DONA ARGEMIRA TOMAVA ORDINARIAMENTE O ÔNIBUS 415 ÀS QUARTAS FEIRAS EM COPACABANA E IA PARA O CENTRO ESPIRITA SANTO EXPEDITO, À RUA JOSÉ HIGINO, TIJUCA. MUITAS VEZES ELA SAÍA DEBAIXO DE CHUVA TORRENCIAL. ERA FANÁTICA POR ESPIRITISMO, DESDE QUE O HERMOGENEO SEU MARIDO, FICARA SEXUALMENTE INATIVO. DONA ARGEMIRA ERA DESSAS MULHERES PEITUDAS, DE BUNDA GRANDE, PESCOÇO GROSSO, LABIOS FARTOS, CABELOS REVOLTOS E NEGROS. PINTAVA-SE EM DEMASIA E DAVA SEMPRE A IMPRESSÃO DE QUE IA ENTRAR EM CENA NUM CIRCO DE QUINTA. A VIZINHANÇA COSTUMAVA FAZER FUXICO, DIZENDO QUE COM AQUELE JEITO DE MULHER DA VIDA, CERTAMENTE DEVIA TER UM AMANTE.
ESTAVAM ENGANADOS. DONA ARGEMIRA ERA A ESPOSA MAIS FIEL DO MUNDO. MESMO COM O SEU HERMOGENEO ESTANDO NAQUELA SITUAÇÃO, ELA CONSIDERAVA QUE FAZIA PARTE DA SUA PROVAÇÃO NESTA VIDA, NÃO TER DIREITO ÀS ALEGRIAS SEXUAIS. SOFRIA MUITO COM ISSO MAS CONFORMAVA-SE. O ESPIRITISMO A AJUDAVA MUITO A COMPREENDER, EMBORA FOSSE UMA COISA DURA DE DE ENCARAR.
QUANDO ELA PASSAVA POR UMA OBRA, OS OPERÁRIOS DA CONSTRUÇÃO FAZIAM UMA VERDADEIRA SINFONIA DE ASSOBIOS. ERA "FIU-FIU" QUE NÃO ACABAVA. ELA FICAVA MEIO PASSADA MAS INTIMAMENTE GOSTAVA. TANTO QUE AO VER UMA OBRA, EMPINAVA LOGO OS PEITOS E DAVA MAIS FORÇA AO REBOLADO. HOUVE ATÉ O CASO DE UMA MULHER QUE TENDO IDO LEVAR A MARMITA DO MARIDO NUMA CONSTRUÇÃO, AO VÊ-LA PASSAR PROVOCATIVA, INTERPELOU-A COM MAUS MODOS:
- TU NÃO TEM VERGONHA DE VIR DAR MOLE NO MEIO DOS HOMENS DOS OUTROS NÃO? PARECE UMA PUTA!!!
- OLHA AQUI MINHA FILHA: EU SOU UMA MULHER CASADA E NÃO DOU CONFIANÇA A HOMEM. ALÉM DISSO SOU ESPIRITA. NEM PENSO EM SEXO. SE EU GOSTASSE DISSO, NÃO ME FALTAVA HOMEM DE CLASSE. NÃO ME PASSO PARA PEÃO DE OBRA NÃO, OUVIU?
OS PEÕES CHIARAM UM POUCO MAS FICOU O DITO PELO NÃO DITO. ELA SE RETIROU DA CENA REBOLANDO COMO UMA DOIDA E DESAPARECEU NA ESQUINA.
UM DIA, ANTES DE SAIR DE CASA PARA O CENTRO ESPIRITA, ACENDEU UMA VELA PARA O SEU ANJO DE GUARDA E FOI TOMAR UM BANHO DE DESCARREGO. UMA MISTURA DE ERVAS QUE PRETENDIA PREPARAR O CORPO CONTRA COISAS RUINS EM GERAL. PRIMEIRO TINHA DE TOMAR UM BANHO NORMAL E DEPOIS DESPEJAR A MISTURA DE ERVAS PERFUMADAS SOBRE O CORPO E ESPERAR SECAR NATURALMENTE SEM O RECURSO DE UMA TOALHA.
NA SALA POREM, UM VENTO BALANÇOU A CORTINA, A CORTINA BATEU NA VELA, A VELA CAIU NO CHÃO E COMEÇOU O INCÊNDIO. ELA NO BANHEIRO, CANTANDO EMBAIXO DO CHUVEIRO UM PONTO DE MACUMBA, NÃO SE DEU CONTA DO TEMPO NEM DO FOGO E SÓ DEPOIS DE UMA HORA É QUE TERMINOU OS SEUS BANHOS. QUANDO ABRIU A PORTA DO BANHEIRO, VIU UM BOMBEIRO FARDADO, COM UMA MANGUEIRA NA MÃO JORRANDO ÁGUA NA SALA. OS VIZINHOS TINHAM VISTO A FUMAÇA PELA JANELA ABERTA E CHAMARAM OS BOMBEIROS, QUE VIERAM IMEDIATAMENTE, POIS ELA MORAVA NUM APARTAMENTO TÉRREO NA RUA BOLIVAR, PERTO DO QUARTEL DOS BOMBEIROS. O SEU HERMOGENEO ESTAVA FORA TRABALHANDO.
- QUE É QUE O SENHOR ESTÁ FAZENDO AÍ COM ESTA MANGUEIRA NA MÃO?
O BOMBEIRO NÃO RESPONDEU E CONTINUOU JORRANDO ÁGUA NO FOCO DO PEQUENO INCÊNDIO, QUE ERA PERTO DA JANELA, NO ARMÁRIO SOBRE O QUAL A DONA ARGEMIRA PUSERA A VELA À ARDER.
- MEU SENHOR, VEJA SÓ: EU ESTOU COMPLETAMENTE NUA E NÃO POSSO ANDAR PELA CASA, IR AO MEU QUARTO, SE O SENHOR NÃO FOR EMBORA IMEDIATAMENTE.
O BOMBEIRO ENTÃO DISSE:
- PODE PASSAR QUE NO SEU QUARTO NÃO TEM FOGO. O NEGÓCIO FOI SÓ AQUI NA SALA. ALIAS JÁ NÃO HÁ MAIS FOGO.
- ENTÃO PODE SAIR, POR FAVOR?
- SABE QUE A SENHORA TEM UM CORPINHO QUE É UM BIJÚ?
- BIJÚ? O QUE É ISSO?
- AH, É UM DOCINHO REDONDINHO, BONITINHO E GOSTOZINHO.
- O SENHOR É MUITO ABUSADO... QUER SAIR DA FRENTE?
- QUER QUE A LEVE NO COLO ATÉ O QUARTO? EU POSSO DEITAR A SENHORA NA CAMA E...
DONA ARGEMIRA INTERROMPEU O BOMBEIRO:
- O ÚNICO HOMEM QUE ME BOTA NA CAMA É O MEU MARIDO, SEU...
- É QUE O CHÃO ESTÁ MUITO QUENTE E A SENHORA ESTÁ DESCALÇA.
- ESTÁ BEM, PODE ME PEGAR.
O BOMBEIRO A PEGOU NO COLO, LEVOU AO QUARTO AQUELE CORPO FARTO, AINDA MOLHADO E PERFUMADO PELAS ERVAS E... BEM ACHO QUE NÃO VAI SER PRECISO DIZER O QUE ACONTECEU NAQUELA CAMA, POIS NÃO?
O CHATO FOI QUE O SEU HERMOGENEO CHEGOU NO MEIO DA COISA E FICOU PARADO À PORTA APRECIANDO A TREPADA, QUE FOI UM ACONTECIMENTO SOFREGO, ANSIOSO, CHEIO DE AIS E UIS. DE REPENTE, A DONA ARGEMIRA VIU O MARIDO E AVISOU AO BOMBEIRO.
- PARA! PARA! O MEU MARIDO CHEGOU.
O SALAFRÁRIO DO BOMBEIRO ENTÃO DISSE:
- MANDA ELE ESPERAR QUE EU JÁ ESTOU TERMINANDO.
O SEU HEMOGENEO, QUE ERA UM SUJEITO MUITO CALMO DISSE PLACIDAMENTE:
- NÃO PRECISAM SE AFOBAR, EU ESPERO. SÓ QUERO ESPIAR UM POUCO. ATÉ QUE OS DOIS FORMAM UM BONITO CASAL.
- BONITO CASAL É O CACETE ,SEU CORNO. CAI FORA DAÍ.
NESTE MOMENTO A DONA ARGEMIRA DEU UMA BUNDADA NO BOMBEIRO QUE A TINHA POSTO DE QUATRO E PULOU DA CAMA.
- NÃO FALE ASSIM COM O MEU MARIDO SEU CAFAJESTE! SAIA DESTA CASA IMEDIATAMENTE. ALÉM DISSO, VOCÊ NÃO É LÁ ESSAS COISAS COM ESTE PIRULITO MIUDO! VAMOS, SAIA DAQUI! MANDE ELE SAIR, HERMOGENEO.
- DEIXE O RAPAZ TERMINAR... ELE FEZ UM BOM SERVIÇO APAGANDO O FOGO.
A TREPADA CONTINUOU, MAS AGORA COM PLATEIA, POIS OS VIZINHOS TINHAM INVADIDO O APARTAMENTO E SE AGLOMERAVAM À PORTA DO QUARTO.
- ISSO É PURA FALTA DE VERGONHA NA CARA... NA FRENTE DO MARIDO ESTA VAGABUNDA METENDO COM O BOMBEIRO! VEJAM O QUE FAZ UMA MULHER PARA ARRANJAR HOMEM NESTA VIDA! ESTA SEM VERGONHA BOTOU ATÉ FOGO NA CASA! - FOI O QUE COMENTOU INDIGNADA A DONA FILOMENA DO SEGUNDO ANDAR, COM UM TREMOR NA VOZ.
DURANTE TODA A AÇÃO SEXUAL OS ASSISTENTES COMENTARAM O QUE ACONTECIA, ENQUANTO O SEU HERMOGENEO FOI SENTAR-SE A UMA CADEIRA PERTO DA CAMA E OLHAVA TUDO ATENTAMENTE. QUANDO TERMINOU, O BOMBEIRO SE RECOMPÔS, E SAIU SEM DIZER PALAVRA. A VIZINHANÇA NÃO ENTENDIA DIREITO O QUE ESTAVA ACONTECENDO. A DONA ARGEMIRA ENTÃO CORREU COM TODO MUNDO, SENDO CHAMADA DE PUTA PRA BAIXO.
O CASAL SE VESTIU APROPRIADAMENTE E FOI PARA UM HOTEL NA AVENIDA ATLÂNTICA. DEPOIS DE INSTALADOS, SAIRAM PARA JANTAR E PASSARAM MAIS TARDE UM NOITE MARAVILHOSA, POIS O SEU HERMOGENEO VOLTARA A FUNCIONAR. SÓ UMA COISA ELE NÃO HAVIA ENTENDIDO. ENTÃO PERGUNTOU:
- ARGEMIRA, PORQUE VOCE DISSE QUE O NEGÓCIO DELE ERA MIUDO? EU ACHEI TÃO GRANDE...
- AH, EU DISSE AQUILO SÓ PARA OFENDER. ME PROMETA QUE NUNCA MAIS VAMOS FALAR DAQUILO?
- PROMETO.
E DE FATO NUNCA MAIS SE TOCOU NAQUELE ASSUNTO. ELES SE MUDARAM DA BOLIVAR E FORAM MORAR NO LEBLON, PARA EVITAR OS COMENTARIOS MALDOSOS DOS VIZINHOS DE COPACABANA. EU SÓ POSSO PENSAR QUE AQUELA VELA PARA O ANJO DE GUARDA DA ARGEMIRA, TEVE A SUA EFICÁCIA. DONA ARGEMIRA E O SEU HERMOGENIO QUE ERAM DUAS PESSOAS SENSATAS, VIVERAM ATÉ A VELHICE EXTREMA NA MAIOR FELICIDADE.
DE FATO OS MISTÉRIOS DO AMOR E DO SEXO SÃO INEXTRICÁVEIS E É BOM QUE SEJA ASSIM.
CLÁUDIO GONZAGA