terça-feira, 25 de maio de 2010

ROLINHA BÊBADA.



CHAMAVA-SE ONIZIA, ESTAVA COM TRINTA ANOS, VIVIA COM O JOÃO ESTEVES, ERA MUITO SIMPÁTICA, MUITO GENTIL E GOSTAVA DE SER CONSIDERADA A MAIOR PUTA DO MUNDO. NA VERDADE ERA APENAS UMA FUNCIONÁRIA PÚBLICA, QUE VIVIA UMA ROTINA COMUM A ESTA FUNÇÃO. FIZERA CONCURSO PARA O MINISTÉRIO DA GUERRA, PASSARA NESTE COM FACILIDADE, MAS EM SUAS CONVERSAS COM A VIZINHANÇA, DEIXAVA TRANSPARECER QUE AQUELE EMPREGO FORA CONSEGUIDO POR MEIOS ESCUSOS E ERA APENAS UMA FACHADA PARA A SUA VERDADEIRA VIDA DE DOIDIVANAS ESTOUVADA E PUTA VOCACIONAL.
- OH, AQUELE MINISTÉRIO ESTÁ UMA BACANAL SÓ... SE EU ABRISSE A MINHA BOCA, VOCÊS IAM FICAR SABENDO DE CADA UMA... MAS CALA-TE BOCA! - E SAIA COM SEU REBOLADO, GINGANDO TANTO, QUE ENLOUQUECIA AS MULHERES CASADAS DE ÓDIO E INVEJA; OS HOMENS LAMBIAM OS BEIJOS, PENSANDO EM UM DIA SEREM ESCOLHIDOS POR ELA. ENQUANTO ISSO NÃO ACONTECIA, MASTURBAVAM-SE.
NOS ANOS CINQUENTA DO SÉCULO XX, NÃO ERA NADA COMUM QUE OS CASAIS SE SEPARASSEM. A INFELICIDADE CONJUGAL ERA CONSIDERADA UMA DECORRENCIA NATURAL DO CASAMENTO. POR OUTRO LADO, UMA MULHER SOLTEIRA QUE VIVESSE COM UM HOMEM CASADO, ERA TIDA COMO TRÊS VEZES PUTA. VEJAM:
1- PUTA, PORQUE VIVIA COM UM HOMEM CASADO.
2- PUTA, PORQUE DEIXARA A CASA PATERNA SEM SE CASAR.
3- PUTA, PORQUE VIVIA UMA CONJUGALIDADE SEM CASAMENTO.
COMO SE VÊ O CASAMENTO ERA COISA MUITO IMPORTANTE E NORTEAVA A VIDA DE TODAS AS MULHERES. SEM ELE, AS POBRES CRIATURAS ESTAVAM PERDIDAS. SIM PORQUE, SE VIVER COM UM HOMEM SEM CASAMENTO ERA MAL, FICAR SOLTEIRA ERA PIOR. SOMENTE O CASAMENTO DAVA RESPEITABILIDADE À MULHER. QUALQUER CASAMENTO.
ONIZIA ERA POIS, TRÊS VEZES PUTA. TALVEZ QUATRO VEZES, PORQUE SEGUNDO ELA PRÓPRIA DAVA A ENTENDER, TRAÍA O AMANTE COM VÁRIOS HOMENS. A PALAVRA "AMANTE" TINHA, CURIOSAMENTE, O PESO DE UM INSULTO. DEFINIA SEMPRE ALGUÉM QUE ESTAVA METIDO NUM ADULTÉRIO SÓRDIDO, QUE NADA TINHA A VER COM AMOR. QUANDO DIZIAM: "ELE É AMANTE DELA" ERA UMA ACUSAÇÃO PESADA, CHEIA DE DESAFORO E CASTIGOS. MAS, SE AFIRMASSEM: "ELA TEM UM AMANTE", ESTA DE QUEM SE DISSERA ISTO, ERA CONDENADA AO MAIS TERRÍVEL OPRÓBRIO. ATÉ PANCADA PODERIAM DAR NELA.
POIS A LOUCA DA ONIZIA, DIANTE DESTA REALIDADE HOSTIL, EM SUA INOCÊNCIA E INFANTILIDADE, POR TER A ALMA DE UMA ROLINHA BÊBADA, GOSTAVA DE SE EXPOR AOS MAIS ÍMPIOS COMENTÁRIOS SOBRE A SUA SUPOSTA VIDA DE VAGABUNDA. ALGUMA COISA DESCONHECIDA FAZIA COM QUE ELA CRIASSE SOBRE SOBRE SI PRÓPRIA A LENDA DE TER UMA VIDA DESVAIRADA, CHEIA DE ROMANCES ILÍCITOS E VULGARES. O SEU "AMANTE", O JOÃO ESTEVES, CASADO EM NITERÓI COM UMA MULHER COMUM, ERA JUIZ DE DIREITO EM COMARCA DISTANTE. ESTE HOMEM DE APARÊNCIA SERÍSSIMA TINHA, POR SEU TURNO, UM SENSO DE HUMOR SUI GENERIS. POR EXEMPLO: AO PASSAR PELA PORTA DE UM DOS APARTAMENTOS DE SEU PRÉDIO, APERTAVA A CAMPAINHA E ESPERAVA EM SILENCIO. QUANDO ABRIAM A PORTA ELE CONTINUAVA QUIETO, IMÓVEL, APENAS PISCANDO DE MODO PECULIAR UM DOS OLHOS. QUANDO DEPOIS DE ALGUM TEMPO A PESSOA PERCEBIA QUE ELE NÃO IA DIZER NADA, FECHAVA A PORTA E O DOUTOR JOÃO SEGUIA SEU CAMINHO. NUNCA SE SOUBE O QUE SIGNIFICAVA AQUILO. OUTRA DEMONSTRAÇÃO BIZARRA DE SEU HUMOR MALUCO, ERA A SEGUINTE: ELE PEGAVA UMA MANGUEIRA LONGA, ATAVA UMA DE SUAS PONTAS A UMA TORNEIRA E LEVAVA A OUTRA ATÉ A JANELA. SOB SUAS ORDENS, A ONIZIA ABRIA ENTÃO A TORNEIRA E ELE FICAVA, DE SEU TERCEIRO ANDAR, JOGANDO ÁGUA EM QUEM ESTIVESSE NA RUA. OS PASSANTES FICAVAM LOUCOS DE RAIVA, MAS ESBARRAVAM EM SEU ROSTO SÉRIO E IMPASSÍVEL A OLHAR PARA O ALTO, DISTRAÍDO E INOCENTE. ERA DIFÍCIL CRER QUE AQUELE SUJEITO MORENO, FORTE, BEM POSTO NA VIDA, CAPAZ DE SURRAR POR NOITES INTEIRAS A ONIZIA, SE DIVERTISSE COM BRINCADEIRA TÃO PUERIL. ESTE POREM ERA, A MEU VER, O SEU MAIOR ENCANTO.
CERTA NOITE, COMO O FAZIA SEMPRE, O CASAL SAIU PARA UM CINEMA PERTO DE CASA. CHEGARAM CEDO PARA A PRÓXIMA APRESENTAÇÃO E FICARAM À ESPERA NO SAGUÃO, QUE POUCO A POUCO SE FOI ENCHENDO DE OUTROS ESPECTADORES TAMBÉM CHEGADOS CEDO. AGUARDAVAM A PRÓXIMA SESSÃO, QUANDO A ONIZIA CONSIDEROU QUE ERA A HORA DE PROVOCAR A IRA DAS MULHERES E O TESÃO DOS HOMENS. SACOU DE SUA BOLSA UM MAÇO DE CIGARROS E (naquele tempo não se conheciam os males provocados pelo fumo) DIRIGIU-SE, COM VOZ LANGOROSA, A UM HOMEM ACOMPANHADO:
- PODE ME DAR O SEU FOGO, MEU BEM?
O HOMEM ACENDEU-LHE O CIGARRO E RECEBEU UMA CANELADA DISFARÇADA DA MULHER COM QUEM ESTAVA. BEM, A ONIZIA ENTÃO COMEÇOU A FUMAR DANDO UMA PINTA DE PUTA QUE ERA COMO UM ESPETÁCULO DE CABARET BEM ENSAIADO. A IMPRESSÃO QUE SE TINHA ERA A DE QUE ELA APRENDERA A FUMAR COM BETTE DAVIS. O JOÃO ESTEVES, DISSE BAIXO AO SEU OUVIDO:
- FUME DIREITO, ONIZIA.
ELA SEM LHE DAR OUVIDOS COMEÇOU A DAR GARGALHADAS, ATIRANDO A CABEÇA PARA TRÁS, REVIRANDO OS OLHOS E MEXENDO OS OMBROS DE MODO SENSUAL. O JOÃO, COM O SEU JEITO DE BOI MANSO, DISSE ENTRE DENTES: "PREPARA O LOMBO QUE EM CASA VAI TER". E TEVE MESMO. A VIZINHANÇA JÁ ESTAVA DORMINDO QUANDO ELES CHEGARAM EM CASA VINDOS DE UM RESTAURANTE E COMEÇOU A PANCADARIA. AS JANELAS ABERTAS, DEIXAVAM QUE OS GRITOS DA ONIZIA FOSSEM OUVIDOS POR VÁRIOS QUARTEIRÕES.
UMA TAL MARIAZINHA, QUE MORAVA DO OUTRO LADO DA RUA, ACORDOU COM O ESCARCÉU E SENTOU-SE NA CAMA A PENSAR EM COMO ERA DIVERTIDA A VIDA DE ONIZIA... OLHAVA PARA O MARIDO FERRADO DO SONO E TINHA VONTADE DE ESGANÁ-LO. PENSAVA: "ESTE FILHO DA PUTA NUNCA ME DEU NEM UMA MÍSERA BOFETADA. NOUTRO DIA ELE DISSE AOS AMIGOS, QUE NUMA MULHER NÃO SE BATE NEM COM UMA FLOR. CACHORRO! AMANHÃ MESMO VOU DAR PARA O PRIMEIRO HOMEM QUE EU ENCONTRAR. O QUE É QUE A FILHA DA PUTA DA ONIZIA TEM QUE EU NÃO TENHO? VEJA QUE VIDA MARAVILHOSA A DELA: SAI PARA TRABALHAR, FODE COM UMA PORRADA DE HOMENS, O CORNO DO JOÃO ESTEVES SUSTENTA A VACA DO BOM E DO MELHOR E AINDA LHE ENCHE A CARA DE PORRADA MADRUGADA AFORA! O QUE É QUE UMA MULHER QUER MAIS NESTA VIDA DE MERDA, SENHOR? O QUE É QUE ELA TEM QUE EU NÃO TENHO, MEU DEUS"?
NO DIA SEGUINTE, A MARIAZINHA FOI SE JUNTAR A OUTRAS MULHERES DA VIZINHANÇA E METEU A RIPA NA VAGABUNDA DA ONIZIA... ERA A QUE MAIS SE INFLAMAVA:
- SE UM HOMEM ME BATESSE ALGUM DIA, EU MATAVA ELE. ISSO É FALTA DE VERGONHA NA CARA DAQUELA VAGABUNDA!
A PILÍ, UMA GORDINHA MUITO PEQUENA COM FEITIO DE BARRIL, COMENTOU:
- EU ESTAVA ONTEM À NOITE NO CINEMA. PRECISAVA VER A PINTA DELA, FUMANDO E DANDO GARGALHADAS ALTAS. EU POSSO GARANTIR QUE OUVI ELA DIZER BAIXINHO PARA SI MESMA: "QUE VIDA MARAVILHOSA DE PUTA QUE É A MINHA". ORA, UMA MULHER DESCARADA ASSIM NÃO DEVERIA VIVER ENTRE GENTE DE FAMÍLIA COMO NÓS. O DOUTOR JOÃO FAZ MUITO BEM EM BATER NELA! DEVIA BATER MAIS NA SEM VERGONHA! UM HOMEM SÉRIO! UM JUIZ! ELA JOGA O NOME DELE NA LAMA! DESGRAÇADA!
MAIS TARDE, QUANDO A ONIZIA SAIU PARA TRABALHAR, MUITO PERFUMADA, CANTAROLANDO "AQUARELA DO BRASIL", PASSOU PELO MULHERIO E DISSE:
- OI, MINHA GENTE! DEIXA EU IR PARA O MINISTÉRIO QUE HOJE O PAU VAI CANTAR NO MEU LOMBO.
UMA VIZINHA MUITO SECA, LINFÁTICA, MALDOSAMENTE PERGUNTOU:
- A SENHORA ONTEM PASSOU MAL? SENTIU ALGUMA DOR? QUE FOI QUE HOUVE EM SUA CASA ONTEM?
- NADA MEU BEM... É QUE ÀS VEZES, O JOÃO GOSTA DE BRINCAR DE PIQUE ESCONDE DE MADRUGADA. É UMA CRIANÇA GRANDE.
UMA OUTRAZINHA, MICHURUCA, FURRECA, COM FEITIO DE UMA TANGERINA, QUIS SABER:
- A SENHORA DISSE QUE O PAU VAI CANTAR NO SEU LOMBO NO MINISTÉRIO?
- AH, ISSO É JEITO DE FALAR... UM FUNCIONÁRIO QUE ENTROU PRA LÁ RECENTEMENTE... O CARA NÃO ME DÁ SOSSEGO... ELE É UMA CÔÔÔÔÔÔÔISA! CASADO SABE? MAS É REALMENTE UMA CÔÔÔÔÔÔISA! MORENO, ALTO, ESPADAUDO, MUSCULOSO, FORTE, CADA PÉ ENORME, BÍCEPS GRANDES, TUUUUDO NELE É GRAAAANDE... SÓ PENSA EM MIM... NÃO ME LARGA... EU SAIO DAQUELE MINISTÉRIO DESCADEIRADA! MOÍDA! NÃO POSSO NEM IR AO BANHEIRO... HOJE EU VOU SAIR COM ELE NA HORA DO ALMOÇO... MAS QUEM VAI COMER É ELE... - E SAIU REBOLANDO RUA AFORA, COM UMA PINTA DE PUTA, QUE INFELIZMENTE NÃO TENHO TALENTO, NEM ENGENHO, NEM ARTE PARA DESCREVER.
POSSO APENAS DIZER QUE TUDO O QUE ELA DIZIA SOBRE AS SUAS AVENTURAS SEXUAIS, ERAM APENAS FRUTOS DE SUA IMAGINAÇÃO PRODIGIOSA. OS CIUMES DO DOUTOR JOÃO ESTEVES ERAM ABSOLUTAMENTE INFUNDADOS.
ÀS VEZES FICO PENSANDO QUE MESMO AS SURRAS, ERAM PARTE DO SHOW QUE ELES, COM SEU SENSO DE HUMOR ESQUISITO, INVENTAVAM.
COM O EMPOBRECIMENTO DO MUNDO, JÁ NÃO EXISTEM CASAIS COMO AQUELE. HOJE, É QUASE IMPOSSÍVEL ENCONTRAR GENTE COM UM GRAU DE SOFISTICAÇÃO TÃO ALTO. TODO MUNDO É IGUAL E FALA A MESMA LÍNGUA. URGE DESUNIFORMIZAR AS GENTES.

CLÁUDIO GONZAGA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário