O mito da Rosa de Sharon, nasceu na antiguidade, em tempos bíblicos, numa terra rochosa, seca, infértil, árida, sem chuva, na Palestina antiga, chamada Sharon. Deus teve compaixão do povo judeu e o instalou em Sharon prometendo que ali seriam felizes. Assim que chegaram àquela terra miserável, tudo mudou e aquele deserto se tornou o melhor lugar do mundo, com vegetação abundante e muita água. Era como viver em um jardim. Surgiu então a Rosa de Sharon que, dizem, nunca foi igualada em beleza e perfume por nenhuma outra. Será?
BENDITA DECISÃO! PROCUREI UMA VARANDA CONHECIDA NA AVENIDA ATLÂNTICA E PEDI UM CHOPE.ERA UMA NOITE SEM GRANDE PROMESSA, DESSAS QUE NÃO SE TEM VONTADE DE SAIR NEM DE FICAR. JÁ PASSARA A HORA DE PROGRAMAR ALGO COM AMIGOS EM UM RESTAURANTE, ONDE SE SENTISSE ALGUMA VIBRAÇÃO AGRADÁVEL. O DIA HAVIA SIDO TORTURANTEMENTE ROTINEIRO E A NOITE IA PELO MESMO CAMINHO. DE MODO GERAL, NESTE CASO, DEVEMOS NOS REFUGIAR EM LIVROS QUE, PELO MENOS COMIGO, ESTÃO SEMPRE À MÃO. SÓ QUE NAQUELE DIA EU JÁ LERA A TARDE INTEIRA E QUERIA, À NOITE, UMA DIVERSÃO MAIS MUNDANA. AH SIM, ESQUECI DE DIZER QUE ERA UM DOMINGO ABSOLUTAMENTE SEM TALENTO.
COMO SE FAZIA TARDE PARA CONVIDAR ALGUÉM A SAIR, TOMAR UM TRAGO, JANTAR E CONTAR UMAS LOROTAS, DECIDI, EM DESESPERO, QUE ERA MELHOR ESTAR SÓ DO QUE MAL ACOMPANHADO. QUAL!!! TODO MUNDO SABE QUE NADA É PIOR DO QUE UMA COMPANHIA RUIM. POREM, ESTAR SÓ SEM O DESEJAR, É INTRAGÁVEL. É PRECISO NÃO DESCUIDAR DISTO.
HÁ DIAS EM QUE É IMPOSSÍVEL CUMPRIR AS NOSSAS EXIGÊNCIAS EM RELAÇÃO A ONDE IR E COM QUEM. TODAS AS IDEIAS PARECEM MOMENTANEAMENTE ENJOATIVAS E FICAMOS EM DÚVIDA NA HORA DE ESCOLHER.
"ESTE RESTAURANTE JÁ NÃO TEM GRAÇA";
"AQUELE AMIGO ANDA SE REPETINDO DEMAIS";
"OS FILMES EM CARTAZ NÃO APETECEM";
"OS ESPETÁCULOS TEATRAIS, SEMPRE CHEIOS DE ATORES QUE..."
BEM, O FATO É QUE É DIFÍCIL ESCOLHER ALGUMA COISA A FAZER NUMA NOITE DE DOMINGO.
POIS FOI NUM DOMINGO ASSIM QUE EU, EM ÚLTIMO CASO, LIGUEI A TV E COMECEI A PERCORRER OS CANAIS EM BUSCA DE ALGUM REFRIGÉRIO. DE REPENTE PASSEI POR UM CANAL EM QUE UMA ATRIZ MUITO CONHECIDA, ESTAVA SENDO ENTREVISTADA POR ALGUÉM (vai ser assim mesmo impessoal, para não dar pistas e fazer desafetos).
ENTREVISTADOR- ESTAMOS AQUI COM "FULANA DE TAL", QUE ACABA DE ESTREAR O SEU ESPETÁCULO (disse o título) NO TEATRO "TAL". BOA NOITE FULANA DE TAL.
FULANA- BOA NOITE. É UMA GRANDE ALEGRIA ESTAR AQUI.
ENTREVISTADOR- PARA MIM TAMBÉM. O QUE O FEZ ESCOLHER A PEÇA "TAL", QUE ESTREOU ONTEM? FOI UM SUCESSO, NÃO?
FULANA- EU SÓ CONSIGO ESCOLHER DE ACORDO COM A MINHA CONSCIÊNCIA. NUNCA FAÇO UMA PEÇA SEM QUE ELA SIGNIFIQUE PARA A PLATEIA UMA POSSIBILIDADE DE MUDANÇA. FAÇO UM TEATRO QUE VISA A TRANSFORMAÇÃO DAS PESSOAS.
ENTREVISTADOR- ENTÃO AS COMÉDIAS LIGEIRAS ESTÃO SEMPRE FORA DO SEU REPERTÓRIO?
FULANA- AS LIGEIRAS SIM. MAS O RISO PODE SER MUITO TRANSFORMADOR. O RISO É UMA ARMA PODEROSÍSSIMA NA BATALHA PELA MELHORIA DA SOCIEDADE.
ENTREVISTADOR- QUE LINDO! COMÉDIA LIGEIRA NÃO, NÉ? TEM DE SER AQUELAS DEMORADAS, NÃO? MAS VOCÊ DISSE ARMA? O CURIOSO É QUE QUANDO VEJO UMA COMÉDIA, NUNCA ME SINTO DIANTE DE UMA ARMA OU METIDO NUMA BATALHA. SE SENTISSE UMA COISA ASSIM, NÃO PASSARIA NEM NA PORTA DO TEATRO.
FULANA- É PRECISO PERCEBER O SIMBÓLICO DAS PALAVRAS. "ARMA" AQUI FOI UMA METÁFORA.
ENTREVISTADOR- MARAVILHOSO! HÁ QUANTO TEMPO VOCÊ ESTA EM TEATRO, CINEMA E COISA E TAL? COMEÇOU CEDO, NÃO FOI?
FULANA- EU ERA UMA CRIANÇA, MEU BEM. ANTES DE TUDO É PRECISO QUE AS PESSOAS ENTENDAM QUE SEM UMA VERDADEIRA ENTREGA, O FENÔMENO TEATRAL NÃO OCORRE, PERCEBE?
ENTREVISTADOR- QUE COISA SENSACIONAL! E COMO É ESTA ENTREGA?
FULANA- É SE ARRISCAR SEMPRE, SEM MEDO. DEVEMOS DAR O SALTO SEM REDE DE SEGURANÇA. A CORAGEM É O QUE IMPORTA NUMA ATUAÇÃO ARTÍSTICA.
ENTREVISTADOR- MAS ME DIGA UMA COISA: SALTAR SEM REDE PODE LEVAR A UM TOMBO VERGONHOSO E ATÉ MESMO À MORTE, POIS NÃO?
FULANA- QUEM FAZ TEATRO COM A CONSCIÊNCIA DE SEU CARATER TRANSFIGURADOR, NADA TEME. A PERSONAGEM CRESCE SE É ATIRADA SOBRE A PLATEIA COM TODA A SUA VERDADE. NUNCA FAÇO NADA APENAS POR FAZER OU SÓ POR DIVERTIMENTO. EU PRECISO ME ATIRAR NA PAIXÃO, NO DELÍRIO! UM TEATRO SEM PAIXÃO É UM TEATRO MORTO.
ENTREVISTADOR- MAS NÃO HÁ O RISCO DE MACHUCAR ALGUÉM? ISSO FOI UM EUFEMISMO? SE FOI É MELHOR PREVENIR O PUBLICO DE CASA PORQUE SE NÃO, NEGUINHO VAI FICAR COM MEDO DOS LUGARES MAIS PROXIMOS AO PALCO. COM TODA ESTA PAIXÃO VOCÊ PODE ACABAR QUEBRANDO A COSTELA DE ALGUÉM. JÁ IMAGINOU UMA MULHER SAIR DE CASA, DEPOIS DE FAZER O CABELO, SE VESTIR, PASSAR PERFUME E ACABAR SAINDO DO TEATRO DE MACA DIRETO PARA O MIGUEL COUTO, SÓ PORQUE HAVIA UMA ATRIZ APAIXONADA EM CENA?
FULANA- EM CENA EU NUNCA SOU EU. QUEM ESTÁ NO PALCO É A PERSONAGEM.
ENTREVISTADOR- OK, MAS A PERSONAGEM PESA O MESMO QUE VOCÊ, JÁ QUE O CORPO É O MESMO... É FANTASTICO!
FULANA- A PERSONAGEM É UMA FIGURA SIMBÓLICA. ELA NÃO TEM PESO EM QUILOS. QUANDO ESCOLHO UMA PEÇA A MINHA PRIMEIRA PREOCUPAÇÃO É DEMOLIR ESTRUTURAS EMPERRADAS E ENFERRUJADAS.
NESTE MOMENTO LEVANTEI-ME, TRANSIDO, DESESTIMULADO, DESOLADO, DESALENTADO E POR QUE NÃO DIZER DESESPERADO, DESLIGUEI A TV COM UM CHUTE E FUI CORRENDO PARA RUA VER GENTE COMUM QUE ACEITE SER COMUM. NADA DE REFORMULAÇÕES E DE ESTRUTURAS A SEREM DEMOLIDAS.
FOI QUANDO APARECEU A MARGARIDA, UMA MULHER COM UMA UMA DISPOSIÇÃO INTERESSANTE DIANTE DO MUNDO. APROXIMOU-SE E AINDA NA CALÇADA, DO OUTRO LADO DA MURADA QUE SEPARA AS MESAS DO PASSEIO, ME PERGUNTOU SORRINDO:
- QUER SEXO?
- NÃO, MUITO OBRIGADO.
- POSSO TE FAZER COMPANHIA? GOSTEI DE VOCÊ. SEMPRE GOSTO DE QUEM BEBE SOZINHO.
FIZ SINAL PARA ELA ENTRAR. ALGUMA COISA ME GARANTIA QUE AQUELA MULHER TINHA ALGO INTERESSANTE A ME REVELAR.
O GARÇOM E TODOS OS QUE ESTAVAM TRABALHANDO NO LUGAR, SEM PERCEBER QUE EU A HAVIA CHAMADO, SE ASSUSTARAM E JÁ VINHAM BARRA-LA, QUANDO EU INTERFERI E ELA SE SENTOU COMIGO.
O GARÇOM E TODOS OS QUE ESTAVAM TRABALHANDO NO LUGAR, SEM PERCEBER QUE EU A HAVIA CHAMADO, SE ASSUSTARAM E JÁ VINHAM BARRA-LA, QUANDO EU INTERFERI E ELA SE SENTOU COMIGO.
TINHA UNS QUARENTA ANOS, ERA BONITA E FRESCA COMO UMA FLOR COLHIDA NA VÉSPERA PELA MANHÃ. TINHA UMA RUGA DE VELHICE NOS CANTOS DA BOCA E DAVA, SEI LÁ PORQUE, A IMPRESSÃO DE ESTAR TODO O TEMPO NUA, EMBORA POR INCRÍVEL, ESTIVESSE VESTIDA COM DISCRIÇÃO E GOSTO. ACEITOU O CHOPE E PEDIU UM SANDUICHE. AOS POUCOS FOI SE SOLTANDO, GANHANDO CONFIANÇA E EM POUCO TEMPO, DOCEMENTE, COMEÇOU A CONTAR A SUA VIDA. ESTE É O MAIS ANTIGO COSTUME ENTRE AS PROSTITUTAS. EU ARRISCARIA DIZER QUE ELAS ESCOLHEM A PROFISSÃO PARA TEREM A OPORTUNIDADE DE CONTAR A SUA VIDA A ALGUÉM. HÁ SEMPRE NESTAS VIDAS MUITO SOFRIMENTO REAL E IMAGINÁRIO. ELES SÃO, NO ENTANTO, TÃO DISTINTOS QUE NÃO CHEGAM A INCOMODAR. VÊ-SE IMEDIATAMENTE O QUE É FALSO E O QUE NÃO É. NO CASO DA MARGARIDA POREM, TUDO O QUE DISSE SOOU VERDADEIRO. EM LINHAS GERAIS, PARA SER INCONFIDENTE, A SUA HISTÓRIA ERA SIMPLES: NASCERA EM UMA FAMÍLIA DE CLASSE ALTA NA ZONA SUL DO RIO E CONHECERA AOS DEZOITO ANOS UM ALEMÃO TURISTA, QUE FICOU LOUCO POR ELA E A LEVOU PARA BERLIM OCIDENTAL, NO TEMPO AINDA DO MURO, QUE TANTOS HOJE LÁ, QUEREM DE VOLTA. NÃO HOUVE APELOS DE SEUS PAIS QUE A IMPEDISSEM DE PARTIR. QUERIA VER O MUNDO. TRABALHOU COMO ATRIZ POR LÁ UNS TEMPOS, MAS ACHOU A VIDA NO TEATRO ENTEDIANTE. QUANDO A PAIXÃO DO "CHUCRUTE" ARREFECEU, DECIDIU VOLTAR AO BRASIL. ANTES POREM, POR CURIOSIDADE E COM A AJUDA DE UMA AMIGA, QUIS FAZER PARTE DO DESCARADO BASFOND ALEMÃO. FOI PUTA EM BERLIM POR CINCO ANOS E ERA MUITO FELIZ, MAS SENTIU SAUDADE DO RIO DE JANEIRO. CHEGOU DE VOLTA QUANDO JÁ TINHA TRINTA ANOS. SEUS PAIS TINHAM MORRIDO NA MISÉRIA, DEVIDO A UMA REALIZAÇÃO IMOBILIÁRIA EM QUE ESTAVAM METIDOS E QUE FOI TIRADA DE CENA POR RAZÕES POLÍTICAS INEXPLICAVEIS. ERAM OS CHAMADOS ANOS DE CHUMBO, TEMPO DE CORRUPÇÃO EXTRAORDINÁRIA, COMO O REGIME DITATORIAL VIGENTE. TORNOU-SE POR ISSO, AMANTE DE UM VELHO POLÍTICO LADRÃO E PASSOU NA CARA TODA A CANALHA RICA QUE ESTAVA NO PODER ROUBANDO O PAIS. FEZ O SEU PÉ DE MEIA. ERA DONA ATUALMENTE DE UM IMÓVEL BOM NO LEME, DE FRENTE PARA O MAR E TINHA RENDA ÓTIMA PARA SE SUSTENTAR. SÓ CONTINUAVA NA "VIDA", POR QUE ACHAVA ASSIM MAIS DIVERTIDO, ALÉM DE CONSIDERAR QUE A PROSTITUIÇÃO ERA NA VERDADE, PARA ELA, UM CHAMADO VOCACIONAL.
CONTADO ASSIM PARECE QUE ELA ESTAVA MENTINDO, NÃO? MAS HÁ UM "DONAIRE" QUE NUNCA DESAPARECE E NÃO PODE SER ESCONDIDO. O SEU PASSADO NO SACRE COEUR DE JESUS, NA CONVIVÊNCIA COM GENTE FINA, IMPORTANTE, MESMO QUE ELA ESTIVESSE EM ANDRAJOS, SE PERCEBERIA. ERA CLARAMENTE PESSOA BEM POSICIONADA E DE BERÇO BOM. A MANEIRA COMO REPOUSAVA SUA ECHARPE NOS OMBROS, NÃO DEIXAVA DÚVIDAS. O JEITO DE FALAR, O TOM DE VOZ, O CAMINHAR, A MANEIRA DE COMER, O MODO DE PEGAR O COPO, O RISO, A MANEIRA "NONCHALANTE" DE OLHAR, TUDO ISSO NOS LEVAVA DIRETO À UMA MULHER DE BOA EDUCAÇÃO. HAVIA CLASSE. ERA FINA E FRESCA, FOSSE ELA PUTA OU NÃO. SABIA SE COMPORTAR ELEGANTEMENTE (era, naquela Copacabana "rastaquouère", uma Rosa de Sharon ).
QUANDO SAÍMOS A ANDAR UM POUCO PELA ATLÂNTICA, PERCEBI QUE ERA BEM CONHECIDA. CUMPRIMENTAVA MUITOS E PARA AQUELA GENTE USAVA UM TOM, INCRIVELMENTE AMOROSO E VULGAR. QUANDO VOLTAVA A FALAR COMIGO ERA A "GRAND DAME" OUTRA VEZ.
QUANDO NOS DESPEDIMOS EM FRENTE AO COPACABANA PALACE, ELA SE JUNTOU A UM BANDO DE TRAVESTIS E PROSTITUTAS. PARECIA OUTRA PESSOA. NÃO ERA MAIS A LADY NEM A VULGAR. ERA UMA ESPÉCIE DE MATRIARCA MUITO SÉRIA, A DISTRIBUIR DINHEIRINHOS E PRESENTINHOS QUE TIRAVA DE UMA BOLSA CHANEL, NOVA. MAS O QUE ME CHAMOU ATENÇÃO NELA DE FATO, FOI UMA COISA QUE ME DISSE ENQUANTO CAMINHÁVAMOS. EU PERGUNTEI SE FORA INTERESSANTE A SUA EXPERIÊNCIA COMO ATRIZ EM BERLIM. ELA ME RESPONDEU:
- SER ATRIZ É MUITO FÁCIL EM QUALQUER LUGAR. DIFÍCIL É FAZER TEATRO NA VIDA REAL, NO MEIO DE GENTE ESPERTA COMO AS MULHERES E HOMENS DA RUA. AQUI, SE NÃO SE FOR CONVINCENTE, LOGO DESCOBREM E A VIDA SE TORNA DIFÍCIL. O POVO DAS CALÇADAS É O PÚBLICO MAIS EXIGENTE QUE HÁ. SÓ ADMITE VIRTUOSES. SE NÃO SE FOR UM GÊNIO, NÃO ADIANTA NEM TENTAR. MAS EM BERLIM FOI BOM ESTAR NO TEATRO DURANTE UM TEMPO. DEPOIS CHEGUEI A CONCLUSÃO DE QUE O TEATRO É POUCO PARA MIM. PREFIRO SER PUTA. PELO MENOS NÃO PRECISO MANTER A FAMA DE "MARAVILHOSA".
E ENTÃO FECHOU A NOITE COM ESSA:
- ALIAS, SER PUTA É SÓ PARA QUEM TEM VOCAÇÃO COMO EU. NÃO ADIANTA ENGANAR. É PRECISO AMAR O DIA A DIA DA PROFISSÃO, QUE É DUREZA. AQUI O TEXTO É CRIADO NA HORA E NUNCA SE SABE O DESFECHO. NADA SE PLANEJA. SÓ É INDISPENSÁVEL CONVENCER A PLATEIA. NADA DE ESTILOS, TEORIAS, FARÓFIAS, JACTANCIAS E BAZÓFIAS, COMO NO TEATRO. PUTARIA É PURO SHOW-BUSINESS. ESTAMOS AQUI PARA DIVERTIR AS PESSOAS E FAZÊ-LAS FELIZES. O QUE PODE ACONTECER DE MAL É ENCONTRARMOS ALGUÉM QUE NÃO GOSTE DISSO. ENTÃO, NESTE CASO, NADA PODEMOS FAZER, A NÃO SER A VONTADE DO FREGUÊS. DAMOS-LHE UMA PREGADAS.
ACABOU SENDO UMA NOITE INSTRUTIVA À SUA MANEIRA. LOUVADO SEJA. HÁ MALES QUE VÊM PRA BEM.
CLÁUDIO GONZAGA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário