDERIA?". "PASTELZINHO CHUPA AQUI". "PASTELZINHO VIRA A BUNDA". "PASTELZINHO VIRA PRA PAREDE". "PASTELZINHO VÁ LAVAR LOUÇA". "VA À MERDA, PASTELZINHO" - E ASSIM POR DIANTE. FOI A FASE MAIS FELIZ DE SUA VIDA AMOROSA, ATÉ QUE UM DIA OUVIU, SEM QUERER, O NAMORADO CONVERSANDO COM UM AMIGO QUE LHE PERGUNTARA O MOTIVO DO APELIDO. A RESPOSTA FOI A SEGUINTE:
- É POR CAUSA DA PELE DELA. É TODA CHEIA DE BOLOTAS GORDUROSAS, COMO OS PASTEIS FRITOS DA FEIRA.
A FELICIDADE VIROU VACA NA MESMA HORA, É CLARO. AGORA VINHA AQUELA PERUA LINDA, LHE APRESENTAR UM PROBLEMA TÍPICO DE MULHER BONITA... NÃO, NÃO IA ATURAR AQUILO. MANDOU A DONDOCA SE SENTAR E DISSE NA BUCHA:
- OLHA AQUI, SUA PERUA FILHA DA PUTA: TÁ ME ACHANDO COM CARA DE PALHAÇA? EU NÃO SOU PALHAÇA NÃO... O SEU MARIDO ENJOOU DA SUA CARA, SUA ORDINÁRIA!
ATIROU UM PESO DE PAPEL NA CABEÇA DA CLIENTE, QUE SAIU DALI SANGRADO, DIRETO PARA O ESCRITÓRIO DO SEU ADVOGADO. TREPOU COM ELE, QUE ABRIU UM PROCESSO CONTRA A PSICÓLOGA FEIA. ANTES POREM, PASSOU NA DELEGACIA E CHAMOU UM GUARDA PARA IR ATÉ O CONSULTÓRIO DA LILI. O GUARDA ASSIM QUE VIU A QUEIXOSA SE APAIXONOU PELA LINDONA E SE TOMOU DE ÓDIO PELA LILI. AO PRENDÊ-LA, NÃO USOU ALGEMAS. PREFERIU, POR SER ELA MUITO FEIA, LEVA-LA AMARRADA PELO PESCOÇO. NA DELEGACIA, QUANDO SE DIRIGIU AO DELEGADO PARA SE QUEIXAR DE MAUS TRATOS, O REPRESENTANTE DA LEI DISSE COM RAIVA:
- CALA ESTA BOCA FEIA, SUA VACA! VOU TE MANDAR PARA CELA DOS HOMENS, PRA VOCÊ SABER O QUE É BOM PRA TOSSE - E MANDOU MESMO.
EM MENOS DE QUINZE MINUTOS APARECEU UM CARCEREIRO TRAZENDO DE VOLTA A LILI, JÁ QUE OS PRESOS NÃO ACEITARAM DIVIDIR COM ELA A MESMA CELA. FICARAM TODOS COM O ESTÔMAGO EMBRULHADO.
A LILI HOJE VIVE COM UM MULHER HORROROSA. UMA PORTUGUESA VELHUSCA DE BIGODE, SEM LÁBIOS, OLHOS MUITO PEQUENOS, DESBOCADA, MAL VESTIDA, SUJA, CONHECIDA COMO "TIÃO" E QUE DESCE A PORRADA NELA, DIZENDO: "TOMA LÁ SUA FEIA! TOMA LÁ PRA VER SE CONSERTA ESSA CARA DE CACHORRO"! TOMA LOBISOMEM"!
O PAI DA LILI, NO ENTANTO, MEU GRANDE AMIGO, CEGO COMO SÃO OS PAIS, ACHA QUE ELA É APENAS UM TANTINHO PARANOICA E QUE NA VERDADE, NÃO É ASSIM TÃO FEIA.
CLÁUDIO GONZAGA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário