A MANHÃ DE 15 DE NOVEMBRO DE 1889, COMEÇOU TRANQUILA PRA A FAMÍLIA IMPERIAL BRASILEIRA E PARA TODO O PAIS. APENAS A MULHER DO MARECHAL DEODORO DA FONSECA (ele ainda não era marechal, mas vá lá), MULHER IRASCÍVEL, ESTAVA COM O CÃO POR NÃO TER SIDO CONVIDADA PARA O BAILE DA ILHA FISCAL, NO DIA ONZE, QUE REUNIRA A ALTA SOCIEDADE DE ENTÃO. CLARO QUE HOUVE MUITOS PENETRAS, MAS FOI, SEGUNDO DIZEM, UMA FESTA DIVERTIDA. A DONA "COISA", ESPOSA DO DEODORO, ATRIBUÍA À PRINCESA ISABEL O NÃO CONVITE. DIZIA ESPUMANDO DE RAIVA:
- AQUELA FILHA DA PUTA, MÃE DO MÃOZINHA (apelido do herdeiro presuntivo do trono brasileiro, por ter o menino a mão encolhida)), DISSE A MUITA GENTE QUE NÓS NÃO SERIAMOS CONVIDADOS PARA O BAILE, PORQUE EU ERA GENTINHA.
O DEODORO, QUE TINHA PASSADO MAL À NOITE COM UMA PUTA DIARREIA, DISSE GEMENDO, AINDA NA CAMA:
- BESTEIRA MULHER. EU NÃO PRECISO DE CONVITE. SOU AMIGO DO IMPERADOR E TERIA IDO SE QUISESSE.
- NÃO SEJA BURRO DEODORO! EU ESTOU FALANDO DE CONVITE! QUE VOCÊ PODIA ENTRAR EU SEI. EU SÓ FICO PUTA, PORQUE A VACA NÃO NOS CONVIDOU.
NISSO, OUVIRAM DO INTERIOR DO CASARÃO SEM PERSONALIDADE, QUE ANOS MAIS TARDE O PREFEITO PEREIRA PASSOS MANDARIA DERRUBAR A GOLPES DE PICARETA, ALGUÉM BATENDO PALMAS E DIZENDO COM SOTAQUE BAIANO:
- Ó DE CASA! ABRE A PORTA, MEU REI!
ERA RUI BARBOSA QUE ESTAVA TAMBÉM REVOLTADO COM O CONDE D'EU, POIS ESTE O HAVIA CHAMADO DE CABEÇÃO NUM BOTEQUIM PERTO DO PALÁCIO ISABEL ( hoje Laranjeiras).
- AQUELE DESCARADO AGIOTA, ME CHAMAR DE CABEÇÃO PELOS BOTEQUINS É INTOLERÁVEL! EU ACHO QUE O MARECHAL DEVIA PROCLAMAR ESTA REPUBLICA DE UMA VEZ E MANDAR A FAMÍLIA TODA PARA O EXÍLIO IMEDIATAMENTE. A IMPERATRIZ É OUTRA QUE NÃO ME RESPEITA... SABE O QUE ELA DISSE OUTRO DIA DURANTE UM BEIJA MÃO? QUE ME ACHA ENGRAÇADO. SERÁ QUE EU SOU PALHAÇO, MEU REI? AQUELA VELHA ME CHAMAR DE ENGRAÇADO, NÃO É MOLE! OUTRO FILHO DA PUTA É O VISCONDE DE OURO PRETO, QUE DISSE QUE EU FALO MUITO EMPOLADO, COMO UM BACHAREL. ORA MERDA, EU FALO MUITO BEM... QUE DESCARADO!
E O MARECHAL DEODORO, SE CONTORCENDO DE CÓLICAS INTESTINAIS, DEVIDO A UNS BOLINHOS QUE COMERA NA VÉSPERA, NUMA CARROCINHA, NO CAMPO DE SANT'ANA:
- DEIXA ISSO PRA LÁ, RUI!
A MULHER DO DEODORO ENTROU NA CONVERSA:
- É ISSO MESMO, RUI. O NEGÓCIO É PROCLAMAR A REPUBLICA! AGORA, NADA DE FICAR DEPOIS BEBENDO PELA RUA PARA COMEMORAR. VEM UM PESSOAL AQUI ALMOÇAR E EU JÁ ESTOU COM UM LEITÃO NO FORNO. VOCÊ, DEODORO, VAI PRECISAR ESTAR PRESENTE. ENTÃO, É PROCLAMAR A REPUBLICA DEPRESSA E VOLTAR PRA CASA. ANDE HOMEM, VÁ VESTIR A FARDA E PROCLAME LOGO ESTA PORCARIA! TAMBÉM NÃO CONVÉM FAZER ISSO DE PIJAMA, POIS VÃO METER O MALHO. AÍ MESMO É QUE A VACA DA PRINCESA VAI DIZER QUE SOMOS GENTINHA!
O MARECHAL SE CONVENCEU E FOI SE VESTIR. RUI BARBOSA DEIXOU A CASA E FOI CONTAR PRA TODO MUNDO QUE A REPUBLICA IA SER PROCLAMADA. MEIA HORA DEPOIS, O MARECHAL, QUE ERA AMIGO DO PEITO DO IMPERADOR, CHEGOU AO QUARTEL GENERAL (hoje Palácio do Exercito). AO PROCLAMAR A REPUBLICA, SE CONFUNDIU E ERGUENDO O BONÉ, GRITOU: "VIVA O IMPERADOR", COMO COSTUMAVA FAZER SEMPRE. PERCEBENDO A GAFE, O BENJAMIM CONSTANT, COM UM SORRISO AMARELO, PARA DISFARÇAR, ORDENOU QUE DESSEM SALVAS DE ARTILHARIA.
O MARECHAL COMBALIDO PELO DESARRANJO INTESTINAL, DISSE ASSIM PARA O VISCONDE DE OURO PRETO, REUNIDO COM O SEU MINISTÉRIO:
- OLHA AÍ: VOSSA EXCELÊNCIA ESTÁ DEMITIDO JUNTO COM SEUS COLEGAS. A PARTIR DE HOJE A MONARQUIA FOI PRO BREJO. PODEM IR PRA CASA E TRATAR DE ARRUMAR OUTRO EMPREGO. ESTOU NESTE MOMENTO PROCLAMANDO A REPUBLICA!
- MAS ISSO É UM ABSURDO! ATÉ O IMPERADOR, QUE É UM SUJEITO CALMO, VAI FICAR PUTO! ISSO É O RESULTADO DE VOSSA EXCELÊNCIA SÓ ANDAR METIDO COM GENTE QUE NÃO PRESTA, COMO, POR EXEMPLO, QUINTINO BACAIÚVA. AQUILO NÃO VALE NADA! - DISSE O VISCONDE DE OURO PRETO, INDIGNADO.
- NÃO INTERESSA - CONTINUOU O MARECHAL - A REPUBLICA JÁ ESTA PROCLAMADA E AGORA EU VOU PRA CASA DAR UMA BARRIGADA, QUE O NEGÓCIO ESTÁ FEIO. ALÉM DISSO, VOU TER VISITAS PRO ALMOÇO HOJE.
QUANDO O MARECHAL CHEGOU EM CASA, ENCONTROU A SUA MULHER FOFOCANDO COM UMA VIZINHA:
- POIS É COMO ESTOU TE DIZENDO: A PRINCESA ALÉM DE ME CHAMAR DE GENTINHA, DISSE QUE O RUI BARBOSA NÃO PASSA DE UM CABEÇÃO, UM MEQUETREFE! AGORA, NISSO ELA ATÉ QUE TEM RAZÃO. AQUELA CABEÇA DO RUI É UM DESCALABRO! QUE SUJEITO FEIO! PUTA QUE O PARIU!!!
E A VIZINHA, DIRIGINDO-SE A DEODORO, QUE ENTRAVA MUITO PÁLIDO E SUBITAMENTE MAIS VELHO:
- E AÍ, SEU "COISA"? FOI BOA A PROCLAMAÇÃO? EU ESTOU SABENDO QUE O SENHOR DEU UM PULINHO NO CAMPO DE SANTANA PRA PROCLAMAR A REPUBLICA, NÉ?
O MARECHAL NÃO RESPONDEU E FOI CORRENDO PARA A LATRINA QUE FICAVA NUM QUARTINHO NO QUINTAL, COMO ERA O COSTUME. A SUA MULHER O SEGUIU E ENQUANTO O POBRE HOMEM DEFECAVA, A MULHER DIZIA:
- VOCÊ FEZ MUITO BEM. ASSIM AQUELA JAGODES, AQUELA BIGORRILHAS DA ISABEL, VÊ O QUE É BOM PRA TOSSE! TODO MUNDO TA DIZENDO QUE A FESTA DA ILHA FISCAL FOI DO ARROMBA. O QUE ME DÁ PENA É QUE AQUILO SÓ É POSSÍVEL NUMA MONARQUIA. NUM REGIME REPUBLICANO, NÃO SE PODE DAR UMA FESTA DE CLASSE... REPUBLICA É COISA DE POBRE...
- POIS É. EU JÁ ESTOU ARREPENDIDO. ISSO TUDO VAI ME DAR MUITA DOR DE CABEÇA... EU JÁ ESTOU COM IDADE PARA IR MORAR NO MATO E CRIAR GALINHAS. QUEM É QUE VEM ALMOÇAR HOJE?
- AH, NÃO É NINGUÉM NÃO... É SÓ O PESSOAL DA GAZETA DE NOTICIAS, QUE VEM ME CONTAR DETALHES DO BAILE DA ILHA...
- VOCÊ SÓ PENSA NESSE BAILE! VAI ENCHER A CASA DE JORNALISTAS... EU NÃO VOU APARECER NA SALA. TEM UNS ALI QUE SÃO MONARQUISTAS, VÃO QUERER DAR PALPITES NA MINHA REPUBLICA. SÓ QUE ELA JÁ ESTÁ IMPLANTADA!
- DIZEM QUE TINHAM CINCO MIL CONVIDADOS NA FESTA. AQUELA VACA DA PRINCESA ME APUNHALOU PELAS COSTAS...
TODO MUNDO SABE QUE JORNALISTA NÃO RECUSA CONVITE PARA ALMOÇO, JANTAR, LANCHE, CAFÉ DA MANHÃ, BRUNCH E SIMILARES. O PESSOAL DA GAZETA COMEU UM LEITÃO DE CINQUENTA QUILOS, MAIS A FAROFA, LENTILHA COM PAIO, ARROZ DE FORNO, VÁRIOS FRANGOS ASSADOS, EMPADAS, PASTEIS, PEIXES ASSADOS, MUITO VINHO E CACHAÇA. SAÍRAM TODOS BÊBADOS, DIZENDO QUE O ALMOÇO DE COMEMORAÇÃO DO DEODORO, FOI UMA MERDA. NO DIA SEGUINTE, FOI PUBLICADA REPORTAGEM DIZENDO QUE REALMENTE O ALMOÇO FORA UM LIXO E QUE O DEODORO PASSARA O DIA SENTADO NA PRIVADA. A MATÉRIA DA GAZETA, INSINUAVA QUE O DEODORO TINHA TOMADO UM PORRE DEPOIS DA PROCLAMAÇÃO.
O RUI BARBOSA, DEPOIS DE LER A GAZETA, FOI À CASA DE DEODORO E DISSE QUE ELE DEVIA MANDAR UMA TROPA EMPASTELAR E FECHAR O JORNAL DEBAIXO DE CACETADA. INCLUSIVE SE OFERECEU PARA COMANDAR A OPERAÇÃO.
- EU NÃO POSO AUTORIZAR ISSO, RUI. SERIA UMA ILEGALIDADE...
- QUAL NADA. EM PRINCIPIO GERAL, TODOS OS ATOS DO GOVERNO PROVISÓRIO, DEVEM SER DISCUTIDOS COM TODOS OS MEMBROS DO CONSELHO, MAS HÁ OCASIÕES EM QUE, UM MEMBRO DO CONSELHO, PODE AFASTAR-SE DESTA NORMA, DESDE QUE TENHA O "PLACET" DO CHEFE DE ESTADO.
- NÃO ENROLA RUI. VÁ A MERDA CABEÇÃO! - O MARECHAL ESTAVA UMA FÚRIA COM O RUI, POR ELE O TER INFLUENCIADO A FAZER O QUE FEZ. O VELHO HOMEM ESTAVA REALMENTE ARREPENDIDO. NA ÚLTIMA MEIA HORA, CHEGARA A CONCLUSÃO DE QUE ERA UM MONARQUISTA.
O RUI SE RETIROU DA CASA DO DEODORO, BEM PUTO. ELE TINHA PROBLEMAS COM O TAMANHO DA CABEÇA. FICAVA UMA FERA QUANDO O CHAMAVAM DE CEBOLÃO, MAMÃO, MORANGA, MELÃO E OUTROS VEGETAIS. VIVIA ÀS TURRAS COM OS CARICATURISTAS POR CAUSA DE SUA CABEÇA, SEMPRE RETRATADA COM INCOMENSURÁVEL DESPROPORÇÃO.
A NOTICIA DO TRANCO QUE O MARECHAL DEU NO RUI, SE TORNOU PÚBLICA, PORQUE A MULHER DO DEODORO ERA ESPECIALISTA EM ESPALHAR COISAS ASSIM. QUANDO O BENJAMIM CONSTANT SOUBE QUE O RUI QUERIA EMPASTELAR E FECHAR A GAZETA, MANIFESTOU-SE SEVERAMENTE CONTRA.
AQUELES FORAM DIAS REALMENTE CONTURBADOS EM TODO O PAIS, INCONFORMADO COM A PARTIDA DO IMPERADOR, POIS NA NOITE DE DEZESSETE DE NOVEMBRO, A FAMÍLIA IMPERIAL EMBARCOU PARA O EXÍLIO, DE MADRUGADA, NA CALADA, ENQUANTO A CIDADE DORMIA, PORQUE CHEGOU-SE A CONCLUSÃO DE QUE O POVO NÃO ACEITARIA, SEM REAGIR, A DESONRA IMPOSTA AO IMPERADOR, CONSIDERADO AMIGO. JÁ A DONA TERESA CRISTINA DE BOURBON, A IMPERATRIZ, ERA AMADA POR TODOS, APENAS POR SER UMA PACATA E DOCE DONA DE CASA CHEIA DE NETOS.
ASSIM TEVE INICIO A FABULOSA REPUBLICA BRASILEIRA, QUE DEU NO QUE DEU.
AGORA RESPONDAM: FOI OU NÃO POR MOTIVO FÚTIL QUE PROCLAMARAM A REPÚBLICA?
E NÃO ME VENHAM DIZER QUE SOU MONARQUISTA, PORQUE NÃO SOU. APENAS GOSTO DE PESQUISAR A HISTÓRIA E PASSA-LA ADIANTE, COM VERDADE.
CLÁUDIO GONZAGA.