RECENTEMENTE TIVE DE REVER A MINHA OPINIÃO SOBRE O PRESIDENTE OBAMA. POR ESSA RAZÃO A COLUNA DE HOJE FALA DE MUDANÇA DE OPINIÃO, ALGO A MEU VER MUITO SAUDÁVEL, SOB CERTAS CIRCUNSTANCIAS. "OH, É CLARO QUE SOU UMA PESSOA DE OPINIÃO"! É O QUE SEMPRE REPITO QUANDO ALGUÉM PÕE ISSO EM DÚVIDA. E SOU MESMO. SOU UM HOMEM DE OPINIÃO. POREM, NÃO PODERIA COMERCIALIZA-LA, VISTO QUE CORRERIA O RISCO DE SER PROCESSADO POR ALGUM CONSUMIDOR EXALTADO. E SABE POR QUE? PORQUE AS MINHAS OPINIÕES, POSTO QUE SEJAM FIRMES E SÓLIDAS, TÊM UMA CARACTERÍSTICA QUE AS DESQUALIFICAM COMO PRODUTO A SER COMERCIALIZADO: ÀS VEZES, ELAS DURAM BEM POUCO. TÊM VIDA BREVE E DE UMA HORA PARA OUTRA, SEMPRE POR UM MOTIVO IMPORTANTE, DE ÁGUA SE TORNAM VINHO E VICE VERSA. QUANDO ADOTO ALGUMA COISA OU ALGUÉM FAÇO AFIRMAÇÕES A RESPEITO, COM TODA CONVICÇÃO. MAS, LASTIMÁVELMENTE, EM QUESTÃO DE MINUTOS, ALGO ACONTECE E O QUE ERA VINHO VIRA ÁGUA NO MEIO DA FESTA. PASSO A AFIRMAR O CONTRÁRIO COM A MESMA CERTEZA DE ANTES. ORA, QUEM COMPRARIA MERCADORIA QUE, EMBORA HONESTA, SEJA TÃO INSTÁVEL, PERECÍVEL, SUJEITA À MUDANÇAS ABSOLUTAMENTE RADICAIS?
NA REALIDADE ISSO ACONTECE PORQUE NÃO TENHO CERTEZAS E O MEU ELEMENTO É A INDAGAÇÃO. LOGO QUE DESEJO SABER UMA RESPOSTA, SÓ PENSO NELA; QUANDO RESOLVO A QUESTÃO, NÃO ME ACOMODO E A ETERNIZO. DUVIDO DA RESOLUÇÃO.
POR ISSO O MEU POSICIONAMENTO POLÍTICO É RECONHECIDAMENTE MUTANTE, O QUE PERTURBA MUITOS. GOSTARIA DE SER COMO AS GENTES QUE ESCOLHEM CUIDADOSAMENTE UM PARTIDO E DEPOIS DE CONHECEREM POR PALAVRAS (escritas ou faladas) OS SEUS POSTULADOS E IDEÁRIO PROCLAMADOS, ASSUMEM UMA POSIÇÃO E SE FIRMAM ALI COMO VELHOS MARISCOS ÀS SUA PEDRAS. DEVE SER CONFORTÁVEL ESTE TIPO DE ATITUDE, PRINCIPALMENTE PARA OS MENTALMENTE PREGUIÇOSOS PORQUE, UMA VEZ FEITA A ESCOLHA, NÃO HÁ MAIS COM O QUE SE PREOCUPAR. O NEGÓCIO ESTÁ FEITO E ACABOU. NÃO É PRECISO CONSIDERAR MAIS NADA, ACONTEÇA O QUE ACONTECER.
TENHO PENSADO MUITO NO PRESIDENTE OBAMA, QUE ERA A MINHA PREFERÊNCIA NAS ELEIÇÕES AMERICANAS, DA QUAL ELE SAIU VITORIOSO, PRINCIPALMENTE PORQUE OS ELEITORES ACREDITARAM QUE OS JOVENS QUE ESTAVAM MORRENDO E MATANDO NO IRAQUE, PAÍS OCUPADO PELOS ESTADOS UNIDOS INJUSTAMENTE, VOLTARIAM PARA AS SUAS CASAS, FACULDADES, NAMORADAS E MÃES (que como se sabe, definem eleições). QUANDO OS PRAZOS PARA A RETIRADA DAS TROPAS COMEÇARAM A SE DILATAR, COM EXPLICAÇÕES TÃO FACILMENTE ACEITAS POR JORNALISTAS DE TODO O MUNDO, QUE NÃO SE CANSAM DE DIZER QUE É SIMPLISTA A EXPECTATIVA DE UMA DESOCUPAÇÃO SUMÁRIA E IMEDIATA. BESTEIRA. MACAQUICE. FALTA DE CORAGEM. SE PROMETEU DURANTE A CAMPANHA ELEITORAL, TEM DE CUMPRIR E NÃO CEDER A PRESSÕES NEM DE ISRAEL NEM DE QUAISQUER OUTROS ESTADOS, AINDA QUE LEGAIS.
SENDO ASSIM, TENDO UMA POSIÇÃO "SIMPLISTA", ME DOU O DIREITO DE PERGUNTAR COM SIMPLICIDADE "INFANTIL" SE ESTE SUJEITO QUE GANHOU O NOBEL DA PAZ DEZ DIAS DEPOIS DE MANDAR UM REFORÇO DE TRINTA MIL SOLDADOS PARA O AFEGANISTÃO, INTENSIFICANDO COM ISSO A GUERRA NO PAIS ASIÁTICO, É MOCINHO OU BANDIDO?
O PREMIO NOBEL JÁ HÁ MUITO DAVA MOSTRAS DE ESTAR DESGASTADO, MAS AGORA ELE SE TORNOU RIDÍCULO. O PRESIDENTE AMERICANO VIR COM A CONVERSA DE QUE É COM A GUERRA QUE DESEJA CONQUISTAR A PAZ, MERECIA LEVAR UNS CASCUDOS BEM DADOS E UM CHUTE NO RABO ELEGANTE.
A POPULARIDADE DELE NOS ESTADOS UNIDOS CAIU VERTIGINOSAMENTE, MAS A SUA JORNADA PRÓ GUERRA, CONTINUA.
BEM, COMO A MINHA OPINIÃO SOBRE OBAMA JÁ MUDOU, QUERIA SER EU PRÓPRIO A LHE CHUTAR A BUNDA PRETA, ENTRISTECENDO O ELEITORADO AMERICANO, QUE HOJE DARIA TUDO PARA FAZER ISSO EM MEU LUGAR.
ACHO A MAIOR GRAÇA QUANDO VEJO OS "CIENTISTAS POLÍTICOS" QUE ANDAM "SOLTOS" POR AÍ, DISFARÇANDO A VERGONHA DE TEREM PAGADO O MICO DE ACREDITAR NELE (como eu). SÓ QUE EU POSSO DIZER QUE MUDEI DE OPINIÃO; QUE ESTAVA ERRADO; QUE FUI ENGANADO, ESCAMBAU. JÁ OS QUE ANDAM "SOLTOS", FICAM PASSADOS E ARRANJAM UM JEITINHO DE ENGANAR CARALHO.
DESCULPEM A EXPRESSÃO CHULA, DE LATA DE LIXO, MAS NÃO ME OCORREU NADA MAIS APROPRIADO E DIGNO DA SITUAÇÃO.
DESTA VEZ A MINHA OPINIÃO MUTANTE DEU UM REQUEBRO VIOLENTO, DIGNO DA CARMEN MIRANDA. NÃO. FOI MAIS: FOI COMO UMA INVERSÃO POLAR. O NORTE FOI PARA O SUL.
ANTIGAMENTE, QUANDO NÃO SE GOSTAVA DE UM POLITICO AQUI NO BRASIL, QUE ATRAPALHAVA A VIDA DO PAÍS, O POVO IA PARA AS RUAS DO CENTRO DA CIDADE E GRITAVA: MORRA FULANO! MORRA BELTRANO! MORRA SICRANO!
OS TEMPOS MUDARAM (pioraram), EU SEI. MAS EU FICO DAQUI, COM A MINHA MARMITA SIMBÓLICA DEBAIXO DO BRAÇO, GRITANDO NA "CENTRAL DO BRASIL CELESTIAL" DE UM JEITO ANTIGO E MELHOR: MORRA OBAMA! MORRA OBAMA! MORRA OBAMA!
SABE QUE ÀS VEZES ELES MORRIAM MESMO? MAS ERAM TEMPOS MELHORES. OS POLÍTICOS AINDA TINHAM A DIGNIDADE DE MORRER.
AGORA ME VOU A UM TRAGO QUE SÃO HORAS, POIS NÃO?
CLÁUDIO GONZAGA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário