segunda-feira, 26 de julho de 2010

JUVENTUDE E VELHICE.


VOU LHES CONTAR UM CASO DE "NÃO AMOR", PASSADO NO RIO, QUE TALVEZ TENHA SIDO O MAIS OFENSIVO À ALMA HUMANA.
O AUGUSTO DA PAZ, FORMADO EM DIREITO, MAS QUE GOSTAVA MESMO ERA DE PRATICAR UMA PROFISSÃO MUITO MAIS DIVERTIDA DO QUE A DE ADVOGADO: A DE PROXENETA. CAFETÃO, PARA SER MAIS EXPLICITO. MAS NÃO UM GIGOLÔ COMUM, ABSOLUTAMENTE. ELE SÓ EMPRESARIAVA MOÇAS DE FAMÍLIA. JOVENS QUE NUNCA TINHAM SEQUER PENSADO EM UM DIA, GANHAR A VIDA NA PUTARIA. ELE, NO ENTANTO, QUANDO CONHECIA UMA INOCENTE E BONITA JOVEM, DE FAMÍLIA POBRE, MOSTRAVA-SE ENCANTADOR E EM QUESTÃO DE DIAS, CONQUISTAVA O CORAÇÃO DA POBREZINHA, QUE SE ENTREGAVA A ELE NO PRIMEIRO VÃO DE CALÇADA À NOITE OU NA AREIA DA PRAIA DEPOIS QUE O SOL SE PUNHA OU NAS PEDRAS DO ARPOADOR OU NA PUTA QUE O PARIU. A MENINA RECLAMAVA DAQUELES LUGARES IMPRÓPRIOS PARA OS ENCONTROS SEXUAIS. ELE ENTÃO, VINHA COM A SUA CONVERSA:
- MEU AMOR, É QUE NÃO TENHO DINHEIRO PARA UM MOTEL. ESTOU PARA RECEBER AÍ UMA BOLADA, MAS ATÉ LÁ ESTOU DURINHO DA SILVA. EU TINHA UMA NAMORADA ATÉ A SEMANA PASSADA, QUE ME DAVA TUDO E AÍ A COISA ERA DIFERENTE... VIVÍAMOS EM MOTEIS, DANDO UMAS BEM DADAS, SEM ATROPELOS. ELA TEM ATÉ ME PASSADO E-MAILS TODO DIA PEDINDO PARA VOLTAR... DIZENDO QUE VAI AUMENTAR O MEU CACHE, MAS O PROBLEMA É QUE EU TE AMO... QUERO FICAR COM VOCÊ... O CHATO É QUE VOCÊ NÃO SABE GANHAR DINHEIRO...
- COMO ASSIM?
- VOU TE CONTAR, MAS POR FAVOR GUARDE SEGREDO. ELA SAIA TODAS AS NOITES E IA PEGAR UNS CARAS NA AVENIDA ATLÂNTICA, FAZIA UM FALSO AMORZINHO COM ELES NO CARRO MESMO E ERA DINHEIRO QUE NÃO ACABAVA MAIS. A GENTE SÓ TREPAVA EM MOTEL DE LUXO... SE NÃO FOSSE POR SUA CAUSA EU AINDA ESTARIA COM ELA. EU TINHA UM VIDÃO. SAÍAMOS PARA JANTAR E NEM PENSÁVAMOS EM DINHEIRO. ERA TUDO FACIL. SÓ COMÍAMOS LAGOSTAS, CAMARÕES, COISAS CARAS. É REALMENTE UMA PENA QUE VOCÊ NÃO QUEIRA ME AJUDAR... QUER DIZER: AJUDAR A NÓS DOIS. JÁ PENSOU? VOCÊ, POR EXEMPLO, NOVINHA ASSIM, PODERIA COBRAR, VAMOS VER, UNS DOIS MIL POR VEZ. NÓS IRÍAMOS A CADA MOTEL FANTÁSTICO! PODERÍAMOS ATÉ ALUGAR OU MESMO COMPRAR UM APARTAMENTO E NOS CASARMOS. SÓ QUE INFELIZMENTE VOCÊ NÃO GOSTA DA IDEIA... AH, EU TE AMO TANTO QUE NÃO ME IMPORTO DE DIVIDI-LA COM OUTROS POR DINHEIRO. O VERDADEIRO AMOR NÃO RECUA DIANTE DE NADA. SE VOCÊ ME AMASSE COMO EU TE AMO, SAIRIA AGORA MESMO DAQUI, PARAVA NO CALÇADÃO DE COPACABANA E FICAVA SÓ ESPERANDO OS CARROS PARAREM. TE GARANTO QUE A NOSSA VIDA IA SER MARAVILHOSA. VOCÊ TEM VONTADE DE TER FILHOS? EU TENHO. PRINCIPALMENTE COM UMA GAROTA COMO VOCÊ, QUE EU ADORO... EU NÃO DOU SORTE... NÃO CONSIGO EMPREGO... SOU FORMADO EM DIREITO MAS NUNCA ADVOGUEI... SE EU GANHASSE NA MEGA SENA SOZINHO, PASSAVA O PREMIO TODINHO PARA VOCÊ. DINHEIRO SÓ PARA MIM, NÃO QUERO. JOGO TODA SEMANA, MAS QUE NADA... QUE É QUE VOCÊ ACHA DE FAZER UNS BISCATES POR AÍ PRA MELHORAR A NOSSA VIDA? JÁ PENSOU GANHAR NUMA SÓ NOITE SEIS MIL? A MINHA EX, GANHAVA ATÉ DEZ POR NOITE... EU DEVIA TER CONTINUADO COM ELA... MAS CONHECI VOCÊ... O MEU AMOR POR VOCÊ ESTRAGOU A MINHA VIDA.
- MAS É FÁCIL ASSIM MESMO? - PERGUNTAVA A POBRE MOÇA JÁ SENTINDO UM ARREPIO DE MEDO.
- FACÍLIMO! VOCÊ, GOSTOSA DESTE JEITO, VAI ARRASAR! NINGUÉM VAI FICAR SABENDO... É UM DINHEIRO FÁCIL QUE ENTRA.
- MAS COMO É QUE EU FAÇO?
- A PRIMEIRA COISA É BOTAR UMA SAINHA BEM CURTA, QUE DEIXE AS SUAS PERNAS À MOSTRA, SAPATOS BEM ALTOS, MUITA MAQUIAGEM, REBOLADO, CABELO SOLTO E PRINCIPALMENTE NÃO TER PRECONCEITO, QUE É COISA DE GENTE IGNORANTE.
PARA ENCURTAR O PAPO: NO DIA SEGUINTE, A GAROTA ESTAVA PARADA NO CALÇADÃO, VESTIDA DE PUTA, DANDO A MAIOR PINTA. DO OUTRO LADO DA RUA, O CALACEIRO, O MANDRIÃO, O MADRAÇO, O CABACEIRO, O FILHO DA PUTA, FICAVA SÓ OLHANDO O COFRINHO DA MENINA SE VIRAR. AO FINAL DE ALGUNS MESES, A JOVEM PERCEBIA QUE ESTAVA TRABALHANDO PRA BURRO E UMA TREPADA BOA COM ELE, NUNCA MAIS. ERA SÓ LABUTA. ALÉM DISSO, O DINHEIRO IA TODO PRO VILÃO. ELA NÃO FICAVA COM NADA. UM DIA, A ULTIMA DE SUAS VÍTIMAS, DISSE:
- OLHA AQUI AUGUSTO: EU VOU PARAR. CANSEI. VOCÊ SÓ GOSTA DO DINHEIRO QUE EU GANHO. ADEUS VIDA DE PUTA.
- PORRA! VOCÊ É UMA INGRATA! TIREI VOCÊ DE UMA VIDINHA MEDÍOCRE, POBRE E AGORA, QUE APRENDEU A GANHAR DINHEIRO, QUER ME DEIXAR... MAS ISSO EU NÃO VOU ACEITAR, NÃO...
- ARRANJE OUTRA.
- VOU CONTAR PRA TODO MUNDO QUE VOCÊ FAZ VIDA NO CALÇADÃO. VOU JOGAR O SEU NOME NA LAMA...
- NÃO FAZ MAL NÃO. EU ARRANJEI UM OUTRO CAFETÃO QUE COBRA SÓ CINQUENTA POR CENTO E É BOM DE CAMA. O CARA É FERA! TEM UMA CACETA DESSE TAMANHO! - A GAROTA JÁ HAVIA SE TORNADO CÍNICA. PERDERA TODA A COMPOSTURA.
- VAGABUNDA! SEM VERGONHA!
- OLHA O VIGIANNI VINDO ALI... OI, VIGIANNI!
O AUGUSTO AO VER O VIGIANNI (novo cafetão), SAIU DEPRESSA DALI E FOI CANTAR NOUTRA FREGUESIA.
COM O PASSAR DOS ANOS, A MENINA SE TORNOU UMA PUTA DE GRANDE SABEDORIA E ADOTOU O NOME DE SILVANA MINÂNCORA(por este nome se vê que as putas tem sempre um pouco de merda na cabeça). AINDA NÃO TENDO FEITO TRINTA ANOS, COMPRARA UM BELO APARTAMENTO ALI MESMO NA ATLANTICA E TORNARA-O DISCRETO RENDEZ-VOUS (discreto, mas todo mundo sabia)). COM OS PROVENTOS DA VIDA AIRADA, SILVANA MINÂNCORA TORNOU-SE RICA E POR ISSO, MUITO RESPEITADA.
NUMA TARDE DE CHUVA MIÚDA, EM FRENTE AO BAR E RESTAURANTE ALCAZAR, UMA POCILGA DECADENTE, ENCONTROU O AUGUSTO, QUE DAVA MOSTRAS INDISCUTIVEIS DE TER CAÍDO EM DESGRAÇA. ELA DEU A ELE UNS TROCADOS E O CONVIDOU PARA VIVER NO APARTAMENTO DAS "MENINAS", PARA LAVAR ROUPA E FAZER A LIMPEZA QUE FOSSE NECESSÁRIA. ELE, É CLARO, ACEITOU IMEDIATAMENTE.
HAVIAM SE PASSADO QUINZE ANOS DESDE QUE OS DOIS TINHAM SE CONHECIDO. ELA FICARA UMA TRINTONA BELÍSSIMA, BEM TRATADA, CHEIA DE TRUQUES FEMININOS, ENQUANTO QUE ELE, DECAÍRA SOB TODOS OS ASPECTOS. A FALTA DE JUVENTUDE NO AUGUSTO, FORA DESASTROSA. COMO SEU ESPÍRITO NÃO EVOLUÍRA, SEM A JUVENTUDE, SÓ RESTARA UM BAGAÇO REPUGNANTE, SECO, SUJO, FEDENDO A CACHAÇA. NÃO SABIA MAIS SORRIR. TORNARA-SE UM TIPO ESQUALIDO, FRACO, ENRUGADO, ENCOVADO E FEIO, CHEIO DE MANCHAS ESCURAS NO ROSTO MACILENTO, PORQUE NA VELHICE, SE A VIDA TIVER SIDO FEITA DE MALDADES, O QUE SOBRA, SÃO APENAS AS NOJEIRAS RESULTANTES DA PRÁTICA DO MAL. QUANDO UM VELHO É MURCHO, PARECENDO SUJO, ESTRAGADO, SEM COR, INVEJOSO E FEIO, PODE-SE TER CERTEZA DE QUE ELE NUNCA VALEU NADA. QUE NINGUÉM SE ENGANE: A VELHICE, POR SI MESMA, NÃO MELHORA UM MAU CARATER.
É CLARO QUE A VELHICE TAMBÉM NUNCA EMBELEZA MAS, QUANDO A VIDA FOI DEDICADA AO BEM, AO AMOR, AO BELO, PODE-SE PERCEBER UM TOQUE DE TERNURA NO ROSTO E NAS MANEIRAS DE UM VELHO. A BONDADE E O BEM, ASSIM COMO O BELO, DEIXAM IDELÉVEIS SINAIS POR ONDE PASSARAM. CONHECI UM HOMEM QUE DEDICOU A VIDA A AJUDAR OS POBRES. QUANDO LHE CHEGOU A VELHICE, ELE, QUE NA JUVENTUDE FORA MUITO FEIO, SE TORNOU UM VELHO BEM BONITO. PARA QUEM SABIA VER, É CLARO.
FICO TRISTE AO LEMBRAR COMO TERMINOU A VIDA DO AUGUSTO DA PAZ, PORQUE A SUA MÃE, QUANDO ELE NASCEU, DEU-LHE ESSE NOME, DEPOIS DE OUVIR NUMA PARADA DE SETE DE SETEMBRO O HINO À BANDEIRA: "SALVE SÍMBOLO AUGUSTO DA PAZ". É CLARO QUE SE TRATAVA DE MULHER POUCO INTELIGENTE, TAPADA MESMO. MAS POSSIVELMENTE O SEU CORAÇÃO FOSSE PURO, POIS AO QUE PARECE, ELA CONSIDEROU QUE AUGUSTO DA PAZ, FOSSE UMA PESSOA MUITO IMPORTANTE, DE TAL MANEIRA, QUE TINHA SIDO CITADA NOMINALMENTE NUM HINO IMPORTANTE DO PAIS.
O CASO DE AMOR DO AUGUSTO E DA SILVANA MINÂNCORA, FOI MUITO FALADO EM TODA A ZONA SUL DO RIO, NOS IDOS DE 1960. HOJE NINGUÉM MAIS FALA A RESPEITO. NEM LEMBRA.


CLÁUDIO GONZAGA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário