IOLANDA ERA O QUE SE COSTUMA CHAMAR DE MULHER DIVERTIDA, LIVRE E VULGAR. DE UM TIPO DE VULGARIDADE QUE MUITOS ADORAM. ERA DE NASCIMENTO BOM, EDUCAÇÃO FORMAL REGULAR, CONHECIA BOAS MANEIRAS, MAS NÃO AS USAVA QUASE NUNCA. PARA SE TER UMA IDEIA, ENTRANDO NO COPACABANA PALACE CERTA VEZ PARA UMA RECEPÇÃO, O CONCIERGE A CUMPRIMENTOU, RESPEITOSAMENTE:
- BOA NOITE, DONA IOLANDA MARQUES.
E ELA SEM SE VOLTAR:
- VÁ A MERDA! NÃO CHATEIA!
DIZIAM QUE ISTO SÓ ACONTECIA PORQUE ELA ESTAVA SEMPRE DE PORRE. MAS NÃO É BEM ASSIM. MESMO QUANDO A IOLANDA ESTAVA LIGEIRAMENTE SÓBRIA, O QUE ERA RARO, ELA FAZIA AS MAIORES GROSSURAS. UMA NOITE, POR EXEMPLO, ELA ESTAVA NUM CAMAROTE NO THEATRO MUNICIPAL DURANTE A APRESENTAÇÃO DA TRAVIATA, QUANDO ACONTECEU O IMPENSÁVEL: A IOLANDA INTERROMPEU A SOPRANO NO MEIO DA ÁREA "SEMPRE LIBERA", SÓ PORQUE ELA QUERIA CONVERSAR COM UMA AMIGA E O SOM QUE VINHA DO PALCO, ATRAPALHAVA. A FINA E FRESCA IOLANDA LEVANTOU-SE E DE PÉ NO CAMAROTE, GRITOU:
- AÍ MULÉ, FAZ FAVOR DE CANTAR MAIS BAIXO. A SUA GRITARIA ESTÁ ATRAPALHANDO O MEU PAPO AQUI COM A MINHA AMIGA! NINGUEM AQUI É SURDO NÃO, VALEU?
A PRIMADONA RETIROU-SE DO PALCO CHORANDO E A IOLANDA LEVOU UMA VAIA QUE SÓ VENDO. PENSA QUE ELA DEU A MÍNIMA? CONTINUOU FALANDO COM A AMIGA QUE ESTAVA ROXA DE VERGONHA. QUANDO SE ENCHEU DA VAIA, LEVANTOU A SAIA, VIROU-SE DE COSTAS PARA A PLATEIA E MOSTROU A BUNDA. DEPOIS FOI PARA O ASSIRIUS E QUERIA TOMAR UM CAPUCCINO DE QUALQUER MANEIRA. COMO NÃO LHE QUERIAM SERVIR, DEU UMA ESCÂNDALO TREMENDO. CHAMOU TODO MUNDO DISSO E DAQUILO.
OUTRA COISA QUE ELA FAZIA SEMPRE NO MUNICIPAL E QUE DEIXAVA A PLATEIA E O PALCO REVOLTADOS, ERA LEVAR EMBRULHINHOS DE AZEITONAS E COME-LAS DURANTE O BALLET (se fosse o caso) E FICAR CUSPINDO DE LÁ OS CAROÇOS, ORA NO PALCO, ORA NA PLATEIA (fazia o mesmo com tangerinas e laranjas). QUANDO LEVAVA SANDUICHES, OS COLOCAVA NA MURETA (balaustrada) DO CAMAROTE E DEPOIS DE TERMINAR O LANCHINHO, ATIRAVA AS FORFALHAS DO PÃO SOBRE AS CADEIRAS DE BAIXO. AS MULHERES FICAVAM COM MIGALHAS DE PÃO ENTRANHADAS NOS CABELOS. CHEGAVAM A GRITAR DE RAIVA, ENQUANTO ELA, SATISFEITA, SE RETIRAVA DIZENDO PALAVRÕES MEDONHOS.
POREM, É PRECISO QUE SE DIGA QUE MUITA GENTE SE DIVERTIA COM ESTES FEITOS DA IOLANDA, POIS ELA ERA SEMPRE CONVIDADA PARA JANTARES E ACONTECIMENTOS SOCIAIS DE NÍVEL.
UMA VEZ, NUM CASAMENTO MUITO CHIC E CONCORRIDO, REALIZADO NUMA FAZENDA MUITO ELEGANTE EM QUE HAVIA UMA LINDA CAPELINHA, A IOLANDA BEBEU TANTO, QUE LÁ PELAS TANTAS TIROU A ROUPA E COMEÇOU A DANÇAR NUA, CONSTRANGENDO A TODOS. ACABOU SOZINHA NA PISTA E ENQUANTO DANÇAVA, COMIA SALGADINHOS FAZENDO ELOGIOS OU DEPRECIANDO: "ESTE BOLINHO DE BACALHAU ESTÁ ÓTIMO, MAS A EMPADINHA ESTÁ UMA BOA MERDA". DE REPENTE ABAIXOU-SE E URINOU ALI MESMO. FICAVAM TODOS AO SEU REDOR, PORQUE JUSTIÇA SE LHE FAÇA: ESTES ESPETÁCULOS DA IOLANDA EXERCIAM UMA ATRAÇÃO MUITO FORTE SOBRE TODOS. PRINCIPALMENTE ENTRE OS MUITO CHICS.
NUMA OUTRA OCASIÃO NO COUNTRY CLUB, DURANTE UM JANTAR, ELA SENTIU CALOR E LHE INFORMARAM QUE O AR CONDICIONADO ESTAVA COM DEFEITO. IMEDIATAMENTE PEDIU UMA TAÇA DE SORVETE E DIANTE DO GARÇOM ESTARRECIDO, DESPEJOU O SORVETE DENTRO DAS CALCINHAS QUE ALIÁS ERAM VERMELHAS. NESTE MOMENTO, UM BANQUEIRO MUITO CONHECIDO E JÁ ÉBRIO, LHE SEGREDOU UM CONVITE SEXUAL SÓRDIDO QUE ELA REJEITOU DIZENDO EM VOZ ALTA: "VÁ LAMBER AS OSTRAS DO MARIMBÁS, MANÉ". MUITAS MULHERES SE SENTIRAM OFENDIDAS E SE RETIRARAM. AS QUE FICARAM, SE DOBRARAM DE RIR.
NA ESTREIA DA PEÇA DE UMA GRANDE ATRIZ BRASILEIRA, A IOLANDA COMPARECEU LEVANDO UMA COBRA ENROLADA NO PESCOÇO. AO FINAL, FOI CUMPRIMENTAR A ATRIZ NO CAMARIM, QUE LHE PERGUNTOU DIANTE DE MUITOS: "ISSO NÃO INCOMODA NÃO"? A RESPOSTA DA IOLANDA FOI: "AÍ NO PESCOÇO NÃO. ELA SÓ INCOMODA UM POUCO QUANDO QUER DORMIR. DEPOIS EU TE CONTO ONDE A DANADINHA DORME. ESSA COBRA É ENORME QUERIDA! NÃO É MOLE NÃO. SE MEXE O TEMPO TODO DURANTE O SONO"!
ESTÁ CERTO, NÃO ERAM EXATAMENTE UMAS BOUTADES IRÔNICAS DE ALTO NIVEL, MAS ESTE ERA O ESTILO DA IOLANDA , QUE MUITOS ADMIRAVAM.
ERA UM ELEGANTE JANTAR NAQUELE MARAVILHOSO HOTEL NO ARPOADOR E A IOLANDA ESTAVA ATRASADA. QUANDO CHEGOU DIRIGIU-SE AO SEU LUGAR À MESA E DESCULPOU-SE: "MIL PERDÕES, MAS FOI IMPOSSÍVEL CHEGAR A TEMPO". O GARÇOM SE APROXIMOU COM UMA BANDEJA E LHE OFERECEU FATIAS DE PERÚ, AO QUE ELA RESPONDEU SEM PESTANEJAR: "NÃO MEU BEM, ACABEI DE COMER UM PERU AGORINHA, AQUI MESMO NO ARPOADOR. ESTOU ATÉ COM OS PÉS AINDA CHEIOS DE AREIA. ESTAS SANDÁLIAS MUITO ABERTAS SÃO BONITAS, MAS..." - E FEZ UM GESTO DE PESAR.
ASSIM ERA A IOLANDA, NUM TEMPO EM QUE GOSTÁVAMOS TODOS DE NOS DIVERTIR. HOJE, INFELIZMENTE, AS PESSOAS FICARAM TRISTES E NÃO EXISTEM MAIS IOLANDAS POR AÍ.
A IOLANDA AGORA SE DEDICA À PINTURA. OS TEMAS QUE ESCOLHE SAEM DE SUAS ANTIGAS EXPERIÊNCIAS COMO SOCIALITE. NÃO MORA MAIS NO BRASIL E SÓ VEM AQUI UMA VEZ POR ANO, MAS NINGUEM FICA SABENDO.
HÁ DUAS SEMANAS ME TELEFONOU E DISSE: "ESTOU NA TERRA. VAMOS SAIR E TOMAR UM TRAGO"?
SAÍMOS E TOMAMOS MUITO MAIS DO QUE UM TRAGO. NUNCA RI TANTO NA VIDA.
CLÁUDIO GONZAGA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário