O Zé Carioca, por ser papagaio, farsante, folclorico e pobre, simboliza bem o tipo que lhes vou descrever.
PENSO QUE TODOS TEMOS EM NOSSAS VIDAS, GENTE MEDÍOCRE QUE CONHECEMOS DESDE A INFÂNCIA E QUE, SABE-SE LÁ PORQUE, NÃO DESGRUDAM DO NOSSO DIA A DIA, COMO VAMPIROS DE QUE ESTRANHAMENTE TEMOS PENA. HOJE VOU LHES FALAR DE UM DESTES VAMPIROS, QUE SE COLOU NÃO SÓ EM MIM, COMO EM GRANDE PARTE DE MINHA FAMÍLIA CONSANGUINEA QUE, NÃO LHE SENDO EM NADA SUPERIOR, POR GOSTAR DE IRONIA E JOCOSIDADE, FINGE ACEITA-LO E O CONSERVA POR PERTO. NO FINAL, MANTEM-SE O DITO POPULAR QUE AFIRMA: "QUEM SE ASSEMELHA SE JUNTA". MAS A BERLINDA HOJE ESTARÁ OCUPADA SOMENTE PELO VAMPIRO DESDENTADO QUE PROCEDE COMO PULGA QUE NÃO MATA, MAS INCOMODA. SE A FIGURA DA PULGA FOR INSUPORTAVELMENTE OFENSIVA, APAGUEMO-LA E EM SEU LUGAR DIGAMOS PIOLHO. DAÍ NÃO ME POSSO ARREDAR.
VEJAM SE NÃO É UM TIPO MANJADO:
1- ESTÁ SEMPRE A PROCURA DE SABER QUAL A SITUAÇÃO FINANCEIRA DE CADA UM DOS QUE CONHECE, PARA SABER EM QUE LUGAR COLOCÁ-LO EM SEUS ESCANINHOS DE POBRE.
2- ANUNCIA-SE COMO ALGUEM ENDINHEIRADO, DONO DE INÚMERAS PROPRIEDADES MOVEIS E IMÓVEIS, SEM TER NADA, FALTANDO-LHE ÀS VEZES ATÉ MESMO O PÃO, QUE ELE VAI BUSCAR NUM ALMOÇO FILADO EM CASA DE CONHECIDOS.
3- VESTE-SE MAL, MAS DIZ SEMPRE QUE O SEU GUARDA ROUPA PRINCIPAL, USADO SABE-SE LÁ ONDE E QUANDO, É TODO COMPRADO EM PARIS.
4- USA UNS RELOGINHOS BARATOS, MAS ESCOLHIDOS COM MUITO CUIDADO PARA QUE SE PAREÇAM COM ALGO SOFISTICADO. DEBALDE.
5- TINGE AS SUAS CAMISAS EM CASA, PARA QUE ELAS TENHAM UM TOM NÃO IDENTIFICADO (burro quando foge), O QUE SUPOSTAMENTE ESCONDE A SUA VERDADEIRA ORIGEM: O SAARA (sórdida zona de comercio no centro do Rio).
6- QUANDO ESTÁ CONVERSANDO COM ALGUÉM QUE CONHECEU HÁ POUCO OU QUE NÃO ENCONTRA SEMPRE, REFERE-SE MUITO A FATOS OCORRIDOS EM PARIS OU LONDRES OU OUTRA CIDADE IMPORTANTE EUROPEIA, DANDO COM ISSO A IMPRESSÃO QUE VIVE MAIS LÁ DO QUE CÁ. ASSINALE-SE QUE O POBRE SÓ ESTEVE EM TERRAS EUROPEIAS UMA ÚNICA VEZ, HÁ UNS QUARENTA ANOS, O QUE ATÉ HOJE LHE RENDE STATUS DE VIAJANTE, O QUE ELE CONSIDERA IMPORTANTÍSSIMO.
7- ADORA DIZER QUE CONHECE GENTE IMPORTANTE E PRINCIPALMENTE RICA.
8- TEM UM AUTOMÓVEL MARAVILHOSO QUE NINGUEM JAMAIS VIU.
9- SÓ É CAPAZ DE LER UM LIVRO SE ESTE FOR O BEST SELLER DO MOMENTO.
10- DE VEZ EM QUANDO "DEIXA ESCAPAR" QUE JANTOU ONTEM NO RESTAURANTE "TAL" (tem de ser o mais caro da cidade).
11- FAZ USO DE UM SENSO DE HUMOR INCRIVELMENTE CHINFRIM, MAS QUE PODE FAZER SORRIR GENTE TOLA.
12- SE JULGAR QUE ALGUEM É IMPORTANTE OU RICO, TORNA-SE O MAIS DESCARADO BAJULADOR E SE COMPORTA COMO UM CÃO VADIO E CARENTE.
13- JÁ É VELHO, POIS TEM A MESMA IDADE DESTE COLUNISTA, MAS ANDA COM UMA FOTO SUA NA CARTEIRA, DO TEMPO EM QUE TINHA VINTE ANOS. EXIBE A FOTO DESCARADAMENTE E DIZ: "OLHA COMO FUI BONITO"! ENGANO. NUNCA FOI NADA QUE SE CONFUNDISSE COM UMA PESSOA BELA.
14- GOSTA DE TER A FAMA DE AVARENTO, POIS ISSO FAZ PENSAR QUE ELE TEM ALGUMA POSSE.
15- VIVE APENAS A SUPERFÍCIE DA VIDA E COSTUMO DIZER, QUE ELE "VIVE PRA FORA", POIS A AUSÊNCIA DE VIDA INTERIOR NELE É TOTAL.
16- POSSUI UMA VIDA INTEIRAMENTE IMAGINÁRIA. TUDO O QUE ELE DIZ TER ACONTECIDO EM SUA EXISTÊNCIA POBRE, SÓ OCORREU EM SUA IMAGINAÇÃO REPETITIVA.
VOU PARAR POR AQUI ESTA RELAÇÃO DE CARACTERISTICAS, POIS ISSO JÁ ME ESTÁ A CHATEAR. O QUE IMPORTA É FAZÊ-LOS SABER QUE ESTES TIPOS VAMPIRESCOS (vampiros de Niterói, se me faço entender), NÃO EXISTEM APENAS EM SUAS VIDAS. ELES SÃO NUMEROSOS E INVADEM AS VIDAS DE MUITOS. AGORA AÍ VAI UMA INFORMAÇÃO MAIS GERAL SOBRE O "ESTILO": ELES NUNCA RECEBEM VISITAS EM CASA, POIS ISSO TRARIA À TONA A REALIDADE TRISTE EM QUE VIVEM.
ESTAs FIGURAs PROVOCAm EM MIM O MISTO DE VERGONHA, TRISTEZA, PENA E UM NADINHA DE DESPREZO.
ELES SÓ FALAM DO PASSADO, PORQUE ESTE NÃO PODE MAIS SER ALCANÇADO DESTA FORMA, PODEM VIVER MERGULHADOS EM SONHOS E FANTASIAS. ALÉM DISSO, SEU DESGRAÇADO PRESENTE, NÃO PODE E NÃO DEVE SER APRESENTADO, SOB PENA DA REALIDADE EMERGIR E ISTO SERIA A CATÁSTROFE ARMAGEDONICA.
É CLARO QUE FICO SEMPRE IRRITADO QUANDO FALO DESTE TIPO DE GENTE, SOBRETUDO QUANDO ME LEMBRO QUE O AUGE DE TODA ESSA BABAQUICE FOI NOS ANOS SETENTA, QUANDO MOVIMENTOS COMO A TROPICÁLIA ACONTECERAM JUNTO COM O TEATRO OFICINA, O ARENA, O OPINIÃO, A REVOLUÇÃO COMPORTAMENTAL EM TODO O PLANETA E MAIS OS INCRÍVEIS ANOS DO PIER DE IPANEMA, O SHOW DETERMINANTE DE GAL COSTA "FATAL" E OUTROS TANTOS, O EXÍLIO DE CAETANO VELOSO, GIL, CHICO E TODOS OS QUE NAQUELE MOMENTO IMPORTAVAM. FICO PUTO SÓ DE PENSAR QUE ENQUANTO O BRASIL AGONIZAVA MASSACRADO PELA DITADURA MILITAR, MAS REAGIA IMPULSIONADO POR UMA JUVENTUDE FOGOSA E REVOLUCIONÁRIA, ESTE INFELIZ PENSAVA A VIDA COMO UM "MAURICINHO" POBRE, QUERENDO SER APENAS UM CHIQUEZINHO BEM COMPORTADO, BABANDO POR UMA PARIS QUE NÃO CONHECIA E QUE NÃO VINHA AO CASO.
CLÁUDIO GONZAGA
Nenhum comentário:
Postar um comentário