O TINOCO ERA UM FUNCIONÁRIO PÚBLICO SUBALTERNO APOSENTADO E TAMBÉM O HOMEM MAIS CIUMENTO DO MUNDO, ALÉM DE SER INCRIVELMENTE MAGRO, O QUE PROPICIAVA-LHE O APELIDO DE CAVEIRINHA. A MULHER DELE, A JANETE, QUE ERA O TIPO DA MULHER "MAIS OU MENOS" (aquelas que de modo geral ninguém quer), SOFRIA O PÃO QUE O DIABO AMASSOU POR CAUSA DA "SÍNDROME DE CORNITUDE BRABA" QUE ACOMETIA O TINOCO. VEJAM QUE A INFELIZ JANETE, NÃO ERA NEM FEIA NEM BONITA; NEM BAIXA NEM ALTA; NEM GORDA NEM MAGRA; NEM INTELIGENTE NEM BURRA; NEM ALEGRE NEM TRISTE, NEM ISSO NEM TAMPOUCO AQUILO. POUCA VEZES NESTE PLANETA INFELIZ UMA PESSOA PÔDE SER TÃO "MAIS OU MENOS" QUANTO ELA. NO ENTANTO, PARA O TINOCO, ELA ERA MUITO INTERESSANTE, GOSTOSA E SENSUAL. POR ISSO ELE A PERSEGUIA COMO SE AQUELA INSIGNIFICANTE MULHER ESTIVESSE SEMPRE DISPOSTA A TRAÍ-LO COM O PRIMEIRO "PAI JOÃO" QUE PASSASSE AO ACASO.
SE, POR EXEMPLO, A JANETE FOSSE À PADARIA, ELE JÁ CHEGAVA A CONCLUSÃO DE QUE "ALI TINHA COISA". ENTÃO A JANETE FICAVA PROIBIDA DE POR OS PÉS LÁ. SE O FIZESSE, ESTAVA SUJEITA A CACHAÇÕES HUMILHANTES E CHUTES, ÀS VEZES DADOS EM PÚBLICO.
- Ô TINOCO, VOCÊ NÃO DEVIA SOCAR A SUA MULHER NA RUA, À VISTA DE TODOS. O CERTO SERIA ESPERAR ELA CHEGAR EM CASA E AÍ SIM, BAIXAR O CACETE NELA, DESCER A PORRADA EM CIMA. É O QUE EU FAÇO COM A MINHA E TEM DADO CERTO - ESSE FOI O COMENTÁRIO DE UM SUJEITO QUE FREQUENTAVA O MESMO BAR QUE ELE, PERTO DA JOÃO LIRA.
A MENTALIDADE ERA ESSA NAQUELA ÉPOCA E LUGAR. SE ALGUÉM QUISER SABER EM QUAL ÉPOCA E LUGAR ISSO ACONTECIA, POSSO DIZER IMEDIATAMENTE: HÁ DUAS SEMANAS, NO LEBLON. E NÃO PENSEM QUE ESTOU EXAGERANDO. AS MULHERES ANDAM ALI CHEIAS DE EQUIMOSES, MANCHAS ROXAS, OLHO INCHADO, ESTRUPIADAS. A EXPLICAÇÃO OFERECIDA É SEMPRE A MESMA: "ESCORREGUEI NO BANHO E CAÍ DE CARA NO CHÃO DO BOX". AS MARCAS DAS BORDOADAS NÃO PODEM SER ESCONDIDAS, PORQUE OS MARIDOS TÊM A CRIMINOSA MANIA DE LHES SOCAR SEMPRE O ROSTO. E O PIOR É QUE ALGUMAS VEZES ELAS ESTÃO TOTALMENTE INOCENTES.
QUANDO APARECEM COM UM OLHO ROXO E DIZEM QUE CAÍRAM NO BANHEIRO, AS PESSOAS SE ENTREOLHAM ACINTOSAMENTE E PISCAM UM OLHO MAROTO, SEM O MÍNIMO CUIDADO PARA QUE A POBRE MULHER ESPANCADA NÃO O PERCEBA.
É VOZ CORRENTE NO LUGAR, QUE ELAS ACABAM SE ACOSTUMANDO COM A PANCADARIA MAS, COMO REAÇÃO, COMEÇAM A DAR PRA TUDO QUE É HOMEM. EVIDENTEMENTE AS MAIS BONITAS LEVAM VANTAGEM, O QUE FAZ NASCER ENTRE ELAS CERTO RANCOR, EM RAZÃO DA COMPETITIVIDADE.
AGORA O QUE REALMENTE DEIXA A TODOS ESTARRECIDOS, É QUANDO OS AMANTES DE OCASIÃO (os que as possuem nas praças desertas e banheiros públicos) RESOLVEM COBRIR A INFIEL DE BOFETES, COM CIUME DE UM OUTRO QUE A COMEU SEMANA PASSADA.
REALMENTE É UMA SITUAÇÃO INSUSTENTÁVEL E POR ISSO O TINOCO, CERTO DE ESTAR AGINDO CORRETAMENTE, ACHOU POR BEM ESPANCAR A JANETE EM PÚBLICO PARA MOSTRAR QUE NÃO ERA MANSO, TODA VEZ QUE DESCONFIAVA DE ALGUMA COISA. TODAVIA, POR INCRÍVEL, A JANETE ERA DENTRE TODAS AS MULHERES DAQUELE PEDAÇO AMALDIÇOADO DE MUNDO, A ÚNICA VERDADEIRAMENTE FIEL AO MARIDO. NÃO PORQUE O AMASSE (ela o detestava com desprezo), MAS APENAS PORQUE TINHA HORROR A SEXO. CASARA-SE VIRGEM E O SEU PRIMEIRO HOMEM, COITADA, FORA O TINOCO, CUJA FOTO FOI POSTA NA CABEÇA DESTA COLUNA, COM A INTENÇÃO DE FAZÊ-LOS COMPREENDER MAIS CLARAMENTE, AS RAZÕES DA JANETE TER FEITO O QUE FEZ.
ERA UM SÁBADO DE CHUVA FINA, NO INVERNO E O TINOCO HAVIA COMBINADO COM OS AMIGOS FAZER UM CHURRASCO NO PLAY DE SEU PRÉDIO. ANTES POREM, ELE DEU UMA SOVA DE CABO DE VASSOURA NA JANETE, PARA O CASO DELA SE ENGRAÇAR COM UM DOS RAPAZES, COMO COSTUMAVA CHAMAR A SUA CURRIOLA.
ENQUANTO PASSAVA ARNICA NAS DORES CAUSADAS PELAS VASSOURADAS, A JANETE, CANDIDAMENTE, BOLOU UMA SAÍDA PARA A SUA EXISTÊNCIA DESGRAÇADA.
ERAM OITO HORAS DA MANHÃ E O CHURRASCO SÓ IA COMEÇAR À UMA DA TARDE. O TINOCO ESTAVA FAZENDO A BARBA, ANTES DE SAIR PARA COMPRAR AS CARNES NO AÇOUGUE DA COBAL. A JANETE VEIO POR TRÁS, COM UM PAU JEITOSO E FORTE ENCONTRADO CERTA MANHÃ NA PRAIA, EM FRENTE À BARTOLOMEU MITRE, TRAZIDO PELO MAR. BATEU COM TODA A SUA FORÇA NA CABEÇA DELE. A MORTE FOI INSTANTÂNEA.
O TINOCO DEU UM DEFUNTO MEDONHO. AGORA VEJAM COMO A JANETE ERA CRIATIVA: ELA DESOSSOU O MARIDO COM UM FACÃO AFIADÍSSIMO SÓ DEIXANDO MESMO O ESQUELETO, QUE ELA DESCONJUNTOU, COLOCOU EM SACOS DE LIXO PRETOS E EM TRÊS VIAGENS ATÉ À PRAIA, LIVROU-SE DAQUILO. TUDO MUITO FEIO. TANTO A PELE QUANTO OS OSSOS.
A CARNE ELA PICOU E METEU EM ESPETOS DE MADEIRA QUE ACABARAM SERVIDOS AO PONTO, POIS A JANETE EM "CHURRASQUINHO DE GATO", ERA IMBATÍVEL. ALGUNS CONVIDADOS RECLAMARAM DO ESTILO ESPETINHO, MAS COMO A CARNE ESTAVA ÓTIMA, COMERAM-NA TODA RAPIDAMENTE. A CERVEJA, DIGA-SE, ESTAVA GELADÍSSIMA COMO SE GOSTA, O QUE POR CONVENIÊNCIA, DISFARÇARIA ALGUMA ESTRANHEZA EM RELAÇÃO À CARNE.
DIAS DEPOIS, NÃO HAVIA CACHORRO VADIO PELA REDONDEZA QUE NÃO APARECESSE COM UM OSSO HUMANO NA BOCA.
A JANETE, PARA JUNTAR AO CRIME UM CERTO CINISMO, COMENTOU AO VER UM FEMUR NA BOCA DE UM CÃO:
- AQUILO ESTA PARECENDO OSSO DE GENTE. E DIGO MAIS: É DA PERNA.
NINGUÉM LHE DEU ATENÇÃO. O DESAPARECIMENTO DO TINOCO NÃO INTERESSOU AOS SEUS COMPANHEIROS, POIS ELE REALMENTE NÃO ERA MUITO QUERIDO NO PEDAÇO. MAS O QUE NÃO POSSO DEIXAR DE INFORMAR É QUE A JANETE, DEPOIS DE VIÚVA, SE TORNOU A MAIOR MERETRIZ AMADORA DA ZONA SUL, INDO AS VEZES SE ENTREGAR A DESCONHECIDOS EM BAIRROS DISTANTES, COMO A TIJUCA POR EXEMPLO. IA DE METRÔ, COM UMA PINTA DE PUTA DE FAZER CORAR QUALQUER MULHER DE ZONA.
MAS SABE QUE ELA DEPOIS DO "CHURRASQUINHO DE MARIDO", "ENFEITOU" MUITO E SE TORNOU MISTERIOSAMENTE UMA BELA MULHER? NÃO SE PASSA UM SÓ DIA EM QUE NÃO ESTEJA DEITADA EM SUA CAMA DE CASAL, COM UM VIZINHO QUALQUER, DIANTE DE UMA FOTO DO TINOCO QUE MANDOU AMPLIAR E COLOCOU ENCIMANDO UMA CÔMODA MUITO ANTIGA, QUE PERTENCERA A MÃE DO MORTO, SUA SOGRA, JÁ FALECIDA. ESTA SENHORA TAMBÉM NÃO VALIA ABSOLUTAMENTE NADA.
QUANDO ALGUM SUJEITO RECLAMA DA PRESENÇA DO RETRATO EM FRENTE À CAMA, ELA DIZ COM PRAZER:
- O TINOCO ERA UMA GRANDE PESSOA, PENA QUE NEM TUDO NELE FOSSE GRANDE - E CAI NUMA GARGALHADA, SEM A MENOR COMPOSTURA.
PODE-SE DIZER QUE A SEGUNDA PARTE DA VIDA DA JANETE, É BEM MAIS DIVERTIDA DO QUE A PRIMEIRA, EMBORA ALGUMAS PESSOAS A JULGUEM TRISTE POR TER SIDO ABANDONADA PELO MARIDO.
COM O TEMPO, ELA GANHOU MUITO EM AUTORIDADE SOCIAL E DESCARAMENTO. JÁ NEM MENTE MAIS. NO SÁBADO PASSADO, APARECEU TODA MARCADA, SOVADA, MACHUCADA, VERGASTADA, COM MANCHAS DE SANGUE PISADO. ROXAS. ALGUEM PERGUNTOU COM IRONIA:
- CAIU NO BANHEIRO, JANETE?
- QUAL NADA. FOI ONTEM LÁ NO ATERRO DO FLAMENGO. UM POLICIAL ME PAROU E DEPOIS DE ME COMER, DESCEU O CACETETE EM MIM. AINDA BEM QUE ESTOU ACOSTUMADA COM ISSO. BENDITO TINOCO CAVEIRINHA VELHO DE GUERRA, QUE ME ENSINOU A APANHAR QUANDO ERA INOCENTE; AGORA QUE TENHO CULPA, QUANDO APANHO, FICO FELIZ!
O MULHERIO PRESENTE, SE RÓI DE INVEJA PERGUNTANDO-SE: "O QUE É QUE ESTA FILHA DA PUTA TEM QUE EU NÃO TENHO"? DEPOIS SAEM À PROCURA DE UM HOMEM COM CARA DE MAU, QUE PRENUNCIE ESPANCAMENTO. INFELIZMENTE NEM SEMPRE O CONSEGUEM.
BEM, JÁ VÃO SENDO HORAS DE IR MOLHAR A GARGANTA NOS "MARUJOS", UMA BODEGA AQUI DE PERTO, EM QUE COSTUMO REFRESCAR A GOELA RESSECADA E ARDIDA PELA ASPEREZA DOS TEMAS AQUI PERPETRADOS E QUE PELO CALÃO E IGNOMÍNIA, ME DEIXAM SEMPRE DEPRIMIDO E ACABRUNHADO.
SABENDO-ME MORALMENTE INÍQUO, POLITICAMENTE INCORRETO, MAS COMPROMETIDO VISCERALMENTE COM A VERDADE,
CLÁUDIO GONZAGA
(é duro ter de assinar uma coisa dessas, mas fazer o que?).
Nenhum comentário:
Postar um comentário