segunda-feira, 17 de maio de 2010

FINAL FELIZ NA CAPITAL DA REPÚBLICA.

É bom mesmo que seja decorativo por fora. Fica valendo o "por fora bela viola..." Nem é tão belo a meu ver, mas há quem goste.

AS MÁS LÍNGUAS COSTUMAVAM DIZER QUE A MÃE DA OLIVIA ERA COPRÓFAGA. A DONA OROZIMBA, ENTRETANTO, QUE ERA A ACUSADA DE GOSTAR DESTA PRÁTICA POUCO ORTODOXA, COSTUMAVA DIZER, DEFENDENDO-SE, QUE "COPRÓFAGA ERA A MÃE DE QUEM CHAMOU" OU "A PUTA QUE OS PARIU" (para evitar que seja preciso deixar o conforto de sua cadeira e ir consultar um dicionário, esclareço que coprófagas são aquelas pessoas que têm o costume patológico de comer merda). SIM, EXISTE ISSO. NÃO VOU DIZER QUE SEJA A COISA MAIS COMUM DO MUNDO, MAS POSSO GARANTIR QUE SE ENCONTRAM, COM CERTA REGULARIDADE, ALGUNS COPRÓFAGOS CAMINHANDO PELO CALÇADÃO DE COPACABANA, NUMA BELA MANHÃ DE SOL NA PRAIA, NOS JARDINS, NOS BARES, RESTAURANTES, CINEMAS, TEATROS, ETC.
NO CASO DE DONA OROZIMBA ENTRETANTO, DEVO DIZER QUE A EXPRESSÃO ERA USADA APENAS NO SENTIDO FIGURADO E ISSO PORQUE, DE FATO, ELA SEMPRE ESCOLHIA ENTRE, POR EXEMPLO, DOIS HOMENS, O PIOR DELES. ERA IMPRESSIONANTE: DESDE MUITO JOVEM, A OROZIMBA, NAQUELAS TARDES EM QUE AS GAROTAS SE REUNIAM PARA VER PELA TELEVISÃO O PROGRAMA DA "JOVEM GUARDA" CHAMADO "HOJE É DIA DE ROCK", TODAS AS MENINAS SE LIGAVAM NO ROBERTO CARLOS, NO ERASMO OU, COM LICENÇA DA MÁ PALAVRA, NO JERRY ADRIANI. POIS NÃO É QUE A ORAZIMBA, DIANTE DAQUELA TURMA DE GALÃS DE SUBÚRBIO, QUE ERA A PREFERÊNCIA NACIONAL, FICAVA MALUCA SÓ DE OLHAR O JAIR DE TAUMATURGO (não vou tentar descrever este, pois não possuo o talento necessário)? É CLARO QUE HÁ GOSTO PRA TUDO, MAS CERTAS ESCOLHAS DESMORALIZAM UMA PESSOA... QUANDO DESCOBRIRAM A SUA PAIXÃO PELO TAUMATURGO, FICARAM AS MENINAS SEM GRAÇA, MAS OS RAPAZES VINGARAM-SE, ESPALHANDO QUE ELA ERA APENAS E TÃO SOMENTE UMA COPRÓFAGA. COMO ELES CHEGARAM A ESTA PALAVRA, NÃO FAÇO A MÍNIMA IDEIA.
QUANDO CHEGOU A HORA DO PRIMEIRO CASAMENTO DA OROZIMBA, HAVIA UM JOVEM RIQUÍSSIMO, BELÍSSIMO, EDUCADÍSSIMO, GENTILÍSSIMO, MÁSCULO, BOM BERÇO, PAU GRANDE, MÉDICO, COM UM LINDO CONSULTÓRIO NO LEBLON, QUE ERA APAIXONADO POR ELA. POIS VEJAM QUE A OROZIMBA PREFERIU A ESTE, UM SUJEITO QUE NÃO GOSTAVA DE BANHO, BEBIA CACHAÇA PELOS BOTEQUINS O DIA TODO, PARTICIPAVA JÁ AOS VINTE E OITO ANOS, DE COMPETIÇÕES DE CUSPE À DISTANCIA NO MORRO DO PINTO, SOLTAVA ARROTOS E PEIDOS DENTRO DE LUGARES FECHADOS, TINHA FIMOSE, DIZIA PORNOGRAFIAS QUANDO UMA MULHER PASSAVA POR ELE: -"GOSTOSA! VOU TE LAMBER TODINHA! VOU COMER ESTA BUNDA", E COISAS PIORES. ERA O CAMARADA MAIS SEM CLASSE QUE JÁ SE VIU. ASSIM MESMO ELA SE CASOU COM ELE, QUE CHEGOU QUASE UMA HORA ATRASADO PARA A CERIMONIA, DEIXANDO QUE ELA FICASSE COM CARA DE TACHO NO ALTAR. QUANDO FINALMENTE APARECEU, ESTAVA SEM TOMAR BANHO HÁ UMA SEMANA, DESCALÇO, PÉS IMUNDOS E BÊBADO DE CAIR.
HOUVE OUTRO FATO QUE AJUDOU MUITO A SOLIDIFICAR A SUA FAMA DE COPRÓFAGA. ANTES POREM, CUMPRE DIZER QUE A OROZIMBA ERA UMA MULHER LINDA E CHIC, ALÉM DE MUITO RICA. O SEU PAI TINHA SIDO UM EFICIENTE LADRÃO DE CASACA, QUE COMEÇARA A VIDA SEM EIRA NEM BEIRA, MAS A CUSTA DE MUITO NEGOCIO SUJO, LHE DEIXARA UMA FORTUNA INCALCULÁVEL, CONSEGUIDA APENAS COM TORPES NEGOCIATAS E FALCATRUAS ABJETAS. AQUELE SUJEITO, NO MEIO EMPRESARIAL, TINHA A FICHA MAIS SUJA DO QUE O... BEM, DEIXA PRA LÁ.
MAS VAMOS AO SEGUNDO CASAMENTO DA OROZIMBA. O SEU "SUJINHO BICO DE CHALEIRA", MORRERA JÁ HÁ DOIS ANOS, ATROPELADO NA VISCONDE DE PIRAJÁ, ESQUINA DE ANIBAL DE MENDONÇA. ELA, DEPOIS DE UM RÁPIDO LUTO, CONHECEU UM HOMEM MARAVILHOSO, INTELIGENTE, RICO, DE BOM CORAÇÃO, DE CAMA E DE MESA. ENFIM, TUDO DE BOM. OROZIMBA, QUE VINHA DESDE A MORTE DO "SUJINHO", SENTINDO-SE MUITO SÓ, GOSTOU DO TAL HOMEM E MARCARAM O CASAMENTO. AGORA VEJAM: DOIS MESES DEPOIS DE CASADA, ELA PASSOU POR UM ESCREVENTE DO BICHO NA PRAÇA GENERAL OSÓRIO, SE APAIXONOU, MANDOU O MARIDO MARAVILHOSO EMBORA E TROUXE O BICHEIRO PARA DENTRO DE CASA. A OLIVIA, SUA FILHA, MORRIA DE VERGONHA DAS ESCOLHAS DA MÃE. ACABOU POR SAIR DE CASA, POIS AS EXCENTRICIDADES DA OROZIMBA A DEIXAVAM DE CARA RACHADA E FILME QUEIMADO.
PELA SEGUNDA VEZ A NOSSA HEROÍNA FICOU VIÚVA, TENDO O BICHEIRO MORRIDO À BALA, DURANTE UMA BRIGA COM TRAFICANTES NUMA BELA MANHÃ DE PRIMAVERA.
OROZIMBA, DESGOSTOSA, PROCUROU UM OUTRO ESPÉCIME, MAS NENHUM ATENDEU AS SUAS EXIGÊNCIAS. SÓ ENCONTRAVA HOMENS LIMPOS, RICOS, GENTIS, INTELIGENTES, BEM SUCEDIDOS, BEM EDUCADOS, DE BOM GOSTO. "REBUTALHO", COMO OS DEFINIA, XINGANDO, A FILHA DA PUTA DA OROZIMBA. DESESPERADA, QUERENDO ARRANJAR UM CAFAJESTE DEPRESSA, MUDOU-SE PARA O MORRO DOS MACACOS, NA ESPERANÇA DE ENCONTRAR O SEU GRANDE AMOR. ANDOU UM TEMPÃO METIDA COM CRIMINOSOS DO TRAFICO, E COM POLICIAIS ESPECIALIZADOS EM ASSASSINAR CRIANÇAS. UMA TAL JOANA "CU DE BOMBA", MORADORA NAQUELA FAVELA, EM DADO MOMENTO, VENDO-SE AMEAÇADA, POIS O SEU HOMEM ESTAVA MEIO ENRABICHADO PELA "ORÔ", COMO ERA CHAMADA A OROZIMBA NO MORRO, DISSE REFERINDO-SE À ELA:
- TOMARA QUE ESSA "ORÔ" ENCONTRE UM PRATO BEM CHEIO DE MERDA E SEJA FELIZ COM ELE, MAS LONGE DAQUI, POR FAVOR, POR QUE NINGUÉM MERECE.
"MERECE", ERA A DEIXA PARA QUE EU, DEPOIS DO DITO SUAVE DA JOANA "CU DE BOMBA", FECHASSE O COMPUTADOR E ENCERRASSE ISSO POR HOJE, UMA CANSATIVA SEGUNDA FEIRA. POREM, O TELEFONE TOCOU E ERA A OLIVIA, TODA FELIZ:
- OI, CLÁUDIO. EU ESTOU LIGANDO PORQUE TENHO UMA NOTICIA MARAVILHOSA. IMAGINE QUE A MAMÃE ME MANDOU UM EMAIL, CONTANDO QUE ELA SE METEU NUMA BRIGA DANADA NA FAVELA E COM MEDO, SE MUDOU PARA BRASÍLIA. AGORA VEJA SÓ: ELA ESTÁ NAMORANDO UM POLÍTICO DO CONGRESSO! NUNCA VI MAMÃE TÃO FELIZ. DISSE QUE O CAMARADA É O HOMEM DE SUA VIDA. DISSE MAIS, VOU USAR AS PALAVRAS DELA, PARA NÃO HAVER ERRO: "OLIVIA MINHA FILHA, É MARAVILHOSO! SABE POR QUE? SE ESTE SUJEITO COM QUEM EU ESTOU SAINDO AGORA NÃO DER CERTO, ARRANJO OUTRO IGUALZINHO, SEM SAIR DO LUGAR. VOCÊ VÊ QUE SORTE? EU HÁ TANTO TEMPO PROCURANDO O HOMEM PERFEITO PARA MIM E NUNCA HAVIA PENSADO NO ÓBVIO: B R A S I L I A !!! UMA FONTE INESGOTÁVEL DO QUE EU GOSTO".
- QUE É QUE VOCÊ ACHA, CLÁUDIO? DESTA VEZ A MAMÃE SE ACERTA?
- OLIVIA, MEU BEM: PARA QUEM GOSTA DE MERDA, É UM PRATO CHEIO.
----------------------------------PANO RÁPIDO---------------------------------


CLÁUDIO GONZAGA.