quinta-feira, 11 de março de 2010

FALSAS CIGARRAS.


- Então vou arranjar um macho - disse a cigarra sorrindo e foi mesmo.

NÃO PODE HAVER NADA MAIS CHATO DO QUE ALGUEM VOLTAR A ESCREVER SOBRE A CIGARRA E A FORMIGA, POIS NÃO? NO ENTANTO É EXATAMENTE SOBRE ESTAS DUAS TENDÊNCIAS EXISTENCIAIS QUE VOU FALAR HOJE. NÃO SERÁ OBVIAMENTE UMA FÁBULA, POR QUEM SOIS, MAS AS PERSONAGENS ANTAGÔNICAS ESTARÃO PRESENTES, PORQUE ELAS REVELAM COMPORTAMENTOS QUE AS TORNAM MITOS OU ARQUÉTIPOS COMUNS A TODOS, COMO SEMPRE. NO FUNDO TENHO PENA DA FORMIGA PORQUE ELA NÃO PODE DEIXAR DE SER O QUE É: UM SER SEM POESIA, SEM MAGIA, SEM LIRISMO, SEM SORTILÉGIOS, DE HÁBITOS REPETITIVOS E POUCO IMAGINOSOS. JÁ A CIGARRA NUNCA DEVERIA NOS INSPIRAR PIEDADE, POIS ELA É FELIZ SEMPRE QUE HÁ SOL E VIDA BONITA. NÃO NOS IMPORTAREMOS AQUI SE A FORMIGA FOI PROVIDENTE, GUARDANDO NO VERÃO PARA TER UM INVERNO FORNIDO, NEM SOBRE OS DESPERDÍCIOS E IMPROVIDÊNCIAS DA CIGARRA QUE NADA SE IMPORTAVA COM OS HORRORES DO INVERNO, DESDE QUE ELA FOSSE FELIZ NO VERÃO. TODOS JÁ SABEM QUE AS DUAS SÃO DIAMETRALMENTE DIFERENTES. ELAS SÃO ASSIM. NÃO PODEM MUDAR ISSO. NÃO HÁ PORTANTO QUE SE DESPREZAR NEM A FORMIGA NEM A CIGARRA. ELAS NÃO PODEM MUDAR O SEU DESTINO. SEMPRE FORAM E SEMPRE SERÃO O QUE SÃO.
ENTRE AS PESSOAS, ISSO QUE É NATURAL NAS FIGURAS MITOLÓGICAS DA CIGARRA E DA FORMIGA, DÁ-SE ALGO PARECIDO MAS COMPLETAMENTE DIFERENTE. COMO? VEJAMOS: O SER HUMANO HÁ MUITO DESCOBRIU QUE PODE MENTIR E LUDIBRIAR. ESTA DESCOBERTA RUIM OS ENCANTOU E CRIA A MAIS COMPLETA CONFUSÃO, SEMPRE. VEJAM QUE UMA PESSOA PODE SER FORMIGA E FINGIR QUE É CIGARRA, PARA RECEBER OS ELOGIOS E APLAUSOS QUE ESTA RECEBE EM SUAS APRESENTAÇÕES. MUITAS VEZES ESTES TRAVESTIS ENGANAM BEM; OUTRAS NÃO. NADA É MAIS VERGONHOSO DO QUE UMA FORMIGA SE FAZER PASSAR POR CIGARRA E SER DESMASCARADA PELA REALIDADE, ESTA FORÇA MONUMENTAL QUE SE IMPÕE COM FORÇA E PODER SOBRE TUDO O QUE EXISTE.
EU CONHEÇO MUITA GENTE FORMIGA QUE SE FAZ PASSAR POR CIGARRA, PORQUE AS CIGARRAS TEM A BOA FAMA DE DESGARRADAS DOS BENS MATERIAIS, É FELIZ, CANTA, DANÇA, VOA, É LIVRE E VIVE NA BOEMIA. TODO MUNDO TEM MAIS GOSTO NA PRESENÇA DA CIGARRA E SE SENTE MAL COM A FORMIGA POR PERTO, SEMPRE CUIDANDO DE SEU CAFUA POBRE E FEIO, MAS BEM ABASTECIDO. QUEM VAI PREFERIR O VÔO E O CANTO DA CIGARRA ÀS INERMINAVEIS FILAS EM QUE SE ORGANIZAM AS POBRES FORMIGAS, SEMPRE A CARREGAR NA CABEÇA ENORMES FARDOS, MAIS PESADOS DO QUE ELAS? A VIDA DE UMA FORMIGA É UMA COMPLETA DESGRAÇA, PORQUE ELA É MEDIOCRE, TRABALHA COMO ESCRAVA NO VERÃO, PARA NO INVERNO SE RECOLHER À TRISTEZA DE SUA CASA SEM JANELAS E PASSAR UM INVERNO TÃO TRISTE, QUE A OBRIGA A SER DESUMANA COM A CIGARRA, MANDANDO-A DANÇAR AGORA NO FRIO, JÁ QUE CANTOU NO CALOR. UM COMPORTAMENTO DEFINITIVAMENTE VERGONHOSO, O DA FORMIGA.
ORA, NINGUEM QUE SE PREZE QUER FICAR CONHECIDO COMO FORMIGA E PREFERE SER CONSIDERADO CIGARRA, SIM? ACONTECE QUE, ENTRE OS HUMANOS, AS FORMIGAS DISFARÇADAS DE CIGARRAS SÃO SEMPRE DESMASCARADAS, PORQUE ESSA NÃO É UMA MENTIRA POSSIVEL. SE UMA PESSOA FORMIGA POR UM MOMENTO SE COMPORTA COMO CIGARRA PARA IMPRESSIONAR, LOGO SE ARREPENDE E PUXA O TAPETE DA CIGARRA NO MELHOR DA FESTA. NÃO O FAZ POR MAL. COMETE A TORPEZA POR SER DE QUALIDADE INFERIOR, DO PONTO DE VISTA DO ESPIRITO. A ALMA DE UMA FORMIGA NUNCA PODE SER IGUAL A DA CIGARRA. UMA É A ALMA QUE CANTA SOLTA NO AR; A OUTRA É A QUE COME ÀS ESCONDIDAS O QUE RECOLHEU NO LIXO DO MUNDO. É DIFERENTE, NÃO?
TUDO BEM QUE O INVERNO DA CIGARRA É UM OSSO DURO DE ROER, MAS ELA DURANTE TODO O VERÃO FOI FELIZ. A OUTRA, A "SENHORA-DONA-DE-CASA- PERFEITA", TEM NO INVERNO O QUE COMER MAS NUNCA TERÁ DO QUE LEMBRAR DE BOM, POIS JAMAIS FOI NEM UM POUCO FELIZ E ESTA É A VINGANÇA DA CIGARRA, QUE DEVE PENSAR AO RECEBER A DESFEITA DA FORMIGA:
"VÁ, DESGRAÇADA. VÁ ROER A SUA NOZ MEDÍOCRE, POR QUE EU VOU ME ALIMENTAR DAS MINHAS LEMBRANÇAS. E SABE O QUE MAIS? VOU SAIR POR AÍ, PEGAR UM MACHO E ME AQUECER COM ELE, ENTRE ORGASMOS MULTIPLOS, POR QUE MEU BEM, EU SOU UMA CIGARRA E ISSO NÃO É PARA QUALQUER UM".


ESTA ULTIMA PARTE, LA FONTAINE ESQUECEU DE ESCREVER.

CLÁUDIO GONZAGA.

Um comentário:

  1. ADOREI!!!!! E NÃO SEI PORQUE ME LEMBREI DE ALGUMAS PESSOAS...

    BEIJOS E PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir