ELEUTÉRIA LISBOA, ERA DONA E DIRETORA DE UM COLÉGIO PARA MENINAS NA ZONA SUL DO RIO DE JANEIRO. MUITOS DIZIAM QUE ELA SÓ NÃO SE CASARA, PORQUE ACHAVA O SEXO, MESMO NO CASAMENTO, UMA IMORALIDADE. ERA, ENTRETANTO, UMA MULHER BONITA, EM SEUS QUARENTA ANOS, SEM O TOQUE SUTILMENTE AGRADÁVEL DOS QUE TÊM UMA VIDA SEXUAL PLENA. SE ELA NÃO FOSSE TÃO AUSTERA EM RELAÇÃO AOS PRAZERES DA CARNE, PODERIA SER ATÉ CONSIDERADA, PELA SUA APARÊNCIA FÍSICA, COMO A REALIZAÇÃO DOS MAIS DELIRANTES SONHOS MASCULINOS EM RELAÇÃO AOS ENCANTOS FEMININOS. A ÚNICA COISA QUE EMBAÇAVA A SUA BELEZA, ERA AQUELE ARZINHO CABAÇUDO TÃO TRISTE, QUE DEIXA IMPREGNADA QUALQUER OBRA PRIMA DO GÊNERO. ESTE FATOR ERA TÃO DETERMINANTE QUE NUNCA HOMEM ALGUM SE APROXIMOU DELA COM IDEIAS LASCIVAS. OLHA QUE A ELEUTÉRIA POSSUÍA CABELOS NEGROS E BRILHANTES COMO AS ASAS DAQUELE PÁSSARO INSPIRADOR DO POETA, OLHOS DE UM AZUL PROFUNDO, AUREOLADOS COM UMA REFULGÊNCIA DOURADA AO REDOR DA ÍRIS, PESTANAS TÃO LONGAS, QUE SERIAM UM ATENTADO AO PUDOR, CASO NÃO LHE PERTENCESSEM. UM CORPO DIVINO; FIRME; COMO SE ESCULPIDO EM MADEIRA; PÉS LINDOS; MÃOS LINDAS; SEIOS MACIOS MAS RESISTENTES AO TOQUE, CHEIRANDO A LIMÕES; UMA BUNDA NEM MUITO GRANDE, NEM MUITO PEQUENA; UMA VOZ TÃO LÂNGUIDA, QUE PORIA QUALQUER MULHER NA CADEIA POR FALTA COMPOSTURA. SÓ QUE TUDO ISSO, SOB UMA CAMADA DA FINA POEIRA QUE COBRE AS COISAS E PESSOAS NÃO TOCADAS PELO DESEJO SEXUAL, ESCONDENDO-LHES TODAS AS BELEZURAS E DELICIAS. SIM, HÁ COISAS INANIMADAS QUE ESTÃO IMPREGNADAS DE ENERGIA SEXUAL, COMO ALGUMAS ESCULTURAS RENASCENTISTAS E AS PINTURAS DE MATISSE, PARA EXEMPLIFICAR COM DOIS ARGUMENTOS INDISCUTÍVEIS.
AQUELA MULHER TÃO BELA, POR SER UMA VESTAL, NÃO ERA PERCEBIDA NEM PELOS MAIS LÚBRICOS TARADOS QUE POVOAM INCONTINENTES AS RUAS DA CIDADE MAIS BONITA DO MUNDO. NEM ELES, DADOS APENAS OU PRINCIPALMENTE AOS GOZOS SENSUAIS, LHE NOTAVAM A BELEZA, NEM AS SUAS POTENCIALIDADES INFINITAS.
ISSO FOI ASSIM POR MUITO TEMPO ATÉ QUE UMA DIA, ELA, SAINDO DE UMA SESSÃO DAS DEZ NO CINEMA ASTÓRIA, NA VISCONDE DE PIRAJÁ HÁ SÉCULOS, AO OLHAR PARA UM HOMEM MORENO, RUDE, ATLÉTICO, DE CAMISA ABERTA AO PEITO, CABELOS AO VENTO DA NOITE, NO VERÃO DE 40 GRAUS, CAMINHANDO EM DIREÇÃO AO LEBLON, SEGUIU-O DE PERTO E AO ATRAVESSAREM O JARDIM DE ALAH, TOTALMENTE DESERTO ÀQUELA HORA, UM DEMÔNIO ENTROU NELA E ACENDEU EM SEU CORPO TODO UM TESÃO RECOLHIDO POR ANOS, QUE LAMBEU O BICO DOS SEUS SEIOS E DEPOIS FOI BAIXANDO ATÉ O PÚBIS, SE ACERCANDO DO CLITORES, QUE DESPERTADO DE SEU SONO MONÁSTICO, MOSTROU QUE, REALMENTE, NASCERA PARA BAILAR, EMBORA TIVESSE ACABADO DE CHEGAR PARA A FESTA IMPUDICA DE BACO. ELA SE PÓS DIANTE DO HOMEM E COM A SUA VOZ DE VELUDO ITALIANO ANTIGO, DISSE COM UM SORRISO IRRESISTÍVEL:
- VEM COMIGO?
AH, ELE FOI... SIM, ELE FOI E TODO MUNDO SABE O QUANTO PODE SER BOA UMA TREPADA NUM JARDIM PUBLICO, DESERTO E ESCURO. AQUELA MULHER SEM USO, CASTA, VIRGEM, CABAÇO E O DIABO A QUATRO, DEU E RECEBEU UMA FODA, QUE DEVERIA ENTRAR EM TODAS AS ANTOLOGIAS SEXUAIS, CASO ELAS EXISTISSEM.
NO DIA SEGUINTE, LOGO PELA MANHÃ, A PRIMEIRA PROVIDÊNCIA TOMADA PELA ELEUTÉRIA FOI NÃO ABRIR O COLÉGIO, POIS DECIDIRA ENCERRAR AS SUAS ATIVIDADES PARA SEMPRE. DEPOIS ENFRENTARIA AS MÃES REVOLTADAS DAS ALUNAS. HOJE ELA QUERIA SAIR E RESPIRAR O AR PURO DAQUELA MANHÃ DE SONHO, QUE JÁ IA ALTA. ENROLOU-SE NUMA TOALHA E SAIU À RUA, À PROCURA DE UMA LOJA PARA COMPRAR UM BIQUÍNI. DENTRO DA LOJA, ARRANCOU A TOALHA E RAPIDAMENTE VESTIU O PRIMEIRO QUE LHE MOSTRARAM. SAIU DA LOJA SEM A TOALHA E DIRIGIU-SE À PRAIA, OFERECENDO GENEROSAMENTE AO POVO, A VISÃO MÁGICA DE SEU CORPO SATISFEITO, POIS DEVO DIZER QUE O TAL MORENO DA NOITE PASSADA, FEZ ALI UM SERVIÇO IMPECÁVEL. EU SEI QUE ESTE COMENTÁRIO É UMA CAFAJESTADA, MAS FOI ISSO MESMO O QUE ACONTECEU. O CAMARADA ERA DONO DE UM VIGOR SEXUAL IMENSO E ESTA PALAVRA SE APLICAVA TAMBÉM A OUTRO DE SEUS ATRIBUTOS VIRIS. ELEUTÉRIA LISBOA, DEMOROU, MAS ESTREOU BEM! QUE BORRACHADA!!!
AGORA, QUE ME ATOLEI NA CANALHA ATÉ O PESCOÇO, SINTO-ME ENCORAJADO - POR NÃO TER MAIS NADA A PERDER ANTE UM JULGAMENTO BURGUÊS - A DIZER QUE UMA FODA COMO AQUELA MUDA A VIDA DE QUALQUER SANTINHA DO MUNDO. ALÉM DISSO, NÃO POSSO FALTAR COM A VERDADE, NEM USAR MEIAS PALAVRAS. O NEGÓCIO FOI MUITO BOM NO JARDIM DE ALAH, COITADO, JÁ SEM INOCÊNCIA ALGUMA, POIS ESTAVA ACOSTUMADO À CENAS DO GÊNERO, FAZIA ANOS E ANOS.
DEPOIS DE FECHADO O COLÉGIO, A ELEUTÉRIA LISBOA FUNDOU SOB AQUELE TETO CULTO, DIANTE DO RETRATO A ÓLEO DO PARA PIO XII AO LADO DA BANDEIRA DO BRASIL, NO CORAÇÃO DO LEBLON, UM DELICADO TERNO E RECONFORTANTE LUPANAR, EM QUE A MAIORIA DAS "MENINAS" ERAM AS SUAS ANTIGAS ALUNAS, ATRAÍDAS PELA NOVIDADE.
QUEM JÁ ERA ADULTO NOS ANOS SESSENTA DO SÉCULO PASSADO, CONHECEU, MESMO QUE SÓ DE PASSAGEM, O ANTIGO CASARÃO EM QUE FICAVA O COLÉGIO, SUBITAMENTE TRANSFORMADO EM FREQUENTADÍSSIMO PUTEIRO.
NO ÚLTIMO NATAL, NUM JANTAR EM CASA DE AMIGOS, CORREU A NOTICIA QUE DAVA CONTA DE QUE A ELEUTÉRIA LISBOA, É HOJE UMA FELIZ CAFETINA EM PARIS, CIDADE QUE, SEGUNDO DIZEM, TEM PAIXÃO POR ELA. DEVE SER VERDADE, POIS É DO CONHECIMENTO GERAL, QUE EM FRANÇA A PROFISSÃO DE CAFETINA É MUITO RESPEITADA E QUERIDA.
POIS É COMO AFIRMO COM FREQUÊNCIA: TUDO SEMPRE É POSSÍVEL. O TEATRO DA VIDA É CHEIO DE SURPRESAS ENCANTADAS E SÓ NOS CABE AO FINAL DE CADA ESPETÁCULO, APLAUDIR A FUNÇÃO SURPREENDENTE.
APENAS UMA COISA DEIXEI DE INFORMAR E SIMULADAMENTE ME PENITENCIO POR ISSO, SEM CONTUDO, CONSERTAR O ERRO. AO CONTRARIO, IMPENITENTE, LHES TRAGO UM MISTÉRIO: "QUE FILME TERÁ A ELEUTÉRIA ASSISTIDO NAQUELA NOITE DE VENTO FORTE, QUENTE, PESADO, ESCURO E DESCABELADO"?
CLÁUDIO GONZAGA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário