quarta-feira, 24 de março de 2010

TIRA GOSTO SOBRE A DECADENCIA E MORTE DE IPANEMA OU "LEITE DERRAMADO".

Este era o "Veloso". Só quem o viveu pode entender. Não sendo nada era maravilhoso. Só que nós ainda não sabiamos. É sempre assim.

QUANDO NORMA PEREIRA REGO PUBLICOU "IPANEMA DOM DIVINO", (obra nostálgica pois o bairro em 1983 já havia morrido), MOSTRAVA COMO SE COSTUMAVA AMAR O LUGAR. NO MOMENTO EM QUE SE PASSA O LIVRO, NEM SE IMAGINAVA O QUANTO SERIA DURO VER A SUA DECADÊNCIA E MORTE. A OBRA DA NORMA PERMANECE COMO DOCUMENTO HISTÓRICO E REVELA OS ENCANTOS E A FELICIDADE QUE FOI VIVER OS MELHORES DIAS DESTE BAIRRO NOS ANOS SESSENTA E SETENTA DO SÉCULO VINTE. É POSSÍVEL QUE TALVEZ A MINHA AVALIAÇÃO POSSA ESTAR VINCULADA EM PARTE, À MINHA PRÓPRIA DECADÊNCIA FÍSICA PELO ENVELHECIMENTO HORMONAL. MESMO CONTANDO COM ISSO, ACREDITO QUE DE FATO FOI NO INICIO DOS ANOS OITENTA QUE COMEÇOU O DESMORONAMENTO DAS CARACTERÍSTICAS DO BAIRRO, POR TANTOS MOTIVOS, QUE DESANIMA CITAR. ESTOU TERMINANDO UM ENSAIO SOBRE A DECADÊNCIA DE IPANEMA E LÁ CUMPRO TODAS AS EXIGÊNCIAS QUE UM ENSAIO IMPÕE; AQUI VAMOS PASSAR PELA CATÁSTROFE BEM POR ALTO. SERÁ APENAS O LAMENTO DE MAIS UM SENHOR SAUDOSO. VEJAM: IPANEMA VIVIA DE SUA GENTE MARAVILHOSA. ORA, ESSA GENTE OU MORREU OU SEGUIU A VIDA QUE NUNCA PARA. O QUE FICOU NO LUGAR EM QUE IPANEMA EXISTIU, FOI UMA ESPÉCIE DE GENTE QUE... COMO DIREI? NÃO! NÃO DIREI. DIZER MAL DAS PESSOAS NÃO É COISA QUE ME AGRADE. SOU AQUELA ESPÉCIE DE SANTINHO QUE NÃO GOSTA DE FALAR MAL DOS OUTROS. PODEM CRER. NUNCA ME OCUPEI DISSO.


NO ENTANTO, COMO A "GEOGRAFIA" É A MESMA, FICA DIFÍCIL NÃO LEMBRAR DE LUGARES DESAPARECIDOS QUE ERAM "IPANEMA" EM ESTADO DE PUREZA ABSOLUTA. QUANDO PASSAMOS ONDE EXISTIRAM POR EXEMPLO O VELOSO, O JANGADEIROS (quando ficava na Visconde de Pirajá, em frente à praça), O ZEPELIM, A CASA DE ANIBAL MACHADO, O PIER, O APARTAMENTO DA VERA SANTANA NA GARCIA D'AVILA, ONDE SE FUMAVA MACONHA E SE CHAMAVA SURUBA DE "LABORATÓRIO SEXUAL", DO CINEMA ASTÓRIA, DO ANTONIO'S, MAS PRINCIPALMENTE DE ALGO QUE NÃO FAZ PARTE DA "GEOGRAFIA" E QUE ERA A IMPREVISÍVEL, MAS ESFUZIANTE ALEGRIA DE NÓS TODOS DURANTE UM TEMPO DE CRUELDADES MULTIPLICADAS PELA MAIS CRUEL DITADURA. CLARO QUE ERA TAMBÉM UMA ALEGRIA HORMONAL, MAS NÃO IMPORTA. EU AGORA MESMO IA PERGUNTAR SE TODOS NÃO ACHAM QUE TREPAR NAQUELE TEMPO ERA BEM MELHOR, MAS DESISTI, PORQUE ALGUM PLANTONISTA DO REALISMO, PODERIA ME RESPONDER QUE O QUE MUDOU FOI A IDADE DOS MEUS HORMONIOS.


EVIDENTEMENTE CADA UM TEM UMA TEORIA SOBRE A QUESTÃO DA DECADÊNCIA E MORTE DE IPANEMA. A MINHA SÓ VOU REVELAR EM LIVRO QUE AINDA DEMORA UM POUCO, POIS NÃO É POSSÍVEL FAZER UM ENSAIO A SÉRIO, COM LINGUAGEM DE CARREGAÇÃO, ESCREVENDO-O EM UM ANO APENAS. OU EM DOIS, QUE PREGUIÇOSO SOU. ALÉM DISSO ESTOU SEMPRE TENDO QUE IR ALI E LÁ E ISSO LIQUIDA COM O MEU TEMPO. MAS TENHO UM AMIGO, QUE ME DIZ TER UMA TEORIA SOBRE O ASSUNTO E QUE SERVIRÁ COMO ENTRADA NESTE FESTIM MELANCÓLICO. ELE FOI O XODÓ DAS GAROTAS DE IPANEMA, POIS ERA CONSIDERADO LINDO, PÃO, PEDAÇO, GRACINHA E TODA A TERMINOLOGIA QUE ELAS USAVAM PARA DEFINIR OS BONITÕES. CHAMA-SE JOÃO LUÍS (não direi o nome todo) E POSSO GARANTIR QUE JÁ NÃO É LINDO E SE FOR PÃO, PASSOU A NOITE ACORDADO. A TEORIA DO JOÃO LUÍS, GARANTE QUE A CULPA DE TUDO FOI A CRIAÇÃO DO BOTEQUIM "BOFETADA" QUE, SEGUNDO ELE, NUNCA FOI UM PRODUTO VERDADEIRAMENTE IPANEMENHO, RECEBENDO SEMPRE GENTE QUE NÃO TINHA NADA A VER, VINDA SABE-SE LÁ DE QUE PARAGENS. NUNCA DISCUTO COM ELE SOBRE QUESTÕES LIGADAS AO ASSUNTO, POIS AS SUAS CERTEZAS SÃO PÉTREAS E ELE SABE O QUE DIZ, QUANDO O ASSUNTO É IPANEMA. UMA OUTRA OPINIÃO DELE É UMA COISA CHAMADA DE "MALDIÇÃO DE IPANEMA" E QUE SE CONSTITUI DO SEGUINTE: O BAIRRO OFERECE A ALGUEM ALTURAS DE INCENSO E DEPOIS DE ALGUM TEMPO, A DEIXA CAIR LÁ DE CIMA. SE ELA MORRE, TODOS CHORAM E LAMENTAM PUBLICAMENTE; SE ESCAPA DA MORTE TEM DE ENCARAR O OPRÓBRIO, QUE É DE UMA CRUELDADE CAIFÁTICA. MAS, AINDA SEGUNDO O JOÃO LUÍS, O QUE MAIS DOI É VER ANTIGOS COMPANHEIROS CABELUDOS, HOJE REDUZIDOS A HUMILHANTE CARECA OU EXIBINDO CABELEIRAS BRANCAS. SERÁ QUE ELE ESTAVA SE REFERINDO A MIM? SIM, POR QUE EU TINHA UM VASTO CABELÓRIO NEGRO E HOJE ADQUIRI O HÁBITO DE MANTÊ-LOS AUSENTES.


AGORA VOU ENTREGAR AS ATRIZES JOVENS DA ÉPOCA. AS BONITAS NATURALMENTE. A MAIOR QUESTÃO ENTRE ELAS À ÉPOCA, ERA SABER QUEM ERA MAIS "PÃO": SE O LUIS CARLOS MACIEL OU O TOM JOBIM. O RESTANTE DE SUAS PREOCUPAÇÕES ELAS TIRAVAM DE LETRA. AGORA, A BEM DA VERDADE, ESSA PREOCUPAÇÃO SÓ DIZIA RESPEITO AO ROSTO DA DUPLA, PORQUE DO UMBIGO PARA BAIXO, A DISPUTA FICAVA ENTRE O TARSO E O VIANINHA. EU NÃO ACREDITO QUE ESTEJA ESCREVENDO ISTO. UM NEGÓCIO QUE PODE COMPROMETER A SERIEDADE DO MEU PRÓXIMO ENSAIO!


MAS DEIXA PRA LÁ. VEJAMOS: IPANEMA É UMA ENTIDADE ESPIRITUAL, PORTANTO INFINDÁVEL. O QUE ACONTECEU FOI QUE A ENTIDADE ABANDONOU O SEU "CAVALO" E FOI BAIXAR NOUTRO TERREIRO. SEI QUE PAREÇO UM MACUMBEIRO AO DIZER COISAS ASSIM, MAS ÀS VEZES PRECISAMOS AGIR COMO MACUMBEIROS PARA ENTENDER CERTAS COISAS. A VIDA TEM CARATER MÁGICO MESMO E SÓ COM EXPLICAÇÕES METAFISICAS PODEMOS OBTER RESPOSTAS RELEVANTES (eu disse isso?) DISSE. JÁ QUE A BAGUNÇA CONCEITUAL ESTÁ CONSTITUÍDA, VOU MAIS LONGE: NÃO É IMPOSSÍVEL QUE DE REPENTE SAIBAMOS QUE ESTÁ SURGINDO UM LUGAR EM ALGUM PONTO DO PLANETA, EM QUE SE ENCONTREM AO MESMO TEMPO ESCRITORES, PINTORES, POETAS, MÚSICOS, PUTAS LINDAS, BARES FANTÁSTICOS, GENTE INCOMUM, CINEASTAS, ATORES, VAGABUNDOS PERFEITOS, CELEBRIDADES QUE NUNCA FIZERAM NADA, BÊBADOS GENIAIS, EXCENTRICIDADES, BRIGAS CARINHOSAS E UMA ALEGRIA SEXUAL (tesaõ) QUE NÃO PRECISA DAR EXPLICAÇÕES. HONESTAMENTE, SE FICARMOS SABENDO DISSO, O QUE É QUE VAMOS FAZER? SÓ PODEMOS CONSIDERAR QUE IPANEMA ESTÁ BAIXANDO POR LÁ, COM A SUA HABITUAL FALTA DE DISCRIÇÃO. NESTE CASO SÓ HÁ UMA SAÍDA: ARRUMAR AS TROUXAS E, SE FOR LONGE, TOMAR UM AVIÃO RAPIDAMENTE.


ENQUANTO ISTO NÃO ACONTECER, PODEMOS ANDAR POR OUTRAS PARAGENS, FINGINDO QUE ELAS SÃO MARAVILHOSAS. MESMO QUE ALGUÉM LÁ, USE PALAVRAS COMO: "PROCRASTINAR".


APENAS UMA VANTAGEM SE APRESENTA COM A MORTE DE IPANEMA. ELA SÓ ACONTECEU QUANDO OS NOSSOS HORMONIOS JÁ ESTAVAM DIZENDO ADEUS.


CLÁUDIO GONZAGA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário