EM 1989, FUI VISITAR NA MATERNIDADE, A AMIGA QUE ACABARA DE TER UM FILHO VARÃO. OS AMIGOS CUMPRINDO O RITUAL, LEVAVAM AO PAI DA CRIANÇA CHARUTOS E DEPOIS TOMAVAM, SOB OS PROTESTOS DA ENFERMEIRA, AO LADO DA CAMA DA PARTURIENTE, TALAGADAS DE COGNAC. AO FINAL DA TARDE, PELA GRANDE QUANTIDADE DE AMIGOS QUE FORAM VER O FUTURO DO MUNDO, O PAPAI ESTAVA COMPLETAMENTE BÊBADO E COM A GARGANTA ESTUPORADA, VISTO QUE EM DIAS NORMAIS ELE NÃO FUMAVA. SERIAM CINCO DA TARDE QUANDO DECIDI DEIXAR O HOSPITAL E JÁ NO CORREDOR CRUZEI COM A ENFERMEIRA QUE TRAZIA NOS BRAÇOS O BEBÊ. ELE IA DAR A PRIMEIRA MAMADA, SEGUNDO ELA ME INFORMOU. BEM, ISSO MERECIA SER VISTO, NEM QUE FOSSE PARA MAIS TARDE, QUANDO EU QUISESSE ACHINCALHAR O MENINO JÁ CRESCIDO, PUDESSE DIZER:
- NÃO SEJAS ATREVIDO MOLEQUE. NÃO FAZ MUITO TEMPO TE VI CHUPANDO O PEITO DE TUA MÃE, DESAVERGONHADAMENTE, NA PRESENÇA DE TODOS. ALI MESMO AO TERMINARES A CENA DEGRADANTE, DESTE UM ARROTO QUE PARECIA O APITO DA BARCA DO MISSISSIPI. SEM FALAR QUE NAQUELE CURTO ESPAÇO DE TEMPO, MIJASTE DUAS VEZES E SUJASTE A FRALDA COM UM COCÔ AMARELO, MOLE E FEDIDO. TENHA-SE LÁ, PIRRALHO. RESPEITO É BOM E EU GOSTO.
SABE QUE DIZER ESTE TIPO DE BARBARIDADE É O GOSTO DE MUITA GENTE? REVELAR A QUEM VIU NASCER, QUE ESTEVE COM ELE NO COLO E QUE POR ISSO LEVOU UMA BELA MIJADA. NADA PODE SER MAIS IRRITANTE DO QUE OUVIR ISSO. NESTE CASO, A INCONVENIENCIA, É UMA EXCELENTE ARMA PARA CHATEAR ALGUÉM. HOJE, NÃO TENHO MAIS PRAZER EM IRRITAR AS PESSOAS. NO PASSADO, TODAVIA, ESTA ERA A MINHA ESPECIALIDADE. FUI PERFEITO. INSIGNE, EMINENTE, EXCELENTE, EXÍMIO, NESTE MISTER.
VOLTEI PARA O QUARTO LEVANDO A MINHA CÂMERA, DISPOSTO A FILMAR AQUELE ACONTECIMENTO COMO SE ELE FOSSE UMA COISA NOVA E NÃO O MAIS CORRIQUEIRO QUE EXISTE. DESDE O INICIO DO MUNDO, NASCEM CRIANÇAS MACHOS E FÊMEAS QUE, ÀS VEZES, MAIS TARDE REVELAM QUE DESDE O SEU PRIMEIRO DIA, TODOS ESTAVAM ENGANADOS QUANTO À SUA SEXUALIDADE, POIS ELES PERTENCEM A UM GÊNERO SEXUAL A QUE O MAU GOSTO CHAMA DE "TERCEIRO".
AGORA, NÃO SEI NÃO, MAS POSSO JURAR QUE AQUELE BEBÊ PISCOU O OLHO PARA O MÉDICO, UM JOVEM BONITÃO, QUE ENTROU NO QUARTO. ROLOU UM "PLÁ", UM "FLIRT" ALI.
"NÃO DUVIDO NADA. AS CRIANÇAS ANDAM TÃO ESPERTAS HOJE", FOI O QUE COMENTOU UM AMIGO DURANTE A FILMAGEM, QUANDO LHE FALEI DA MINHA SUSPEITA.
"PERA AI", ISSO QUE ESTOU ESCREVENDO É UMA BARBARIDADE E SÓ PODE SER DELÍRIO. MAS TEM UMA COISA: NO ÚLTIMO CARNAVAL, O DE 2009, ENCONTREI O CASAL QUE AGORA ESTA VINTE ANOS MAIS VELHO, NA ESQUINA DA FARME DE AMOEDO ESPERANDO A BANDA DE IPANEMA PASSAR PARA VER O FILHO (aquele bebê ), VESTIDO DE CARMEN MIRANDA EM CIMA DE UM CARRO CHEIO DE RAPAZES MUSCULOSOS, COMO COSTUMAM SER OS GAYS CONTEMPORANEOS. FIQUEI POR ALI TAMBÉM E VI A "CARMEN" PASSAR CHEIA DE CHARME, JOVEM, BELA, FELIZ, SEM CULPA E SAUDÁVEL. DEPOIS QUE OS AMIGOS SE FORAM EU FIQUEI TOMANDO O CHOPE GELADO DO "POPEYE", NAQUELA ESQUINA QUE UM DIA FOI SÓ UMA ESQUINA, MAS QUE HOJE É A ESQUINA DA "FARME COM VISCONDE", LOCAL INTERNACIONALMENTE CONHECIDO COMO "GAY POINT".
CLARO QUE PERMANECER ALI, ACABOU SENDO CHATÍSSIMO, MAS TODOS OS ANOS, NO CARNAVAL, FINJO QUE ESTOU FELIZ. NÃO APRECIO MAIS GORAR A ALEGRIA ALHEIA.
NA QUARTA FEIRA DE CINZAS A "CARMEN MIRANDA" ESTAVA NAS CAPAS DE VÁRIAS REVISTAS, E FOI A SENSAÇÃO DO CARNAVAL DA ZONA SUL DO RIO. OS PAIS DA "CARMEN", RECEBERAM AMIGOS NAQUELE INICIO DE QUARESMA PARA UMA FEIJOADA E COMO SEMPRE, FUI CONVIDADO.
FREQUENTO AQUELA CASA HÁ SÉCULOS E NUNCA VI TANTA BICHA JUNTA EM OUTROS TEMPOS. NÓS, OS VELHOS (gente que foi jovem nos anos sessenta), ÉRAMOS OBSERVADOS POR AQUELA FAUNA, COMO CURIOSIDADES JURÁSSICAS, POIS É ISSO MESMO QUE SOMOS. DEPOIS QUE A BICHARADA SAIU, LEVANDO EM SEU RASTRO UM FARFALHAR ESFUZIANTE, NÓS, DINOSSAURAMENTE, FICAMOS LEMBRANDO QUE NOS ANOS SESSENTA IMITÁVAMOS A TRISTEZA DAS PERSONAGENS DOS FILMES FRANCESES, QUE MOSTRAVAM PESSOAS LÂNGUIDAS, TRISTE, CALADAS, ANGUSTIADAS, PREOCUPADAS COM BOBAGENS, SEM TER APARENTEMENTE NADA O QUE FAZER.
ENTRETANTO, COM TODO AQUELE AR BLASÉ, FAZÍAMOS, COISAS DO ARCO DA VELHA. A MINHA GERAÇÃO, CHAMADA DE VEZ EM QUANDO ENERVANTEMENTE DE GERAÇÃO PAISSANDU, GOSTAVA DE PARECER TRISTE, MAS QUANDO CAIA NA GANDAIA (e era todo dia), NÃO DEIXAVA PEDRA SOBRE PEDRA. TUDO, É CLARO, COM CARA DE TÉDIO, POIS NÃO FICAVA BEM SER FELIZ. BASTA DIZER QUE PASSÁVAMOS HORAS E HORAS DISCUTINDO A ESTETICA DA CHATÍSSIMA NOUVELLE VAGUE, DE QUE, POR INCRÍVEL, NÓS SINCERAMENTE GOSTÁVAMOS. É CLARO QUE ESTÁVAMOS SEMPRE MEIO BÊBADOS, MAS ASSIM MESMO OU POR ISSO MESMO PREFERÍAMOS, JÁ POR QUE ADMIRÁVAMOS A MELANCOLIA, JÁ POR QUE TÍNHAMOS BASTANTE TEMPO A PERDER. CONTUDO, HAVIA NO FUNDO DAQUELA TRISTEZA FALSIFICADA, MUITO DESEJO SEXUAL E MUITA TREPADA BOA.
MAS O QUE É QUE AQUELE MENINO QUE FUI VISITAR NA MATERNIDADE, TEM A VER COM ISSO? NADA. ABSOLUTAMENTE NADA, DE UM PONTO DE VISTA OBJETIVO. SUBJACENTEMENTE POREM, ESTE RELATO, FOI FEITO PARA DIZER QUE AQUELA GENTE LÂNGUIDA E INÚTIL DOS ANOS SESSENTA, INÚTIL QUE FOSSE, PROPICIOU O APARECIMENTO DE UM NOVO OLHAR PARA A REALIDADE. COMO? BEM, HOJE POR EXEMPLO, PODEMOS TER UMA "CARMEN MIRANDA" EM CASA, SEM QUE ISSO SEJA MOTIVO DE ASSASSINATOS E SUICÍDIOS. NINGUÉM MAIS FAZ ANÁLISE PORQUE SE SENTE ATRAÍDO POR GENTE DO SEU MESMO SEXO, FAZ?
TENHO UM AMIGO MUITO JOVEM, HOMOSSEXUAL, A QUEM CONTEI QUE EM 1954, UM GAROTO LÁ DE NITERÓI, SE DESCOBRIU DESEJANDO SEXUALMENTE UM VIZINHO BONITÃO. AQUELA DESCOBERTA O DEIXOU ARRASADO, MAS, COMO O DESEJO FOI AUMENTANDO SEM PARAR, ELE SE DECLAROU PARA O VIZINHO. POIS ALI MESMO, NA GARAGEM EM QUE FOI FEITA A DECLARAÇÃO, O VIZINHO COMEU A BUNDA DELE. PARECE UM FINAL FELIZ, NÃO? NÃO, PORQUE O POBRE GAROTO, CHEIO DE CULPA PELA FALTA VOLUNTARIAMENTE COMETIDA (isso existia, garanto), SUBIU AO DÉCIMO ANDAR EM QUE MORAVA COM OS PAIS RETRÓGRADOS E SE ATIROU DA JANELA À RUA.
O MEU JOVEM AMIGO DISSE QUE ESTA HISTÓRIA ERA FALSA, QUE EU ESTAVA FANTASIANDO, INVENTADO COISAS, ENQUANTO TOMÁVAMOS UNS CHOPES. DALI HÁ POUCO, CHEGOU O NAMORADO DELE ACOMPANHADO DO PAI. FICARAM UNS MINUTOS E DEPOIS SAÍRAM OS DOIS, DE MÃOS DADAS. O PAI, GRANDE FIGURA DE AMIGO, QUE TEM UMA DOENÇA CHAMADA "VISÃO POÉTICA", CONTINUOU BEBENDO COMIGO E MULHERENGO, OLHANDO AS GAROTAS BONITAS QUE PASSEAVAM NA CALÇADA E EM SEUS DELÍRIOS ERÓTICOS.
ERAM SEIS DA TARDE E LOGO O CÉU AZUL E ALEGRE DO DIA, FOI SE MODIFICANDO PARA OS LADOS DO LEBLON, AS NUVENS QUE HÁ POUCO ERAM MONTANHAS BRANCAS DE ALGODÃO, FORAM FICANDO COMO PEDRAS DA COR DA LARANJA MADURA, PARA LOGO DEPOIS, FICAREM COMO ROCHAS OCRES, AMEAÇADORAS. UMAS GAIVOTAS ESPARSAS SUMIRAM NA LINHA DISTANTE DO MAR, OS ARES FORAM FICANDO BAÇOS, AS TRANSPARENCIAS COMEÇARAM A DESMAIAR, TORNANDO-SE SOMBRAS. O MEU AMIGO, NUMA VOZ LASSA, COMEÇOU A DIZER PARA MIM NO CREPÚSCULO DORMENTE: "SABE CLÁUDIO, AS VEZES EU FICO PENSANDO..." E NÃO COMPLETOU A FRASE.
É QUE NOS FINS DE TARDE, DEPOIS DE ALGUNS CHOPES, COM A NOITE CAINDO DOCEMENTE SOBRE OS BARES ABERTOS, RECEBENDO OS CARINHOS DAS ARAGENS MARÍTIMAS NO ROSTO, OS DESGRAÇADOS FILHOS DE DEUS SE DÃO CONTA DE QUE OS PENSAMENTOS FICAM VAGOS, INDEFINIDOS E NÃO SENTEM VONTADE DE VIRAR PALAVRAS. EM ALGUM LUGAR DO NOSSO INFINITO INTERIOR, ESTES PENSAMENTOS ESGARÇADOS VÃO SE JUNTAR A OUTROS IGUAIS E ALI, ONDE TUDO É INCOMPLETO, ESTÁ DENTRO DE NÓS A FRONTEIRA ENTRE AS TRISTEZAS E ALEGRIAS. SEMPRE BELAS; SEMPRE BOAS.
CLÁUDIO GONZAGA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário