AS INIMIZADES ENTRE ATRIZES DE HOLLYWOOD SÃO BASTANTE CONHECIDAS ENTRE GENTE QUE ACOMPANHA CINEMA. TALVEZ A MAIS FAMOSA SEJA A POSSIVELMENTE CRIADA PELA MGM, ENTRE A BETTI DAVIS E A JOAN CRAWNFOD. DURANTE AS FILMAGENS DE "WHAT EVER HAPPENED TO BABY JANE" (produzido pela Warner), A CRAWFORD DISSE EM ENTREVISTA À LOUELLA PARSONS: "AS INTERPRETAÇÕES DE MISS DAVIS QUANDO ESTÁ BÊBADA NAS FESTAS AQUI EM HOLLYWOOD, SÃO MUITO SUPERIORES ÀS SUAS ATUAÇÕES NA TELA". AO SABER DESTA DECLARAÇÃO A DAVIS DISPAROU: "EU NÃO MIJARIA NELA NEM SE ELA ESTIVESSE EM CHAMAS! ALÉM DO MAIS, ESSA VILÃZINHA JÁ DORMIU COM TODOS OS ASTROS DE MGM, EXCETO LASSIE. A RUÍNA DESTA MULHER FOI QUERER FAZER PAPEIS ACIMA DO SEU TALENTO. EM "GRAND HOTEL", DA MGM, ELA FAZIA UMA DATILOGRAFA. ESTE SIM, É O TIPO DE PAPEL PARA ELA. INFELIZMENTE OS CHEFÕES DOS ESTÚDIOS, ÀS VEZES, GOSTAM DE MULHERES FÁCEIS. NO FINAL DAS CONTAS QUEM ESTAVA CERTA ERA A LASSIE: NÃO QUIS MESMO". SUAVE, NÃO?
DE QUALQUER MANEIRA ERA TUDO MUITO DIVERTIDO E OS SEUS FILMES ERAM SEMPRE GRANDES SUCESSOS DE BILHETERIA.
NO BRASIL AS "INIMIGAS FABRICADAS" MAIS CONHECIDAS FORAM EMILINHA BORBA E MARLENE, MAS FALTAVA A AMBAS UMA QUALIDADE DESAFORADA QUE TORNASSE A "BRIGA" UM ACONTECIMENTO QUE INTERESSASSE TAMBÉM A QUEM NÃO FOSSE FREQUENTADOR DO FAMOSO AUDITÓRIO DA RADIO NACIONAL.
HOUVE UMA GRANDE ATRIZ BRASILEIRA QUE GOSTAVA DE FAZER O NÚMERO DA INSUPORTÁVEL E ERA COMPETENTE NESTE MISTER. CHAMAVA-SE MARGARIDA REY E FOI MUITO CONHECIDA EM SEU TEMPO. ERA ADORADA PELA CRÍTICA E PELO PÚBLICO. CERTA VEZ, SENDO ENTREVISTADA EM SEU CAMARIM, PERGUNTOU À REPÓRTER LOGO DE SAÍDA: "SOBRE O QUE VAMOS FALAR"? A GAROTA RESPONDEU QUE ERA SOBRE O TEATRO E A SUA CARREIRA. A MARGÔ (como era conhecida no meio artistico), FOI IMEDIATAMENTE DIZENDO: "ENTÃO ESCREVA AÍ QUE EU ODEIO O TEATRO, ACHO SER ATRIZ UM HORROR E NÃO GOSTO DA MAIORIA DOS COLEGAS. A PIOR HORA DO DIA É A QUE PASSO DENTRO DE UM TEATRO".
- MAS A SENHORA É UM SUCESSO! O PUBLICO E A CRITICA A ADORAM!
A MARGÔ MUITO SÉRIA RESPONDEU: "GOSTAR DO QUE FAÇO É OBRIGAÇÃO DELES. FAÇO TUDO SEMPRE DE MÁ VONTADE, MAS BEM. SÓ NÃO MUDO DE PROFISSÃO, PORQUE NÃO APRENDI A FAZER OUTRA COISA. HÁ QUEM DIGA QUE NO TEATRO SÓ QUEM SE DIVERTE É QUEM ESTÁ NO PALCO, MAS ISSO É FALSO. QUEM ESTA EM CENA TAMBÉM ODEIA O TEATRO. É A COISA MAIS DESAGRADÁVEL DO MUNDO. AGORA, NESTE MUNDO TEM GENTE PRA TUDO E AINDA SOBRA GENTE PARA GOSTAR DE TEATRO".
- ENTÃO A SENHORA NÃO GOSTA DE NADA DO QUE FAZ NO TEATRO?
- DO QUE FAÇO NO TEATRO ODEIO TUDO, MAS GOSTO DE CERTAS COISAS QUANDO SAIO DAQUI.
- DO QUE?
- NÃO QUERO DIZER AGORA. MAS GARANTO QUE A SEGUNDA COISA DE QUE GOSTO, É DE COGNAC COM GELO, SEM GELO. AGORA PODE IR. A ENTREVISTA ACABOU.
O TERCEIRO SINAL SOOU, ELA SAIU DO CAMARIM E ENTROU EM CENA PARA FAZER CLIPTEMNESTRA, PERSONAGEM DA ELECTRA DE SÓFOCLES, QUE FOI UMA DAS SUAS MAIS BRILHANTES PERFORMANCES.
AGORA, UMA COISA É VERDADE: A MAIORIA ESMAGADORA DAS ATRIZES GOSTA DE FAZER A "IRMÃ PAULA", A BOAZINHA, COMPREENSIVA, AMANTE DA ARTE DRAMÁTICA, DO TEATRO, DO PÚBLICO, DO CINEMA, DA TELEVISÃO, DOS COLEGAS, DOS CRÍTICOS (mesmo quando eles espinafram elas), DOS ENSAIOS, DAS GRACINHAS DOS FÃS E PRINCIPALMENTE DE DAR ENTREVISTAS. ALGUMAS ATÉ INSEREM EM SUAS DECLARAÇÕES RECEITAS CULINÁRIAS PARA DEMONSTRAR QUE SÃO TAMBEM BOAS DONAS DE CASA. QUAL!
UMA AMIGA DE TEMPERAMENTO, ME DISSE UM DIA DESSES QUE SE A FILHA DELA QUANDO CHEGAR A HORA VIER DIZER QUE DESEJA SER ATRIZ, ELA SE MATA SEM DIZER PALAVRA, DIANTE DA GAROTA, CRAVANDO UM PUNHAL NO PEITO. EU NÃO DUVIDO NADA.
CLÁUDIO GONZAGA
Nenhum comentário:
Postar um comentário