quinta-feira, 8 de julho de 2010

BOTEQUINS VELHOS DE GUERRA.

É nos botequins que se sabem das coisas, se fazem amigos, se aprende a vida e se tomam os porres indispensáveis a um mínimo de integração social. Botequim é todo e qualquer lugar em que se vai apenas para beber e conversar, seja ele chic e bonito ou feio e esculhanbado.


AMAR OU ODIAR. EM RELAÇÃO AOS BOTEQUINS, É UMA COISA OU OUTRA. O QUE CHAMAREMOS AQUI DE BOTEQUIM, SERÁ QUALQUER LUGAR EM QUE SE BEBA E SE ENCONTREM PESSOAS QUE GOSTEM DE CONVERSAR. ALI, MAIS DO QUE IDEIAS, SE TROCAM PALAVRAS. TODA CONVERSA DE BOTEQUIM É NECESSARIAMENTE MIÚDA E RÁPIDA, EMBORA SEJAM FREQUENTEMENTE CHEIAS DE ESPECÍFICA SABEDORIA. UM BOTEQUIM PODE SER O CONHECIDO "PÉ SUJO" PEQUENO, GERALMENTE DIRIGIDO POR UM PROPRIETÁRIO PORTUGUÊS OU ESPANHOL SEM NOÇÃO DEFINIDA DE HIGIENE, MAS PODE SER TAMBÉM UM RESTAURANTE POPULAR DE MUITAS MESAS COMO O "LAMAS", DESDE QUE SEJA REDUTO DE BOEMIA, ASSIM COMO PODE SER AINDA UM ELEGANTE BAR DE PREÇOS ALTOS, MAS QUE REÚNA GENTE DE INDISCUTIVEL COMPETÊNCIA NO RAMO, QUE GOSTE DE RIR. PODE SER UM TRAILER IMPROVISADO À BEIRA MAR, EM QUE TODOS TENHAM OPINIÃO SOBRE O QUE QUER QUE SEJA.
PARA QUE UM LUGAR SEJA CONSIDERADO BOTEQUIM É PRECISO QUE SIRVA BEBIDA ABUNDANTE, RECEBA UMA FREGUESIA BEM VARIADA, EM MAIORIA HOMENS, TODOS DE DIFERENTES CLASSES SOCIAIS. É PRECISO AINDA QUE SIRVA UMA COMIDINHA HONESTA, MESMO QUE SIMPLES. É PRECISO TAMBÉM QUE SEJA FREQUENTADO POR PESSOAS NÃO MUITO RECOMENDÁVEIS PELO VATICANO E QUE CULTIVEM O SAUDÁVEL HÁBITO DE MENTIR COM BOA IMAGINAÇÃO. AS MENTIRAS CONTADAS EM UM BOTEQUIM, SÃO AS MAIS VALIOSAS VERDADES À DISPOSIÇÃO DE SEUS FREQUENTADORES, ETERNOS MENINOS CUJA FANTASIA VOA MAIS ALTO DO QUE AS PIPAS DE SUA INFÂNCIA.
AH, SIM: UM BOTEQUIM PARA SER "O MÁXIMO", DEVE SER ODIADO PELAS ESPOSAS, FILHAS, BEATAS DE SACRISTIA, TRABALHADORES DO TIPO "GUARDA CHUVA", SENHORAS DIREITAS, FREIRAS, MÃES, IRMÃS, VIZINHAS (OS) ETC.
HÁ QUEM GARANTA QUE UM BOTEQUIM PARA SER CONSIDERADO BOM MESMO, DE VEZ EM QUANDO, DEVE DE SAIR UM "PAU" (briga). POREM, COMO AS BRIGAS SÃO SEMPRE O RESULTADO DE ELEVADAS DOSAGENS, PASSADO O PORRE TOMA-SE OUTRO PILEQUE, PARA LAVAR O QUE O ANTERIOR SUJOU. A MÁXIMA É: "O QUE O WHISKY SUJA, ELE MESMO LAVA".
OS SEUS FREGUESES, ALÉM DE SEREM OBRIGATORIAMENTE BOÊMIOS INVETERADOS, EXIGE-SE DELES QUE SEJAM IDENTIFICADOS POR PARTICULARIDADES ÚNICAS. POR EXEMPLO: EM CADA BOTEQUIM, DEVE TER PELO MENOS UM "MALUCO" (aqueles que, bêbados, nada temem), UM "INTELECTUAL" OU DOIS, UM POETA (cruz pesada quando mostra a sua obra), ADORADORES DE FUTEBOL, UM "SACO DE PANCADA", UM FANÁTICO POR POLÍTICA DE OPOSIÇÃO, UM OU DOIS COMUNISTAS (por mais anacrônico que seja isso), UM CAMARADA QUE SOBRETUDO ODEIE OS ESTADOS UNIDOS, UM "CINEASTA", UM "ALTO" FUNCIONÁRIO DE MULTI-NACIONAL, PELO MENOS DOIS QUE ACREDITEM QUE O BRASIL NÃO TEM MAIS SOLUÇÃO, JORNALISTAS AOS MONTES E AQUELES QUE SABEM TUDO DE "FONTE LIMPA".
NO QUE DIZ RESPEITO À BEBIDAS, UM BOTEQUIM DE CATEGORIA, SERVE DE TUDO E NESTE ITEM NÃO SE PERDOAM FALHAS. A PREFERÊNCIA, NO ENTANTO RECAI, INDEFECTÍVEL, NAS CERVEJAS E CHOPES.
AQUI ESTÃO DEZ LEMBRETES FUNDAMENTAIS PARA PRINCIPIANTES:
1- O NAMORO DE ONTEM NO BOTEQUIM, NÃO SERVE PARA HOJE. É PRODUTO ALTAMENTE PERECÍVEL.
2- O FREQUENTADOR CONTUMAZ DE UM BOTEQUIM, SÓ DEVE SE RETIRAR, QUANDO ESTIVER SERIAMENTE EMBRIAGADO, MAS ANDANDO SOZINHO.
3- UM PROFISSIONAL DE BOTEQUIM DEVE TER A CONSCIÊNCIA DE QUE AMANHÃ TEM MAIS.
4- NA HORA DAS MENTIRAS SOBRE O SEU PODER DE SEDUÇÃO, POR FAVOR, PEGUE LEVE. O DEBOCHE POR ALI É INFALÍVEL.
5- NÃO CONTE O SEU SONHO DA NOITE PASSADA.
6- NÃO SEJA PÃO DURO COM OS AMIGOS "DESPREVENIDOS", MESMO QUE SEJAM FREQUENTES E MUITOS.
7- OUÇA PACIENTEMENTE UMA HISTÓRIA PELA DÉCIMA VEZ, COM FINGIDA SURPRESA
8- RIA SEMPRE DA PIADA.
9- FINJA LEMBRAR (não custa nada e oferece felicidade).
10- NÃO CHAME O GARÇOM DE GARÇOM. ELE DEVE SER CHAMADO POR SEU NOME PRÓPRIO.
AGORA, PERGUNTA DONA PALMIRA SOARES BASTOS: "COMO UM LUGAR TÃO CHEIO DE REGRAS, PODE SER AGRADÁVEL"? NÃO HÁ EXPLICAÇÃO, MINHA SENHORA. ESTAMOS DIANTE DE UM FATO: O BOTEQUIM É UMA DELICIA E OS SEUS VÍCIOS SÃO AS SUAS VIRTUDES.
O MEU BOTEQUIM PREFERIDO É O "DEGRAU" NO LEBLON. A TRUTA NA MANTEIGA COM AMÊNDOAS DE LÁ, É INDISCUTIVELMENTE O QUE HÁ DE MELHOR. MAS, É CLARO, EXISTEM MUITOS OUTROS BOTEQUINS. ESTÃO EM TODA PARTE E ALGUNS CHEGAM A SER PERFEITOS, COMO FOI O CASO DO ANTONIO'S.
AGORA, A NOTA DISCORDANTE: INVENTARAM UM TIPO DE BOTEQUIM CHAMADO "PÉ LIMPO", QUE DEVE SER EVITADO. É LÁ QUE SE VÊM "CASAIS FELIZES" BEBERICANDO CHOPES E SENTINDO-SE BOÊMIOS. NA RUA ALICE EM LARANJEIRAS, TEM UM. UMA MERDA!!!
PARA UM PROFISSIONAL, IR A UM "PÉ LIMPO" SERIA TORTURANTE. COMO DIZ O MILLOR FERNANDES,"PÉ LIMPO"É A PUTA QUE O PARIU.
O BOTEQUIM É UM FENÔMENO TÃO LOCAL QUE, DIA DESSES, UM TURISTA PASSOU PELO "BAR DOS MARUJOS" E AO SENTIR AQUELA "ATMOSFERA", DISSE NUM PORTUGUÊS ATRAPALHADO: "NÃO SEI DIZER PORQUE, MAS ESTE LUGAR É MARAVILHOSO" - E FICOU ESPREITANDO DE LONGE, COM UM OLHAR PERDIDO E SONHADOR. MAIS TARDE EU SOUBE QUE ELE ERA NORUEGUÊS. AO SABER DISSO, MEUS OLHOS SE ENCHERAM DAS MAIS SENTIDAS LÁGRIMAS, POR VER UM SEMELHANTE PASSAR POR TAMANHA PROVAÇÃO.
DAQUELE DIA EM DIANTE, QUANDO OUÇO ALGUÉM RECLAMANDO DA VIDA, PERGUNTO LOGO:
- MEU AMIGO, JÁ IMAGINOU SE VOCÊ NASCESSE NA NORUEGA E A SUA MAIOR DIVERSÃO FOSSE COMPRAR BONS CANIVETES PARA ABRIR BARRIGA DE PEIXE?
A PESSOA SE CALA IMEDIATAMENTE E NUNCA MAIS RECLAMA DE NADA.


CLÁUDIO GONZAGA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário