terça-feira, 18 de maio de 2010

REALIZAR SONHOS?




SEMPRE ME RECUSEI A ESTABELECER REGRAS, DAR SEQUENCIA À NORMAS, ESTABELECER PRINCÍPIOS, APONTAR CAMINHOS, ETC. NÃO ACREDITO QUE A EXPERIÊNCIA DE UMA PESSOA SIRVA À OUTRA, POR INÚMERAS RAZÕES, SENDO A MAIS ÓBVIA, A SINGULARIDADE DA VIDA HUMANA.

HOJE, ENTRETANTO, ME VEJO NA CONTINGÊNCIA DE ME DIRIGIR A UM AMIGO QUE ME ESCREVEU POR E-MAIL, SE ASSINANDO "SONHADOR DESANIMADO". ENTÃO SENHOR DESANIMADO, PENSE NISSO:

NÃO É IMPORTANTE REALIZAR SONHOS. A REALIDADE NÃO É PRÓPRIA DOS SONHOS, POIS ELES SE ALIMENTAM E VIVEM DA UTOPIA. O FUNDAMENTAL PARA O SONHADOR, É QUE O SONHO SEJA ALGO IMENSO, QUE OCUPE TODO O SEU CORPO, TODA SUA MENTE, TODA A SUA ALMA, TODA A SUA VIDA, TODO O SEU MUNDO. SONHAR É VIVER MERGULHADO EM QUIMERAS IRREALIZÁVEIS, TER MUITA IMAGINAÇÃO, MUITA FANTASIA E AMAR A ILUSÃO.

SE POR ACASO UM SONHO SE REALIZAR, SERÁ PRECISO CRIAR UM NOVO QUE ARREBATE O CORAÇÃO, POIS O SONHO REALIZADO NÃO É MAIS SONHO, É FATO. ORA, O FATO É O CONTRÁRIO DO SONHO.

QUER SABER PARA QUE SERVE SONHAR? O SONHO NOS ARRANCA DA MONOTONIA DO COTIDIANO, DA MESMICE DO REAL, DA AUSÊNCIA DE ALTERAÇÕES INTERIORES, DA REPETIÇÃO MORTAL E ESTABELECE A MUDANÇA E A VARIEDADE, QUE SÃO DOIS ALIMENTOS IMPORTANTES PARA SE MANTER ALGUÉM VIVO DE VERDADE.

NÃO QUERO DIZER COM ISSO QUE TORNAR REAL OS SEUS PROJETOS SEJA RUIM, SÓ É PRECISO QUE ISTO NÃO SEJA UM ATO FINAL. UM PROJETO REALIZADO É BOM, MAS É PRECISO IMEDIATAMENTE AO REALIZA-LO, CRIAR OUTRO. NÃO NUM MOVIMENTO MECÂNICO DE REPETIÇÃO ENCADEADA, MAS COMPREENDENDO QUE É PRECISO VIVER UM NOVO APETITE. PARA A SALVAÇÃO DO ESPÍRITO, É NECESSÁRIO RENOVAR A FÉ E ENCONTRAR NOVA MOTIVAÇÃO. NOVO SONHO. ALÉM DISSO É PRECISO NÃO CONFUNDIR ANSEIO COM SONHO. OS ANSEIOS SÃO DA FAMÍLIA DOS DESEJOS; O SONHO É IRMÃO DA LOUCURA E FILHO DA PAIXÃO. SÓ SERÁ BELO SE FOR ASSIM.

HÁ UMA EXPRESSÃO MUITO USADA POR AÍ, QUE SE REFERE A ALGUÉM BEM SUCEDIDO EM ALGUMA COISA: "ELE CHEGOU LÁ". ISSO É PARALISANTE. SIGNIFICA O TÉRMINO DE UM CAMINHO, DE UMA AVENTURA, DE UM SONHO. "CHEGAR LÁ" É MORTAL PARA O ÂNIMO. QUANDO SE "CHEGA LÁ", DESAPARECE A UTOPIA. TEM-SE QUE CRIAR UM NOVO SONHO E QUE ELE SEJA FORTE O BASTANTE PARA GERAR VIDA DE VERDADE. SIM, PORQUE AS HÁ DE MENTIRA.

FORA DISSO, TEREMOS APENAS A FRASE MUSICAL ANSIADA PELO MÚSICO, QUE DEPOIS DE ALCANÇADA, ESTANDO SÓ, FICA DESAMPARADA E DESAPARECE NO VENTO. FOI DIFÍCIL ENCONTRÁ-LA, MAS DEPOIS DE ACHADA, ELA SÓ SE MANTÉM, SE OUTRAS EXISTIREM PARA SUSTÊ-LA.

OS SONHOS SÃO COMO FRASES MUSICAIS QUE SE ALIMENTAM DE NOTAS SOLTAS, QUE NÃO SÃO AINDA A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE UM SOM, MAS ALGO QUE PAIRAVA NAS ALTURAS AGORINHA MESMO, VIVIA NO ÉTER, A TERRA MALUCA DOS SONHOS E VEIO DE LÁ APENAS PARA ATENDER AO CLAMOR DO ARTISTA APAIXONADO, DELIRANTE, SONHADOR.

O SONHO REALIZADO É ÁGUA EVAPORADA. QUE SEJA ENTÃO PREENCHIDO IMEDIATAMENTE O SEU RESERVATÓRIO. MAS QUE A NOVA ÁGUA SEJA LÍMPIDA, FRESCA, TRANSLÚCIDA, INACREDITÁVELMENTE LINDA.

OS SONHOS SÃO FEITOS DE MATÉRIA ALTAMENTE PERECÍVEL, MEU AMIGO. OS DE ONTEM, NÃO SERVEM MAIS HOJE E É BOM QUE SEJA ASSIM, POIS TALVEZ NADA SEJA MAIS TRISTE DO QUE UM SONHO DESGASTADO, DESFEITO, CANSADO E VELHO.

O SONHO É A NOSSA CRIA MAIS IMPORTANTE. VIVE ENTRE NÓS E ILUMINA TUDO A SEU REDOR.

CADA PESSOA QUE MORRE, LEVA CONSIGO UMA FABRICA DE SONHAR E ESSA É A PARTE RUIM DA MORTE. EM CONTRAPARTIDA, QUANDO NASCE UMA CRIANÇA, UMA INDUSTRIA DE SONHOS SE LEVANTA, SE INAUGURA, SE ATIVA.

TODOS OS SONHOS SÃO BONS; SÓ A AUSÊNCIA DELES É MÁ. O SONHO É PÃO: DEVE PORTANTO ESTAR SEMPRE FRESCO, PRONTO PARA A DENTADA. NÃO SE DEVE TER RECEIO DE COMER E BEBER SONHOS, DE SE ALIMENTAR DELES. DEVEMOS CHORAR POR QUEM NÃO SONHA. LEMBRE-SE DE QUE NÃO HÁ SONHOS NOS CEMITÉRIOS. ALI ESTÁ A AUSÊNCIA DELES. NÃO QUE OS SONHOS MORRAM. ELES APENAS, DEPOIS QUE TUDO SE ACABA, DEPOIS QUE AS LUZES SE APAGAM PARA O SONHADOR, RETORNAM AO ÉTER DE ONDE VIERAM E FICAM ESPERANDO VOLTAR UM DIA, TRAZENDO PARA O MEIO DE NÓS, AS SUAS ALEGRIAS CONFUSAS, CHEIAS DAS MAIS PUJANTES E GLORIOSAS CONTRADIÇÕES.

INFELIZMENTE NÃO TEMOS VISTO AS PESSOAS SONHANDO O QUANTO SERIA PRECISO. QUASE TODOS PRECISAM ESTAR SEMPRE "FAZENDO" ALGO, DESLIGADOS DE UMA UTOPIA, O QUE POR FIM É DESESPERADOR, POIS TUDO QUE NÃO VEM DO SONHO É VÃO E DESNORTEIA.

DE RESTO AMIGO, OS SONHOS SÃO MAIS PARA SER AMADOS DO QUE REALIZADOS.

MANDEI O RECADO PELA COLUNA, POIS PODE HAVER OUTRO DESANIMADO POR AÍ.

BEIJO DO TEU SEMPRE,


CLÁUDIO GONZAGA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário