TENHO UM IRMÃO QUE INSISTIA EM QUE VOLTÁSSEMOS DE VISITA À RUA DA NOSSA INFÂNCIA. SEMPRE CONSIDEREI O PROJETO UMA CATÁSTROFE ACABADA. SABE POR QUE? TODA A MINHA INFÂNCIA E ADOLESCENCIA EXISTEM VIVAS NO ESPAÇO MÁGICO DA MINHA LEMBRANÇA E EM NENHUM OUTRO LUGAR. AQUELA RUA ANTIGA, QUE TEM HOJE OUTRO NOME, NÃO PODE MAIS OFERECER A MIM AS IMAGENS ONÍRICAS QUE ME POVOAM A MEMÓRIA. JÁ NINGUEM DOS ANTIGOS MORA LÁ E SE MORAM, NÃO DESEJO VÊ-LOS, POIS TENHO MEDO DE ENCONTRAR MURCHOS OS "SEIOS DE DUÍLIA". OS EDIFÍCIOS ESTÃO, ALGUNS DELES, NOS MESMOS LUGARES, MAS NÃO SIGNIFICAM MAIS NADA DESDE QUE MUDOU O NATAL E MUDEI EU. A ALMA DOS LUGARES SÃO AS SUAS GENTES E ESTAS, OU ESTÃO AGORA MORTAS OU JÁ NEM SE PARECEM COM ELAS PRÓPRIAS. O TEMPO JÁ PASSOU POR LÁ FAZENDO A SUA DEVASTAÇÃO. A INEVITÁVEL DESCARNADA DE SEMBLANTE ESCAVEIRADO, TEM FEITO ELIMINAÇÕES TRISTES DEMAIS E VARRIDO MUITOS DOS MEUS QUERIDOS DESTE MUNDO. ACHO QUE JÁ CHEGA DE APRECIAR DEVASTAÇÕES.
É CLARO QUE JÁ FIZ, SOLITARIAMENTE, ALGUMAS VEZES ESTA AVENTURA PELO PASSADO INDO, EM SOSSEGO, VER O CENÁRIO DO MEU PRINCIPIO, MAS VOLTAVA DE LÁ COM UM VAZIO INSUPORTÁVEL NA ALMA, POIS O MEU PRINCIPIO, ESTÁ DENTRO DE MIM E NÃO EM UM LUGAR EXTERIOR. É NO SEGREDO DE MEU CORAÇÃO, QUE REVEJO TUDO. REVEJO RODRIGUINA CHEIA DE SUA VIDA VIBRANTE, PROGRAMANDO FESTAS, QUERMERCES, PIC NICS, PASSEIOS E FALANDO JOCOSAMENTE DAS PESSOAS QUE AMAVA; REVEJO ONÍSIA VIVA E SUPOSTAMENTE BELA, QUERENDO IMPRESSIONAR COM UMA FALSA HISTÓRIA DE PUTARIA A VIZINHANÇA DE VIDA INSÍPIDA, QUE A INVEJAVA PORQUE SUPUNHA QUE ELA FOSSE, EM SUA ROTINA ENFADONHA DE FUNCIONÁRIA PUBLICA, UMA MULHER DE VIDA AIRADA, CHEIA DE AVENTURAS, DE HOMENS E BACANAIS, SÓ POSSÍVEIS NA CABEÇA DE GENTE INGÊNUA E CHEIA DE IMAGINAÇÃO EQUIVOCADAMENTE ERÓTICA; REVEJO BELINHA, COM SEU CURTO RABO DE CAVALO, GORDA, SORRIDENTE, MUITO JOVEM, SAUDÁVEL, SEMPRE COM O MAIOR TESÃO DO MUNDO. UM TESÃO QUE É MAIS INTENSO QUANDO AINDA NÃO SE CONHECE O SEXO, COMO ERA O SEU CASO; REVEJO A MIM MESMO, SEMPRE INADAPTADO, PENSATIVO E TRISTE POR DENTRO, SONHANDO MEUS SONHOS SECRETOS; REVEJO TODA A VIZINHANÇA CHEIA DE SEUS MAIS ESTRANHOS ENCANTOS: UMA ERA UM ENCANTO PORQUE ERA FEIA; OUTRA PORQUE ERA BONITA; UMA PORQUE ERA JUDIA; OUTRA PORQUE ERA CATÓLICA; UMA PORQUE ERA "GALINHA"; OUTRA PORQUE ERA "SÉRIA"; UM PORQUE ACHAVAM QUE ERA VEADO; OUTRO PORQUE ACHAVAM QUE ERA MACHÃO; UM PORQUE TOCAVA PIANO; OUTRO, PORQUE NÃO TOCAVA NADA.
TODOS ERAM EM MAIORIA MUITO JOVENS E RIAM SEM PARAR. FUMAR UM CIGARRO ERA UMA TRANSGREÇÃO QUASE INACREDITÁVEL. INADMISSÍVEL. POR ISSO TODOS FUMAVAM ESCONDIDOS. OS ADULTOS TAMBÉM RIAM MUITO E CHEGAVAM A SE REUNIR PARA ESTA PRÁTICA.
TODAS ESTAS IMAGENS E MUITO MAIS, ESTÃO GRAVADAS EM MIM PARA SEMPRE, COMO TAMBEM OS SONS QUE SÓ ERAM POSSÍVEIS NAQUELE LUGAR E TEMPO. POR EXEMPLO, O PREGÃO DO HOMEM GASTO, EM SUA MONTARIA POBRE: "VEEERDUREEEEIRO"!!! E O SOM DA DONA ANITA, SEMPRE MUITO DISCRETA A CHAMAR O SEU FILHO, POR UMA FRESTA DE JANELA, EM VOZ MUITO BAIXA: "JOUÉU". O NOME DO MENINO ERA JOEL E ELE OUVIA O CHAMADO DA MÃE, POR MILAGROSO MISTÉRIO ACÚSTICO, MESMO QUE ESTIVESSE VÁRIOS QUARTEIRÕES DISTANTE.
HAVIA UM DEPÓSITO ABANDONADO DE GÁS, NA FORMA DE IMENSA BOLA DE METAL BRILHANTE, QUE ERA EM SUA MAGIA BIZARRA, A IMAGEM MAIS ENTEDIANTE DO MUNDO E QUE HOJE ME MATA DE SAUDADE.
NÃO HÁ POIS MOTIVO PARA IR VER O CENÁRIO MORTO DE UM ESPETÁCULO QUE ESTÁ VIVO EM MEU ESPIRITO. É PRECISO RESPEITAR O PASSADO E DEIXÁ-LO NO LUGAR SEGURO QUE É A LEMBRANÇA, QUE TUDO RESOLVE, TUDO MELHORA, TUDO ENFEITA, TUDO PERDOA E NADA ESQUECE.
UMA "VIAGEM AO SEIO DE DUÍLIA" PODE DOER MUITO E EU JÁ NÃO SUPORTO TRISTEZAS. A MORTE TEM VISITADO MUITOS QUE AMEI NO MUNDO. ACHO QUE JÁ CHEGA DE PERDAS. ME BASTA SABER QUE HAVERÁ DESPEDIDAS NO FUTURO. OS ADEUSES QUE AINDA VIRÃO. POSSIVELMENTE ESTA SEJA A VISÃO DE UM VELHO, COISA QUE ASSUSTA MUITA GENTE POR AÍ. NO MEU CASO, CUMPRO A VELHICE COM A MESMA CARA DE PAU COM QUE CUMPRI A JUVENTUDE. SÓ NÃO DESEJO AJUNTAR MELANCOLIAS NO CORAÇÃO.
POR TER GRANDE AMOR PELO PASSADO, TENHO SEMPRE MUITO MEDO DAQUELA VELHICE EM QUE PERDEMOS AS LEMBRANÇAS E NOSSO CÉREBRO VIRA UM MINGAU. TENHO VISTO DISSO NA VIDA E TREMO. PERDER A MEMÓRIA TALVEZ SEJA A PIOR TRISTEZA DA VELHICE. MAS, PARA ME CONSOLAR, REPITO A LETRA DE UM ANTIGO FADO QUE OUVI EM LISBOA: "SE AS LOUCAS NÃO SENTEM NADA, NÃO É DESGRAÇA SER LOUCA"!
CLÁUDIO GONZAGA
Nenhum comentário:
Postar um comentário