quinta-feira, 15 de julho de 2010

A AGENDA DO ANO PASSADO


É DO CONHECIMENTO DE TODOS QUE TUDO NA VIDA É EFÊMERO, TRANSITÓRIO, BREVE, PASSAGEIRO, TEMPORÁRIO ETC. EU, ENTRETANTO, QUE NÃO GOSTO DE CONTRADIZER QUASE NADA, SEREI OBRIGADO A AFIRMAR QUE NEM TUDO DEVERIA SER TRANSITÓRIO, EFÊMERO, PASSAGEIRO, BREVE OU TEMPORÁRIO, PELO MENOS NO CASO DA MINHA AGENDA DO ANO PASSADO.

QUANDO ESTE ANO DA GRAÇA DE 2010 COMEÇOU, APOSENTEI COM TODAS AS DESONRAS USUAIS, A MINHA AMIGA AGENDA 2009. COMO TENHO, SENDO HUMANO, TENDÊNCIAS DESPREZÍVEIS, ME ABRI À NOVA AGENDA CHEIRANDO A COURO E PAPEL NOVOS E INSENSÍVEL, JOGUEI A MINHA AMIGA 2009, NO FUNDO CRUEL E ANÔNIMO DA GAVETA DO MEU BUREAUX, DEIXANDO-A, COM ISSO, ENTREGUE AO MAIS INJUSTO E ABSOLUTO ESQUECIMENTO, POR MESES E MESES.

ONTEM PRECISEI DO TELEFONE DE UMA AMIGA QUE, TENDO ARRANJADO UM GRANDE AMOR NO ANO PASSADO, DISSE-ME QUE IA VIAJAR COM O GAJO ELEITO E QUE, SENDO O NOVO GALÃ MUITO POSSESSIVO, ELA PRECISAVA SE DEDICAR SOMENTE A ELE E A MAIS NINGUÉM. CHEGOU MESMO A ME PEDIR QUE NÃO LHE TELEFONASSE MAIS, ALEGANDO QUE O SEU NOVO CASO AMOROSO ERA ALGO DEFINITIVO, PARA SEMPRE E TAL E COISA E COISA E TAL. CLARO ESTÁ QUE FIQUEI PUTO E PENSEI: "QUANDO ESTA PAIXÃO RUIR, VOU ESTAR POR PERTO RINDO". MAS, COMO SEMPRE RESPEITEI A VONTADE DAS GENTES, NEM SONHEI EM DIZER-LHE, QUE NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS, ELA JÁ TIVERA UNS OITO AMORES DEFINITIVOS. A MINHA ATITUDE DIANTE DAQUELA INSANIDADE, FOI A QUE APREGOO SEMPRE: "VIREI A ESQUINA E SEGUI EM FRENTE".

HÁ DOIS DIAS POREM, UM AMIGO ME DISSE QUE ENCONTROU A APAIXONADA RUTH (nome da amiga) NO LANÇAMENTO DO LIVRO DE UMA ATRIZ OU MODELO OU APRESENTADORA DE TV OU OS TRÊS, NÃO SABERIA DIZER COM EXATIDÃO E QUE A NOSSA AMIGA DO AMOR DEFINITIVO, ESTIVERA O TEMPO TODO DE OLHO NO NAMORADO DE UM AMIGO NOSSO, "TRI-GAY".

BEM, DIANTE DE TAL NOVIDADE, DECIDI-ME DAR UM TELEFONEMA À EX APAIXONADA, SEM NENHUMA INTENÇÃO DEBOCHADA, QUE ISTO, COMO SE PODE IMAGINAR, NÃO FAZ O MEU GÊNERO.

FOI ENTÃO QUE ME LEMBREI DE QUE O TELEFONE DA RUTH, ESTAVA NA ANTIGA AGENDA ABANDONADA. COMO NUNCA, EM TODOS ESTES MEU DUZENTOS ANOS, FUI CAPAZ DE PASSAR UMA AGENDA A LIMPO OU DEIXAR QUE ALGUÉM O FIZESSE POR MIM, FUI DIRETO À GAVETA PRINCIPAL DO MEU BUREAUX. LÁ ENCONTREI UMA CAIXA DE FÓSFOROS DE UM MOTEL EM QUE EU NUNCA ESTIVE, ALGUNS ADESIVOS PRÓPRIOS PARA GELADEIRA, UM PEDAÇO DE PAPEL COM UM NÚMERO DE TELEFONE DESCONHECIDO, UMA NOTA DE DEZ REAIS, UM BLOCO PARA RASCUNHOS, UM CARTÃO COM A SEGUINTE INSCRIÇÃO ENIGMÁTICA: "SELO 12 510 BLOND SEGUNDA FEIRA", O CARTÃO DE VISITA DE ALGUÉM CHAMADO ELÁDIO MARTINS, UM BASEADO INTACTO, UM APITO PEQUENO DE PLASTICO AMARELO, A FOTO DE UMA TEREZINHA COM DEDICATÓRIA ILEGÍVEL, UM RETRÓS DE LINHA BEGE, DUAS ESFEROGRAFICAS ORDINÁRIAS, UM INACREDITÁVEL ANZOL, UM PEDAÇO MAL TRATADO DE PAPEL ONDE ESCREVI UM DIA: "QUANDO CHEGAR EM CASA VOU LER...", UM FRASCO BRANCO DE ASPIRINAS, UMA COLHERZINHA DE CAFÉ, TRÊS PALITOS DE FÓSFOROS QUEIMADOS E UMA EDIÇÃO VAGABUNDÍSSIMA PELA "EDIOURO" COLADA ( ainda desconhecem que a índole dos grandes livros é a releitura) DO FABULOSO ISAÚ E JACÓ DE MACHADO DE ASSIS. MAS E A MINHA AGENDA DO ANO PASSADO?

DERRUBEI TODO O CONTEÚDO DA GAVETA NO CHÃO, MAS DE NADA ADIANTOU A BUSCA. A MINHA AGENDA, MINHA ANTIGA COMPANHEIRA, NÃO ESTAVA ALI. PROCUREI ENTÃO, JÁ EM DESESPERO, POR OUTROS LUGARES POSSÍVEIS DA CASA E NADA. SENTEI-ME NUMA POLTRONA NA SALA, SEM SABER O QUE FAZER DA VIDA.

COMECEI A PENSAR NA MINHA AGENDA DO ANO PASSADO COM TAL AMOR, TAL CARINHO E TRISTEZA QUE, TENHO CERTEZA, PODERIA PARTIR O CORAÇÃO MAIS EMBRUTECIDO DO MUNDO. NAQUELE MOMENTO EU ERA SÓ ARREPENDIMENTO POR NÃO TER DADO ÀQUELA PESSOA TODA A MINHA ATENÇÃO. COMO PUDE TER A INSENSIBILIDADE DE TRATAR DE FORMA TÃO CRUEL UM SER HUMANO COMO AQUELA AGENDA AMIGA, ONDE ESCREVIA AS MINHAS ANOTAÇÕES TORPES, ALÉM DE INÚTEIS? QUANTAS VEZES A DESRESPEITEI ESCREVENDO NELA NOMES E ENDEREÇOS INDIGNOS? QUANTA INDELICADEZA, CÉUS! AQUELA AGENDINHA VELHA, JÁ MEIO SUJA, CANSADA, ORELHUDA, MANCHADA DE TINTA, RISCADA E ATÉ RASGADA, ERA NAQUELE MOMENTO A PESSOA MAIS AMADA DE TODA MINHA LONGA VIDA DE INJUSTIÇAS. CORRI A BEBER UM DRINK QUALQUER MAIS A MÃO E, SEM QUERER, ACENDI UM CIGARRO QUE ACHEI JUNTO AS GARRAFAS. "MEU DEUS, EU PAREI DE FUMAR!", PENSEI. AH, NÃO IMPORTA... AGORA QUE EU HAVIA PERDIDO A MINHA AGENDA DO ANO PASSADO, NADA MAIS ME IMPORTAVA. TELEFONEI PARA UM AMIGO E LHE CONTEI A MINHA DESDITA:

- NÃO SEI QUE FAÇA... SERÁ QUE ALGUM DIA VOU REENCONTRÁ-LA?

- NÃO SEJA CRETINO! ESSA TEMPESTADE TODA POR CAUSA DE UMA AGENDA VELHA? VÁ TE FODER! - FOI O QUE DISSE O MEU AMIGO SEM ENTENDER QUE TIPO DE AMIZADE ERA AQUELA.

- ERA VELHA, MAS ERA UMA BOA AGENDA... FOI UMA COMPANHEIRA MARAVILHOSA E AGORA DESAPARECEU...

- VOCÊ ESTÁ BEBENDO HÁ QUANTO TEMPO? ISSO SÓ PODE SER PORRE!

- TOMEI SÓ UM CAMPARI...

- ENTÃO ESTÁ LOUCO. TOME UM CALMANTE E VÁ PARA A CAMA. ESPERE, TENHO UMA IDEIA MELHOR: VOU PASSAR AÍ E SAÍMOS PARA UNS "BIRINAITES", OK?

- NÃO POSSO! HOJE NÃO POSSO! PRECISO VIVER ESTE MEU LUTO ATÉ O FIM...

O AMIGO, DO OUTRO LADO RIU E DESLIGOU.

JÁ SERIAM DUAS HORAS DA MADRUGADA, QUANDO ABRI AO ACASO A GAVETA DA MEZINHA DE CABECEIRA E... DEUS EXISTE!!! ELA ESTAVA LÁ, NAQUELA GAVETA ÓBVIA. COBRI-A DE BEIJOS, ABRACEI-A E ADORMECI COM ELA AO PEITO.

DE MANHÃ, QUANDO ABRI OS OLHOS, ESPERANDO ENCONTRÁ-LA JUNTO A MIM, ME DEI CONTA DE QUE O REENCONTRO COM A MINHA AGENDA DO ANO PASSADO, TINHA SIDO UM SONHO. LEVANTEI-ME, DIRIGI-ME AO BANHEIRO PARA AS ABLUÇÕES MATINAIS E FUI PARA O MEU BAR NA RUA, BEBER DESCONSOLADO.

POR COINCIDENCIA, ENCONTREI A TAL AMIGA QUE ESTIVERA APAIXONADA POR AQUELE GALÃ POSSESSIVO. ELA VEIO TODA SORRIDENTE ME CUMPRIMENTAR, MAS EU SÓ PUDE DIZER UM SECO "OI" E MAIS NADA. ELA RECLAMOU DA MINHA FRIEZA DIZENDO:

- ESTA ZANGADO COMIGO PORQUE EU ME AFASTEI DE TODOS ENQUANTO ESTAVA VIVENDO O MEU AMOR PELO...

CORTEI:

- NÃO ESTOU ZANGADO COM NINGUÉM. ROUBARAM A MINHA AGENDA DO ANO PASSADO E EU ESTOU INCOMUNICÁVEL. ESPERO QUE ENTENDA ISSO.

- POSSO ME SENTAR COM VOCÊ?

- PODE, MAS NÃO ESPERE QUE LHE DÊ ATENÇÃO.

- COMO ERA O NOME DESSA AGENDA, HEIN? EU CONHECIA?

- Ô FABINHO: ANOTA AÍ PRA MIM, QUE EU HOJE NÃO ESTOU PARA CONVERSA FIADA - E SAÍ DO BAR DEPOIS DE CUMPRIMENTAR GLACIALMENTE A RUTH.

NO CAMINHO PARA O OUTRO BAR, FUI PENSANDO EM COMO A VINGANÇA É DOCE QUANDO NÃO É PROGRAMADA.

É CLARO QUE "LA VENDETTA DE MANJA FREDA", MAS EU PREFERIA NÃO TER PERDIDO A MINHA AGENDA DO ANO PASSADO, DO QUE COMER FRIA A VINGANÇA SOBRE A RUTH. AFINAL ELA SIGNIFICA MUITO POUCO PARA MIM.

PEÇO A TODOS QUE SE ENCONTRAREM UMA AGENDA MUITO BONITA, EMBORA VELHINHA E GASTA, EM ALGUM LUGAR, GUARDEM-NA COM TODO CARINHO, POIS ELA É UMA PESSOA INCRIVELMENTE SOLIDÁRIA, AMOROSA SEM ESTARDALHAÇO, SILENCIOSA, CALMA, COMPANHEIRA E DOCEMENTE TRISTE, ALÉM DE GOSTAR MUITO DE MUSICA BARROCA. SE FOR ENCONTRADA EM ALGUM BAR DA ZONA SUL DO RIO, ELA DEVE SER ENTREGUE A ALGUÉM QUE INSPIRE CONFIANÇA E SEJA CAPAZ DE FAZER-ME A GENTILEZA SALVADORA DE LER O MEU NOME E ENDEREÇO QUE ESTÃO ESCRITOS NELA E DEVOLVER-MA. DESDE JÁ AGRADEÇO E PROMETO BOA RECOMPENSA.

EM TEMPO: NINGUEM VAI ACREDITAR, MAS A RUTH ME TELEFONOU DESPEDINDO-SE, DIZENDO QUE FINALMENTE ENCONTROU O AMOR DA SUA VIDA. VAI VIVER COM ELE NUM SITIO ROMÂNTICO EM PENEDO.

SOLIDÃO À VISTA.



CLÁUDIO GONZAGA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário