SINTO GRANDE PESAR QUANDO PENSO NAQUELES QUE POR ESTE OU AQUELE MOTIVO, NÃO CONHECEM OU NÃO AMAM A OBRA DE LAMARTINE BABO, O MAIS ENCANTADOR DE TODOS OS COMPOSITORES BRASILEIROS. COMPOSITOR? SÓ? É CLARO QUE NÃO. O LALÁ (como também era conhecido), ACUMULAVA DONS QUE MESMO DEUS, O DESPENSEIRO DELES, FICAVA ATURDIDO COM TAMANHA MULTIPLICIDADE. ERA EXÍMIO COMEDIANTE, TORNANDO A SUA PRESENÇA UM ACONTECIMENTO CHEIO DO MAIS COMPLETO ENCANTO ESTILÍSTICO, BRINCANDO COM A CLASSE MÉDIA, QUE À ÉPOCA, CERTAMENTE EXISTIA NUM PLANO MENTAL MUITO ACIMA DA MÉDIA. ERA FOLIÃO DE CARNAVAL, NUM TEMPO EM QUE NÃO SE VENDIA NESTA FESTA, CARNE HUMANA CRUA E REBOLATIVA. DAVAM-SE ALEGREMENTE NA RUA E SALÕES, OS INCRÍVEIS TALENTOS DA CARMEN MIRANDA, AURORA, CASTRO BARBOSA, JOEL E GAUCHO, ARY BARROSO, ODETE AMARAL, MARIO REIS, NOEL ROSA, CUSTÓDIO MESQUITA, NASSARA, VADICO, JOUBERT DE CARVALHO, BRAGUINHA, ASSIS VALENTE E TODO O ELENCO DA MUSICA POPULAR BRASILEIRA, QUE GLORIOSA E PITORESCAMENTE, AMAVA SER ENGRAÇADO E JOCOSO. MUITA GENTE, QUE GOSTAVA DE SER DRAMÁTICA, DIANTE DAS SUAS DELICIAS, CAIA NO CHÃO DE TANTO RIR. MAS NÃO SE PENSE QUE O LALÁ TINHA COMO ELEMENTO PRINCIPAL O PICARESCO, POR QUE, DECIDIDO A SER ROMANTICO, DEIXAVA O COLE PORTER PREOCUPADO. VEJA-SE "NO RANCHO FUNDO", "OS ROUXINÓIS", "EU SONHEI QUE TU ESTAVAS TÃO LINDA" E "SERRA DA BOA ESPERANÇA", COMO EXEMPLOS DE QUE O LAMARTINE BABO SABIA MUITO MAIS DO QUE CARNAVAL. EMBORA EU PRÓPRIO TENHA DÚVIDAS DE QUE EXISTA ALGO ALÉM DOS CARNAVAIS DE LAMARTINE BABO, QUANDO OUÇO "A.E.I.O.U.", "O TEU CABELO NÃO NEGA", "MOLEQUE INDIGESTO", "LINDA MORENA", "SÓ DANDO COM UMA PEDRA NELA", "GRAU DEZ" E TODA A SUA OBRA PARA MOMO, QUE ELE TEVE A GENTILEZA DE NOS DEIXAR GRAVADA EM ACETATO, HOJE REPRODUZIDAS E RAMASTERIZADAS EM CD. É POR ESSAS E OUTRAS QUE ÀS VEZES EU ABANDONO O MEU HORROR AO PROGRESSO E O ADMIRO. QUE ELE SIRVA AO MENOS PARA NOS TRAZER DE VOLTA DELICIAS COMO A MUSICA DO LALÁ.
POSSO GARANTIR COM TODA CERTEZA QUE ENQUANTO HOUVER ALGUM JOVEM INTERESSADO EM LAMARTINE BABO, NEM TUDO ESTARÁ PERDIDO NESTE MUNDO TANTAS VEZES VIOLENTO POR UM LADO E MEDÍOCRE POR OUTRO. TALVEZ SE REDESCUBRAM AS BATALHAS DE CONFETE E SERPENTINA E SE APAGUE A VIOLENCIA DOS DIAS ATUAIS, COM JATOS BEM FORTES DE LANÇA PERFUME.
SE UM DIA FOI POSSÍVEL A EXISTÊNCIA DE UM HOMEM QUE REPRODUZIA TODOS OS INSTRUMENTOS DE UMA ORQUESTRA COM A BOCA, TALVEZ POSSAMOS TER ESPERANÇA. DEVE SER DIFÍCIL APARECER ALGUÉM TOCANDO CAIXINHA DE FOSFORO COMO O LÁLA OU O CIRO MONTEIRO, INCLUSIVE PORQUE ELAS, JÁ QUASE EM DESUSO, PASSARAM A SER FEITAS DE PAPELÃO EM VEZ DE MADEIRA.
AH, SIM... É PRECISO TER UM PENSAMENTO VOLTADO PARA A QUESTÃO AMBIENTAL? DEVEMOS PRESERVAR A MADEIRA DA FLORESTA AMAZONICA? É CLARO QUE SIM, MAS SERÁ QUE AQUELE DESMATAMENTO TODO, QUE AINDA NÃO ACABOU, FOI PARA FAZER CAIXINHAS DE FÓSFOROS, VISANDO ESTIMULAR O TALENTO DA JUVENTUDE ABANDONADA À PRÓPRIA SORTE? CLARO QUE NÃO, NÉ MANÉ? COM ESTAS CAIXINHAS DE PAPEL, QUE REPRODUZEM APENAS O SOM DOS PEIDOS DE UM BARATA BÊBADA, NÃO VÃO SURGIR NOVOS TALENTOS NESTE TIPO INCRÍVEL DE PERCUSSÃO. E NÃO ME VENHAM DIZER QUE É UM ABSURDO UM SUJEITO FICAR PREGANDO A VOLTA DAS CAIXINHAS DE FÓSFOROS FEITAS EM MADEIRA, PORQUE NÃO É. ABSURDO, COMO DIZ O POETA BAIANO ABELARDO PRAXEDES, É A PUTA QUE OS PARIU.
MAS VAMOS PARAR COM ESTES XINGAMENTOS RELES E VOLTAR A LAMARTINE BABO, EMBORA FAZER ELOGIOS A ELE SEJA COMO ENTRAR NA CAPELA SISTINA E OLHANDO OS AFRESCOS DE MICHELANGELO, FICAR TECENDO ELOGIOS. AQUILO A GENTE OLHA, DEIXA A ALMA CHORAR DE ALEGRIA, E SAI EM SILENCIO, FELIZ PORQUE A SORTE NOS SORRIU E FARÁ MORADA EM NOSSA ALMA. A BELEZA QUANDO ENTRA EM UM CORAÇÃO, NUNCA MAIS O DEIXA. É ISSO QUE ACONTECE COM ALGUÉM AO ENCONTRAR A OBRA DE LAMARTINE BABO. POR ESTA RAZÃO ESTOU AQUI PARA RECOMENDAR A TODOS QUE OUÇAM AS GRAÇAS DO LALÁ, QUE SOB A MERCÊ DO DIVINO, TEVE A BONDADE DE CRIAR E NOS OFERECER.
OBRIGADO LALÁ.
CLÁUDIO GONZAGA
Nenhum comentário:
Postar um comentário