sábado, 3 de abril de 2010

MENINO PERDIDO NO TEMPO.


HÁ UM ESPAÇO ENTRE O SONO E A VIGÍLIA, DEPOIS DE TERMINADA A LEITURA, QUE PODE ACONTECER A QUALQUER HORA DO DIA OU DA NOITE, EM QUE JÁ NÃO ESTOU ACORDADO MAS AINDA NÃO DURMO. NESTE "LUGAR" FICO DIARIAMENTE NUM ESTADO EM QUE PERCO O GOVERNO SOBRE A MINHA VONTADE. NELE ENTRAM EM AÇÃO LEMBRANÇAS QUE NÃO EXISTEM EM MIM CONSCIENTEMENTE. SÃO RECORDAÇÕES DE TEMPOS TÃO REMOTOS DA MINHA VIDA, QUE ME PARECEM NOVOS. A PSICANÁLISE AFIRMA QUE A MEMÓRIA TEM ESTES RESERVATORIOS POUCO ACESSÍVEIS. APARECEM NAQUELE ESTADO, SITUAÇÕES, PESSOAS, VOZES E SOBRETUDO GENTE NAS QUAIS NÃO PENSO ORDINARIAMENTE. ENTRETANTO A PESSOA QUE MAIS SURGE NESTAS LEMBRANÇAS NÍTIDAS, É A FIGURA DO MENINO QUE FUI UM DIA. MENINO TRISTE, SOZINHO, MALTRATADO, SEM CARINHO, SEMPRE COM MEDO E SEM SABER O QUE FAZER. ELE NUNCA DIZ NADA. APENAS APARECE E VENDO-O, EU ME LEMBRO DE TUDO E SINTO POR ELE UMA TERNURA TÃO GRANDE COMO SE FORA O SEU AVÔ. MAS É UMA TERNURA IMPOTENTE, ESTÉRIL, POIS COMO ELE SÓ EXISTE DE FORMA FLÚIDA, ETÉREA, IMATERIAL, NÃO POSSO LHE AFAGAR OS CABELOS OU BEIJÁ-LO E ISSO ERA TUDO O QUE ELE MAIS PRECISAVA NOS TEMPOS SOFRIDOS EM QUE PASSOU A SUA INFÂNCIA AMEAÇADA, TORTURADA, ENVERGONHADA, TEMEROSA, INSEGURA, RODEADA DE GRITOS E INSULTOS.

NÃO ESTOU AQUI A FAZER ACUSAÇÕES E LAMENTOS, QUE SE FAZ MUITO TARDE PARA ISSO, VISTO QUE O TEMPO JÁ PASSOU POR AQUI COM A SUA TAÇA DE ABOMINAÇÕES. NÃO FALAREMOS DISSO. NINGUÉM MERECE. O QUE DESEJO DIZER É QUE NAQUELES MOMENTOS ENTRE O SONO E A VIGÍLIA, EM QUE ENCONTRO VISUALMENTE O MEU MENINO, DESVALIDO E PERPLEXO, UMA IMENSA ANGUSTIA TOMA CONTA DE MIM, PORQUE NADA POSSO FAZER PARA AJUDÁ-LO AGORA, PORQUE ELE JÁ NÃO EXISTE. ESTÁ VIVO, MAS NÃO EXISTE MAIS, SENÃO NO ESTRANHO ESPAÇO EM QUE SE ETERNIZOU COM A SUA TRISTEZA E DECEPÇÃO. JULGO MUITAS VEZES QUE CUIDEI MAL DO MEU MENINO. DEVERIA TÊ-LO PROTEGIDO E O LIVRADO DO MAL. MAS COMO PODERIA SE EU ERA DA MESMA IDADE, MORAVA JUNTO DELE, NELE, NASCERA NO MESMO DIA E HORA? POR SER AINDA CRIANÇA, EU NÃO SABIA QUE O AMOR É FORTE E É POR MEIO DELE QUE SE REALIZA TUDO. EU AINDA NÃO SABIA AMAR. EU MORAVA NAQUELE MENINO, SOFRIA O MESMO QUE ELE E NÃO EXISTIA AINDA ELE, PORQUE ELE ERA EU.

TUDO O QUE MAIS DESEJARIA NA VIDA ERA CHEGAR JUNTO ÀQUELE MENINO AGORA E DIZER-LHE QUE UM DIA A VIDA SERÁ MELHOR, MENOS ÁSPERA, MAIS CALMA, MENOS AMEAÇADA, MAIS LIVRE E QUE SOBRETUDO A ESPERANÇA VAI CHEGAR. QUERIA FALAR COM ELE SOBRE OS CAMPOS DA FANTASIA (meu melhor descobrimento) QUE LOGO ELE IRIA TAMBÉM DESVENDAR E SE ABRIGAR DA REALIDADE CRUA, MASSACRANTE. DIZER DAS ALEGRIAS BOAS QUE IRIA TER COM A CHEGADA DE COISAS E GENTES AINDA IGNORADAS MAS JÁ EXISTENTES E QUE MUDARIAM OS RUMOS DE SUA EXISTÊNCIA RUDEMENTE TRATADA. FAZER-LHE REVELAÇÕES EM QUE O MENINO NÃO ACREDITARIA COMO, POR EXEMPLO, DIZER A ELE QUE UM DIA, NO FUTURO, SENTIRIA SAUDADE DAQUELES DIAS DE TORTURA MORAL E PORRADA INJUSTA; QUE AQUILO TUDO SERIA ESQUECIDO E UMA VIDA DE FELICIDADE O ESPERAVA. CLARO QUE EU ESTARIA DIZENDO MEIA VERDADE PARA PROTEGE-LO, POIS NA REALIDADE NADA SE APAGA JAMAIS, EMBORA DE FATO MUITAS VEZES A FELICIDADE PASSE BEM PERTO DE NÓS. SÓ QUE NÃO FICA, PORQUE A FELICIDADE TEM ALMA DE MARINHEIRO E ANDA SEMPRE EM VIAGEM. NUNCA SABEMOS DIREITO ONDE ELA ESTÁ.

GOSTO MUITO DE LER (minha diversão principal) E ISSO ME AJUDA, POIS POSSO, PELA LEITURA, "VIAJAR" E NÃO É RARO QUE ME SINTA FELIZ FAZENDO ISSO.

NEM QUE A FELICIDADE SEJA APENAS COMO PEQUENAS E ALTAS NUVENZINHAS ROSADAS NAS MANHÃS DE UMA PRIMAVERA DE MENTIRA. A FELICIDADE ANDA SEMPRE PELOS LIVROS, MESMO OS QUE NOS FAZEM SOFRER. MAS ALI TAMBÉM O ENCONTRO COM ELA É FUGAZ, POIS TEMOS INVARIAVELMENTE DE VIRAR A PÁGINA E NESTE CASO, SOMOS NÓS QUE A DEIXAMOS, PARA NÃO REPETI-LA ATÉ O ENFADO, O FASTIO E O TÉDIO. NÃO É DO NOSSO DESTINO A FELICIDADE. NÃO FOMOS TALHADOS PARA ELA. DEVEMOS, POR PRECAUÇÃO, NOS CONTENTAR COM OS NACOS DE ALEGRIA QUE ENCONTRAMOS AO ACASO.

QUANTO AO MEU MENINO ACONTECEU QUE ELE NÃO VEIO COMIGO PELO CAMINHO ATÉ AQUI. ELE FICOU LÁ E É ISSO QUE ME FAZ TORMENTO, PORQUE O AMO IMENSAMENTE. SEMPRE GOSTEI DOS FRACOS, DOS QUE NÃO TÊM CORAGEM OU FÔLEGO, DOS QUE FICAM PELO CAMINHO ASSUSTADOS E SEM RUMO. TENHO CARINHO PELOS QUE NÃO CONSEGUIRAM.

O MEU MENINO NEM SABE QUE EU EXISTO, QUE O AMO MAIS QUE TUDO E QUE DARIA QUALQUER COISA PARA LHE AFAGAR, EMBORA ISSO PAREÇA POUCO A ALGUNS. NO ENTANTO EU, COMO CONHEÇO BEM AQUELE GAROTO, SEI PERFEITAMENTE QUE UM AFAGO NOS CABELOS E O OLHAR AMIGO DE UM ADULTO FARIAM SARAR TODAS AS SUAS FERIDAS, SENDO ELE TÃO JOVEM E ELAS TÃO FUNDAS. QUE PENA QUE NÃO POSSA MAIS ALCANÇÁ-LO.

NÃO ME ENVERGONHO DE DIZER QUE MUITAS VEZES PEÇO A DEUS QUE O PROTEJA E O FAÇA FELIZ. MAS ISSO, NEM DEUS QUE TUDO PODE, SERIA CAPAZ DE REALIZAR. TALVEZ APENAS FORA DO TEMPO, ALÉM DELE, QUANDO TUDO TERMINAR, EU POSSA RETORNAR AO MEU MENINO E LEVAR-LHE O CONSOLO DE QUE TANTO PRECISA E PELO QUAL ATÉ HOJE ASPIRA.




CLÁUDIO GONZAGA

Um comentário:

  1. lindooooooooooooooooooo....... mas voce é muito amado..... nao se esqueça disso. beijao

    ResponderExcluir