VOU LOGO AVISANDO QUE NÃO SOU NEM BRAGANÇA E MUITO MENOS ORLEANS, POIS SE TIVESSE ESTE SEGUNDO NOME TRATARIA DE ESCONDÊ-LO, VISTO QUE NINGUEM SE DEVE APRESENTAR COMO BISNETO DE UM AGIOTA QUE SENDO PRÍNCIPE ALUGAVA QUARTOS EM CORTIÇOS, COMO FAZIA O CONDE D'EU, ORLEANS MOR. ESTE SENHOR POR POUCO NÃO FEZ O BRASIL PERDER A GUERRA COM O PARAGUAI. METEU-SE POR LÁ A FAZER BESTEIRAS E FOI PRECISO O BOM PEDRO II AFASTÁ-LO DOS CAMPOS DE BATALHA PARA O BRASIL VENCER, DEPOIS DE CENTENAS DE BAIXAS CAUSADAS PELA INCOMPETÊNCIA DO CONDE, MARIDO DE ISABEL, CHAMADA "A REDENTORA" ( a outra coisa intitulada "redentora" no Brasil, foi a quartelada de 1964). ESTE POREM NÃO É O MEU ASSUNTO DE HOJE. HOJE ESTAMOS PRAZEROSAMENTE AQUI REUNIDOS, DE MODO APRAZÍVEL, PARA METER O PAU NA CHANCHADA DIRIGIDA PELA CARLA CAMURATI QUE SE CHAMOU "CARLOTA JOAQUINA". É COM MUITA SATISFAÇÃO QUE TOMO A MIM A REGALIA DE ESCULHAMBAR AQUELA PORCARIA QUE NÃO PASSA DE UMA PÉSSIMA ANEDOTA ENGRAÇADA PARA ALGUNS DESINFORMADOS, COMO A SUA DIRETORA.
SE ALGUÉM QUISER TER UMA VISÃO CORRETA DO QUE FOI A PASSAGEM DA FAMÍLIA REAL PORTUGUESA NO BRASIL, DEVE LER O TRABALHO DO LAURENTINO GOMES PUBLICADO PELA EDITORA PLANETA, INTITULADO "1808" E OUTROS ESTUDOS SÉRIOS E ESCLARECEDORES DO ASSUNTO, COMO OS DA LEILA MAZAN, JOHN ARMITAGE, MANUEL DE OLIVEIRA, SERGIO BUARQUE DE HOLANDA, JURANDIR MALERBA, LUIZ NORTON E CENTENAS DE OUTROS AUTORES QUE A EX TELEATRIZ NÃO TEVE O CUIDADO DE CONSULTAR E POR ISSO COMETEU NÃO SÓ UMA CHANCHADA, MAS UMA PORCARIA DE CHANCHADA. COMO NÃO PERTENÇO À DINASTIA BRAGANÇA E NÃO SOU EXEMPLO ALGUM DE PATRIOTA, FICA EVIDENTE QUE ESTOU APENAS DESEJANDO QUE SE RESPEITE A HISTÓRIA.
QUALQUER PESSOA MAL INFORMADA PODE ACHAR QUE D, JOÃO VI ERA APENAS UM COMEDOR DE FRANGOS ASSADOS MAS, PELA MADRUGADA, FAZER UM FILME PARA CONFIRMAR ESTA ESTUPIDEZ SÓ ACEITÁVEL NOS IGNORANTES, É ABUSO EXCESSIVO. ESSA MOÇA PRESTOU UM DESSERVIÇO AO CONHECIMENTO DA HISTÓRIA DO BRASIL. É UMA ANALFABETA SEM IMAGINAÇÃO E SEM HUMOR. NADA PODE SER PIOR DO QUE ISSO.
ESTA BELTRANA QUE SE DIZ CINEASTA E DEVE ENCONTRAR QUEM CONFIRME, VISTO QUE OS SEUS "COLEGAS" NÃO SÃO MUITO MELHORES, QUANDO TELEATRIZ, ERA O QUE SE VIA; COMO DIRETORA DE CINEMA É O QUE SE VÊ. CÉUS QUE TRISTEZA! ESTE TIPO DE CRIME NÃO CONSTA DO CÓDIGO PENAL, MAS É UM ERRO QUE SEJA ASSIM. É CRIME DE ASSOCIAÇÃO À ANALFABETIZAÇÃO POPULAR. ISSO É ESPALHAR IGNORÂNCIA NO MEIO DO POVO QUE, CÁ PRA NÓS, NESTE SETOR, JÁ ESTÁ BEM SERVIDO.
POBRE CRIATURA INDIGENTE, NÃO SE DEU AO TRABALHO DE PESQUISAR NADA E FOI METENDO O SEU LÁPIS ANALFABETO EM TUDO QUE ERA PAPEL DE PÃO USADO QUE ENCONTROU (ou outros papeis também usados). DEU NO QUE DEU.
CERTAMENTE ESTA CRÍTICA CHEGA CENTENAS DE ANOS ATRASADA, MAS ANTES TARDE DO QUE NUNCA. NÃO FIZ COMENTÁRIOS SOBRE O "FILME" À ÉPOCA DE SEU LANÇAMENTO PORQUE NÃO TIVE ÂNIMO DE VER O ASSUNTO TRATADO POR AQUELA MOÇA. SIM, SOU UM POUCO PRECONCEITUOSO EM RELAÇÃO À IGNORÂNCIA QUE É, COMO SE SABE, SANTA, CULTIVADA E PEREGRINA. POR TER ESTA NATUREZA PEREGRINA, A IGNORÂNCIA NÃO PRECISA SER DISSEMINADA SOB PRETEXTO ALGUM.
ONTEM POREM, NUMA FESTA BASTANTE CHINFRIM, OUVI COMENTÁRIOS ELOGIOSOS SOBRE A FITA QUE UM SUJEITO COM UM CABELÓRIO FORA DE MODA FAZIA, ENQUANTO PUNHA UM PÓ NO NARIZ. DEIXEI A CASA IMEDIATAMENTE E FUI ALUGAR O DVD DO "FILME". VI, E NATURALMENTE PERDI O SONO. VIM ENTÃO ESCREVER A CRITICA QUE CHEGA TARDE, MAS COMPARECE.
ATENÇÃO: NÃO ME RETIREI DA FESTA POR CAUSA DO JOVEM QUE "PASSAVA TALCO NO NARIZ", QUE ISSO NÃO ME INCOMODA. O QUE ME CAUSA INCÔMODO É CHANCHADA MAL FEITA NUM PAÍS ESPECIALIZADO NO GÊNERO, SENDO POSSIVELMENTE O SEU INVENTOR.
CLÁUDIO GONZAGA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário