ENQUANTO A ZARAGALHADA (perdão) QUE SE FORMA NOS HORÁRIOS EM QUE ACONTECEM OS JOGOS DESTA COPA DO MUNDO DE 2010, QUE EU NÃO AMO, FICO LEMBRADO DE UM TEMPO DE CALMA E PAZ, QUANDO SE OUVIA APENAS O VENTO BATENDO SUAVE NOS RAMOS DO SASSAFRÁS BALDIO, TENDO AO FUNDO UM PIANO QUE TOCAVA MANSO UMA VALSA DE ERNESTO NAZARETH OU "O DESPERTAR DA MONTANHA" DE EDUARDO SOUTO, POR EXEMPLO.
SOU DAQUELES VELHINHOS QUE TÊM A NOSTALGIA DOS SILÊNCIOS, DAS BRISAS FRESCAS, DOS CÉUS RICAMENTE ESTRELADOS, DO MAR TRANQUILO DE METAL AZUL BRILHANTE REFLETINDO A LUA, DO "BOM DIA" CASUAL E PACIFICO DE ALGUÉM QUE PASSA, DA SESSÃO DAS DUAS NOS CINEMAS, DOS PASSEIOS SERENOS DE BICICLETA, DAS TARDES DE SOL APAVORANTEMENTE CALADAS, DAS REVOADAS DOS PARDAIS AO FIM DA TARDE, DO "SAI DO SERENO MENINO", DO "JAJÁ DE CÔCO" DA KIBON, DE OUVIR NA NOITE APAGADA, NOS MISTÉRIOS DO ARPOADOR ANTIGO, O RADIO DO BUICK CONVERSÍVEL NEGRO, DE PORTAS ABERTAS, TOCAR "ROCK AND ROLL LULLABY" OU "GEORGIA ON MY MIND" OU AINDA, ENTRE MIL OUTRAS CANÇÕES, "CAN'T TAKE MY EYES OFF OF YOU", "SMOKE GETS IN YOUR EYES". O SEXO ERA MELHOR COM TRILHA ASSIM, ENQUANTO AS ONDAS FURIOSAS DA PRAIA DO DIABO BATIAM PODEROSAS EM ROCHEDOS IMAGINÁRIOS, DANDO UM TOQUE AMEAÇADOR AO MELHOR DOS PECADOS.
O BOM DE SE ESTAR MAIS VELHO É PERDER O PUDOR EM RALAÇÃO AO PASSADO E PODER SER ABERTAMENTE SAUDOSISTA. A MAIORIA DE NÓS, FICA REPETINDO ANTIGOS CHAVÕES MENTIROSOS COMO, POR EXEMPLO: "OS BONDES ERAM MARAVILHOSOS", "O CORSO ERA LINDO", "OS BLOCOS DE SUJO ERAM DELICIOSOS", "FILMES BONS ERAM OS DE ANTIGAMENTE", "O TEATRO DE REVISTA ERA UMA BELEZA", "VICENTE CELESTINO É QUE ERA CANTOR", "A ELIANA MACEDO ERA MUITO GRACIOSA", "OSCARITO ERA É O MAIOR CÔMICO DO MUNDO", ETC. MESMO SENDO ISSO TUDO MENTIRA, DITO POR UM VELHO SAUDOSO, É ACEITÁVEL.
EU, ENTRETANTO, COMO SOU UM VELHINHO CORROMPIDO, TENHO SAUDADE DE COISAS MAIS SENSUAIS. SINTO FALTA DE CHUCKY BERRY, THE PLATTERS, THE MAMAS AND THE PAPAS, LITTLE RICHARDS, THE BEATLES, THE FOUR SEASONS E DE FUMAR OS INOCENTES BASEADOS DE UM TEMPO SEM CULPA E CHEIO DE DESEJO. UM TEMPO TÃO BOM, QUE ATÉ ENCONTRAR UM AMIGO DE TODO DIA, ERA UMA AVENTURA INDESCRITÍVEL.
JÁ EXISTIA A COPA DO MUNDO E O SEU TROPEL, MAS NADA DE VUVUZELAS E ESTAMPIDOS DE GUERRA, TIROS E CAPOTAGENS, ALEGRIA INVENTADA E VAZIOS INTERIORES. OS MAIS AFOITOS DE ENTÃO, BATIAM NOS POSTES DE FERRO COM PEQUENAS PEDRAS E SOLTAVAM BOMBINHAS DE SÃO JOÃO. ALGUNS HOMENS EXAGERADOS, VESTIAM-SE DE MULHER E SAIAM À RUA. É POSSÍVEL CRER QUE PROVOCASSEM RISOS? POIS ERA O QUE ACONTECIA. COMO A IMPOSTURA AINDA NÃO HAVIA TOMADO CONTA DE TUDO, UM HOMEM VESTIDO DE MULHER FAZIA RIR. NÃO ERA NADA BEM ACABADO E PROFISSIONAL COMO A ISABELITA DOS PATINS. ERA ALGO TOSCO E COMICAMENTE IMPROVISADO: UMA SAIA VELHA, UM TURBANTE DE LENÇO COMUM NA CABEÇA, TAMANCOS DE PORTUGUÊS, BATOM BORRADO E ALEGRIA. ERAM ASSIM OS TRAVESTIS DAS COMEMORAÇÕES.
EM 1958, NA FINAL ENTRE BRASIL E SUÉCIA, APARECEU UM SUJEITO FANTASIADO A SERIO DE ODALISCA AZUL. UMA MULHER, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DAS SENHORAS DIREITAS DE NITERÓI, COMENTOU BURRA:
- ISSO NÃO É MAIS BRINCADEIRA, É INDECÊNCIA. ESTE HOMEM É MARIQUINHA!
E EU, JÁ LEVEMENTE CORPORATIVO, ME FAZENDO DE INOCENTE AOS DEZESSEIS ANOS, PERGUNTEI:
- MARIQUINHA É QUANDO UM HOMEM DÁ A BUNDA PARA OUTRO E ESTE ENFIA A PICA NO CU DELE?
- VOCÊ ME RESPEITA MENINO! QUE PALAVREADO É ESSE?
- EU SÓ ESTOU PEDINDO UMA INFORMAÇÃO...
ALGUMAS PESSOAS SE ACERCARAM. EU ENTÃO, SEMPRE EXIBIDO, QUERENDO APARECER, CONTINUEI:
- CONHEÇO UM HOMEM MARIQUINHA. ELE ADORA DAR O CU. ALIÁS DIZEM QUE ELE ESTÁ BEM ARROMBADO. O FURO DELE TEM DEZ CENTIMETROS DE DIÂMETRO... ELE NÃO SE INCOMODA DE MOSTRAR, NÃO. SE A SENHORA QUIZER, EU VOU BUSCAR O RAPAZ E TRAGO AQUI PARA A SENHORA OLHAR O CU DELE. QUER?
A MULHER SE AFASTOU INDIGNADA, PORQUE DECERTO PERCEBEU A MINHA JOGADA. SEMPRE GOSTEI DE ACHINCALHAR GENTE PURITANA, USANDO PORNOGRAFIA PESADA. ESTE MEU JEITO DIVERTIA MUITO AS PESSOAS DO BEM; AS OUTRAS ME ODIAVAM.
A VIDA É REALMENTE COMO UMA VELA ACESA AO SABOR DO VENTO.
NO ENTANTO, ESTÁ NA MINHA MEMÓRIA, A VELOCIDADE SUICIDA COM QUE A MINHA JUVENTUDE BRINCOU COM A MORTE, DIRIGINDO OS AUTOMÓVEIS COMO SE FOSSEM BRINQUEDOS NUM PARQUE DE DIVERSÕES. DE FATO HOUVE ALGUMAS MORTES, MAS NÃO TANTAS QUANTO SERIAM DE SE ESPERAR, DADAS AS IMPRUDÊNCIAS. ME LEMBRO DE ESTAR NA GARUPA DE UMA MOTO EM VELOCIDADE ALTÍSSIMA (à época não se usavam capacetes) NA ESTRADA DO JOÁ. POIS NEM POR UMA FRAÇÃO DE SEGUNDO ME PASSOU PELA CABEÇA A POSSIBILIDADE DE UM ACIDENTE. AOS DEZOITO ANOS, ATÉ QUE A MORTE APAREÇA DE SURPRESA, SOMOS IMORTAIS, É CLARO.
QUANDO EU TINHA ESSA IDADE, UM AMIGO, TAMBÉM MUITO JOVEM, SOFREU UM ACIDENTE DE LAMBRETA E MORREU. AQUELA MORTE FEZ TANTO SUCESSO, EMOCIONOU TANTA GENTE, FIZERAM-SE TANTAS HOMENAGENS AO JOVEM ACIDENTADO E MORTO, QUE EU ACABEI FICANDO COM INVEJA DELE. PEDI A DEUS QUE ME DESSE MORTE IGUAL, URGENTEMENTE.
"LA FESTA APPENA COMINCIATA E GIÀ FINITA", COMO CANTAVA O SERGIO ENDRIGO, É EXATAMENTE O QUE ACONTECE EM NOSSAS VIDAS, POIS MESMO OS QUE DURAM MUITO, TÊM A IMPRESSÃO DE QUE TUDO SE PASSOU NO TEMPO DE UM RALAMPAGO. AGORA TEMOS VINTE ANOS; DAQUI HÁ POUCO SOMOS VELHOS E NÃO VIMOS O PASSAR DO TEMPO. POR ISSO É PRECISO AMAR CADA MINUTO DE VIDA, PORQUE ELE É FUGAZ E NUNCA RETORNA. O VENTO QUE ACARICIOU O NOSSO ROSTO AGORINHA MESMO, NUNCA MAIS VOLTARÁ. É ISSO, ENTRETANTO, QUE NOS ANIMA O ESPÍRITO: ESTA CAPACIDADE QUE TEM A VIDA DE SER SEMPRE NOVA, SEMPRE INESPERADA.
SÓ UMA COISA É REALMENTE TRISTE EM QUEM VIVE: A ESTAGNAÇÃO. A MESMICE, ONDE NÃO HÁ MUDANÇA NEM VARIAÇÃO. SE QUEREMOS UMA VIDA CRIATIVA, FUJAMOS DA UNIFORMIDADE E DA REPETIÇÃO. SE FOR PRECISO CHAME O SEU COMPANHEIRO (A) PARA MUDAR COM VOCÊ, AO SEU LADO. NINGUÉM PRECISA ABANDONAR O AMOR POR CAUSA DA SEDE DE VARIEDADE. É POSSÍVEL VARIAR, ELABORANDO UM DIA A DIA CRIATIVO. CORRER PARA UM NOVO AMOR NÃO ADIANTA, PORQUE "O AMOR É COMO DEUS. NÃO HÁ QUE PROCURA-LO. QUANDO ELE QUER, VEM TER CONOSCO", COMO REVELA UM ANTIGO DITO POPULAR.
QUANDO FALO COM SAUDADE DO PASSADO, É PORQUE APRENDI A AMAR O PRESENTE.
É CLARO QUE HÁ DIAS EM QUE A VIDA NOS PESA E AMEAÇA SER DESAGRADÁVEL, MAS A NOSSA REAÇÃO DEVE SER IMEDIATA. AÍ ESTÃO OS BONS LIVROS QUE NOS SÃO COMPANHEIROS VALIOSOS, OS BONS FILMES QUE NOS LEVAM À OUTRAS REALIDADES, OS AMIGOS VERDADEIROS QUE NÃO NOS COBRAM NADA. ESTES SÃO AS PESSOAS MAIS IMPORTANTES DO MUNDO, EMBORA RARAS, PORQUE SÓ HÁ, EM RELAÇÃO A ELES, UMA VERDADE DEFINITIVA: QUER TER AMIGO? SEJA AMIGO.
QUANDO FALO COM SAUDADE DO PASSADO, É PORQUE APRENDI A AMAR O PRESENTE.
É CLARO QUE HÁ DIAS EM QUE A VIDA NOS PESA E AMEAÇA SER DESAGRADÁVEL, MAS A NOSSA REAÇÃO DEVE SER IMEDIATA. AÍ ESTÃO OS BONS LIVROS QUE NOS SÃO COMPANHEIROS VALIOSOS, OS BONS FILMES QUE NOS LEVAM À OUTRAS REALIDADES, OS AMIGOS VERDADEIROS QUE NÃO NOS COBRAM NADA. ESTES SÃO AS PESSOAS MAIS IMPORTANTES DO MUNDO, EMBORA RARAS, PORQUE SÓ HÁ, EM RELAÇÃO A ELES, UMA VERDADE DEFINITIVA: QUER TER AMIGO? SEJA AMIGO.
CLÁUDIO GONZAGA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário